Ambev e Cervejaria Wäls se unem: será o fim da microcervejaria mineira?

Parceria entre gigante do setor e microcervejaria polemizam o setor

O anuncio deveria ser motivo de comemoração para os amantes de cerveja. A gigante Ambev enfim acordou para o cenário de cervejas especiais e, depois de algumas empreitadas na área (criação da Bohemia Reserva e de três chopes artesanais) anunciou uma associação da cervejaria Bohemia com a microcervejaria Wäls.

A pequena cervejaria mineira atuaria na área de inovação da empresa, resultando em criações focado neste mercado que representa 1% do total de vendas do fermentado de lúpulo, cevada, água e levedura. Esta é a primeira inserção de uma cervejaria artesanal ao portfólio do grupo.

Porém, a notícia causou um certo alvoroço negativo. No melhor estilo “Fujam para as colinas”, muitos cervejeiros artesanais bradaram palavras de protesto, clamaram que parariam de tomar e anunciaram o fim da cervejaria mineira, além de prever a dominação do setor com o avanço da Ambev. Tudo estava acabado.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Nem tanto a mar, nem tanto a terra, gostaria de deixar a minha opinião sobre a parceria:

1# A cervejaria Wäls é conhecida por seus ótimos rótulos, tanto que conquistou, no World Beer Cup 2014, a inédita medalha de ouro para o Brasil (Dubbel), além de uma de prata (Quadruppel). Será que os sócios José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, donos da microcervejaria, estariam só pensando no dinheiro e querem dar cabo da empresa que construíram entregando a qualquer custo?

2# Ano passado, a Ambev percebeu que estava na inércia, e com o franco crescimento do mercado de cervejas artesanais, iniciou um posicionamento em 2014, com lançamento de quatro bons rótulos ao mercado da Bohemia (Bohemia Reserva, Jabutipa, Bela Rosa e Caá-Yari).

3# Que vantagem a Maria Leva? A cervejaria mineira agora vai ganhar em qualidade de processo e mais estrutura para produção de seus rótulos. Por outro lado, a Bohemia ganha no setor de inovação, resultando rótulos sazonais e de diferentes estilos no mercado.

4# E para o consumidor? Só temos a ganhar com um produto final de mais qualidade, sem variações de lote e, quem sabe, até com um preço mais baixo, devido a maior produção.

5# Diferenças entre cerveja comercial e artesanal: ao contrário do mercado de cerveja comercial, onde os rótulos brigam na prateleira e no marketing para se tornar o número 1 do consumidor, no mercado de cerveja especiais, somos muito mais infiéis a rótulos e estilos. O bebedor de artesanal gosta de variar o cardápio, nem sempre busca o preço e quer ganhar experiências novas, consumindo e experimentando cervejas diferentes. Logo, a parceria não teria como monopolizar um mercado de 1% e em franca expansão.

Parceria entre gigante do setor e microcervejaria polemizam o setor

6# Vale lembrar da gigante Brasil Kirin, que detém os rótulos Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban e Devassa. Quando a japonesa comprou a Schincariol, melhorou a cervejaria, reformulou os processos de produção das cervejas e os rótulos só melhoraram, com prêmios dos mais diversos nacionais e internacionais. Cada cervejaria manteve-se com sua proposta e nicho.

Sou a favor de cerveja artesanal, não questiono as importadas de qualidade e produzidas por cervejarias de grande escala (Delirium, Brooklyn, Chimay), porque teria essa visão preconceituosa aqui com nosso produto nacional?

Por essas e outras, digo, que venha mais parcerias, associações ou aquisições, se o mote principal do negócio for a difusão da cultura cervejeira artesanal e aumento desse mercado.

Que tal diminuírem as reclamações, pararem com as birrinhas e, ao invés disso, unirem-se em prol do crescimento desse mercado que tanto se orgulham de fazer parte?

Se você acha que sou o único a pensar assim, confira algumas mensagens de apoio que pessoas do meio cervejeiro deram à aquisição por meio de redes sociais:

Cilene Saorin: Mestre Cervejeira
cilene 2

Bia Amorim: Beer Sommelier
bia amorim 2

Maurício Beltramelli: Beer Sommelier
beltramelli

Cheers!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »