O que é o St. Patrick’s Day e como comemorar a festa irlandesa?

Reprodução

St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício, é uma tradicional festa irlandesa comemorada 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte. Em 2019, a data vai cair em pleno domingo!

A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.

O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul.

Devido a paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração.

Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.

O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows.

A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais. Certamente, é a data onde pode se encontrar a maior quantidade de bêbados pelas ruas.

St. Patricks Day 4

O trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega.

Era um ato meramente religioso até, que, em 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. Desde então, virou regra: todo dia 17 de março – feriado nacional – os irlandeses festejam São Patrício de verde.

Bebidas irlandesas para comemorar ao St. Patrick’s Day

Se você quer entrar no clima da festa irlandesa, confira as bebidas e drinks tradicionalmente irlandeses

Chopp Verde

chopp verde - st patricks day

O chopp verde foi criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Mas, erra quem pensa que é um estilo diferente de cerveja. Para chegar a coloração esverdeada, adiciona-se uma dose de menta a bebida lá na Irlanda. Por aqui, alguns colocam simplesmente um corante sem sabor, na cor verde.

Cerveja Guinness

Guinness

Uma das cervejas irlandesas mais tradicionais é a Guinness Stout. Sua coloração escura, a espuma densa (tirada em duas etapas da biqueira), sabor complexo e encorpado são suas marcas registradas (oferecendo até um ritual próprio para servir no copo).

Whiskey Irlandês (Jameson ou Bushmills)

jameson st patricks day

Mesmo com a maior fama do tradicional whisky escocês e pelo versátil whiskey americano, o whiskey irlandês é um item obrigatório quando falamos da famosa bebida destilada de malte.

A começar pelo fato que muitos historiadores apontam que o whisky foi criado na Irlanda. Além, disso, a escola irlandesa é famosa por seu estilo mais suave e adocicado, o que torna a bebida uma boa porta de entrada para o mundo dos destilados de malte. Entre os maiores expoentes, está o Jameson e o Bushmills.

Cidra

Cidra Magners st patricks day

Cidra é a bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado da maçã e com tradição irlandesa. A Bulmers é uma cidra produzida na cidade de Clonmel, na Irlanda. O responsável por criar a marca foi William Magner, em 1935. São usadas cerca de 17 diferentes tipos de maçãs para chegar ao sabor única da Bulmers. Fora do país, a bebida é mais conhecida como Magners cider.

Baileys Irish cream

Baileys st patricks day

O mais famosos licor irlandês foi criado em 1974, pela empresa R & A Bailey. Sua receita é feita a partir de whiskey irlandês, leite, cacau, baunilha e açúcar.

Irish Coffe

irish coffee

Se estiver frio, você pode apostar em um famoso drink quente irlandês. Se liga como fazer o Irish Coffee.

1. Bata o creme de leite até ficar firme.

2. Misture o café quente com o uísque e o açúcar (a seu gosto). Mexa bem.

3. Cubra o café com o creme de leite batido, alise o topo com o fundo de uma colher grande. Sirva.

Alguns pontos turísticos que já ganharam a coloração verde  no St. Patrick’s Day

Não é só na Irlanda que o feriado é comemorado. Todos os países que falam a língua inglesa festejam a data, com as pessoas vestindo-se de verde e tomando cerveja.

London Eye St. Patricks Day

  • Desde 1962, O Rio Chicago (EUA) pinta suas águas de verde em homenagem ao santo;
  • Em Nova York (EUA), a homenagem ocorre desde 1964, sempre no topo do Empire State Building;
  • Desde 2010, a icônica roda gigante London Eye é a representante inglesa das homenagens;
  • Em 2011 e 2012, o edifício Burj Al Arab, em Dubai (Emirados Árabes), também se iluminou de verde;
  • Em 2012, 32 cidades preparam homenagens a São Patrício. As principais atrações foram o Niagara Falls (Canadá), que pela primeira vez na história tingiu as águas de suas quedas de verde;
  • A Torre de Pisa (Itália), também homenageou os irlandeses no ano passado.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »