100 Melhores Cervejas Brasileiras: uma seleção de Maurício Beltramelli

Sommelier e especialista em cervejas lança livro com dicas nacionais lança livro com dicas nacionais

Em um mercado em franca expansão, mas onde menos de 1% do consumo é dedicado a rótulos especiais, como fazer uma boa seleção de cervejas artesanais que atrairia iniciante e iniciados? Foi com este desafio que o sommelier e especialista em cervejas Maurício Beltramelli lançou o livro As 100 Melhores Cervejas Brasileiras.

Ele, que já havia publicado Cervejas Brejas e Birras, e é dono do site e bar Brejas, foi entrevistado pelo MHM e apontou o principal desafio nesta edição:

“Eu gosto de escrever para leigo, para quem ainda não teve contato com o produto. O meu desafio nesta publicação foi indicar para quem não conhece os rótulos especiais e ser divertido também para quem já tem familiaridade com o assunto”.

O critério de seleção procurou abordar alguns dos 120 estilos diferentes de cerveja, separando a seleção por cervejaria e em ordem alfabética. Ingredientes, sabor, cor, aroma e textura, entre outros elementos, foram utilizados como critério de escolha.

100 Melhores Cervejas Brasileiras 3

A ideia surgiu depois de pensar no livro 1001 Cervejas para Beber Antes de Morrer. Beltramelli sugeriu a editora para montar uma seleção somente com cervejas artesanais e nacionais.

“Se eu fosse morrer hoje, não saberia dizer qual cerveja gostaria de tomar desta lista, tamanha é a dificuldade e qualidade dos rótulos que estão lá dentro”, resume Maurício.

Em um mercado com quase mil rótulos especiais, sua complicação maior foi montar a seleção de 100. “A escolha das cervejas foi realizada não só pelo meu gosto pessoal, mas passou pela minha experiência de jurado profissional, estudante de cervejas e o mercado cervejeiro em sí. Mesmo assim, muitas boas cervejas ficaram de fora”, aponta.

Com curtas histórias da cervejaria ou de como o rótulo escolhido surgiu, cada cerveja apresenta a cidade de origem, teor alcoólico, amargor, tonalidade, dulçor, corpo e sugere o copo ideal para consumir a cerveja. Em uma versão fácil de carregar, pode ser uma boa opção para acompanhar sua ida aos bares.

Publicado pela editora Leya, o livro As 100 Melhores Cervejas Brasileiras – Uma Seleção Para Iniciantes e Iniciados, tem o preço sugerido em R$ 29,90 (224 págs).

Selecionamos cinco bons rótulos que você pode encontrar na publicação. Confira abaixo:

1# Maracujipa (2 Cabeças)

100 Melhores Cervejas Brasileiras
Teor alcoólico: 6,8%
Estilo: American India Pale Ale

O rótulo de uma das primeiras cervejarias ciganas no país (produzindo em lugares diferentes), ganhou a adição de maracujá no dry-hopping, proporcionando um toque maior frutado e refrescância.

2# Cerveja do Amor (BodeBrown)

100 Melhores Cervejas Brasileiras 4
Teor alcoólico – 5,2%
Estilo: Belgian Style Fruit Beer

A cerveja é baseada no romance de Píramo  e Tisbe, onde o casal apaixonado se mata por amor à sombra de uma amoreira. A bebida leva amoras em sua receita, conferindo acidez ao paladar, refrescância e drinkability.

3# Jean Le Blanc ( Bastards Brewery)

100 Melhores Cervejas Brasileiras 5
Teor alcoólico – 4%
Estilo: Belgian Style Witbier

A wit Jean Le Blanc faz uma alusão a ‘cerveja branca’, tradução do nome do estilo witbier. Um rótulo leve, com notas cítricas e condimentadas, proporcionando ótima drinkability.

4# Baca (Coruja)

100 Melhores Cervejas Brasileiras 6
Teor alcoólico – 5,7%
Estilo: American Style Fruit Beer

Na mitologia grega, as bacantes eram mulheres adoradoras do Deus do vinho Baco, e que tinham a extraordinária fama de loucas e lascivas. O rótulo leva pitanga, oferece um aroma frutado cítrico, acompanhado por um maltado remetendo a caramelo e toffe.

5# Nostradamus (Dortmund)

100 Melhores Cervejas Brasileiras 7
Teor alcoólico – 4,8%
Estilo: Cream Stout

Usando como personagem a figura controversa do vidente francês que anunciou o fim dos tempos em 2012, a cervejaria brinca com a bebida, que proporciona harmônica notas de café e chocolate amargo, com um final adocicado.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »