Se você curte o fermentado feito de lúpulo, malte, água e leveduras, sabe que o universo cervejeiro não se restringe somente a ir ao boteco experimentar rótulos especiais.
+ 25 Cervejas Especiais para tomar antes de morrer
+ Confira nossa visita a Cervejaria Bohemia
A cerveja traz um mundo tão rico e interessante que é possível ter experiências das mais diversas ao redor do planeta. Alguns espaços são importantes pelo seu caráter histórico, outros pelo ambiente inusitado e inovação e ainda existem aqueles famosos pela variedade de rótulos.
Por isso mesmo, montei uma seleção de lugares que todo cervejeiro tem que conhecer antes de morrer. Se você ainda não programou suas próximas férias, dá uma conferida aqui embaixo.
1# Guinness Storehouse (Irlanda)
No coração de Dublin, a cervejaria é a atração turística número 1 da cidade e até mesmo do país. No edifício de sete andares você conhece a história da bebida, antigas e atuais garrafas, trabalhos de marketing, métodos de produção, degustação e merchandising. Há uma grande loja com artigos relacionados, um espaço onde você aprende a tirar um chopp perfeitamente e vários bares e restaurantes. Do Gravity Bar é possível ter uma bela vista da cidade toda.
2# Heineken Experience (Holanda)
Outro clássico que atrai visitantes do mundo inteiro, A Heineken é uma espécie de museu com a história do famoso rótulo. A antiga cervejaria da Heineken está equipada com aparelhos multimídia para que os visitantes possam ver, ouvir, cheirar, sentir e apreciar a Heineken. Durante o tour depara-se com enormes tanques de fermentação e equipamentos antigos de fabricação. Ainda são apresentados vídeos das campanhas publicitárias da marca em diferentes épocas.
3# BrewDog (Escócia)
Apesar de ter filiais no mundo inteiro (inclusive no Brasil) a cervejaria revolucionária e com ar de punk tem um QG próprio, localizado em Aberdeen, Escócia. Apesar de não ter estrutura de museu, se você passar pela cidade, tem que parar por lá para pedir um de seus rótulos inusitados e marcantes.
4# Oktoberfest Munique (Alemanha)
A maior festa cervejeira do planeta não poderia estar fora desta lista. Apesar de sazonal (entre setembro e outubro), lá é possível conhecer a cultura típica regional, provar a gastronomia germânica e ótimas cervejas feitas exclusivamente para a data. Reserve suas passagens para o ano que vem!
5# Plzensky Prazdroj (República Tcheca)
A cidade que inventou o tipo de cerveja mais consumido no mundo não poderia ficar de fora. Em visita à cidade Plzen, na República Checa, é possível conhecer a Plzensky Prazdroj, que produz cerveja desde 1307, com museu, um pub histórico e um laboratório de cerveja. Além de, é claro, experimentar a Pilsner Urquell, a primeira pilsen produzida desde 1842
6# Brooklyn Brewery (EUA)
Uma das principais cervejarias de Nova York, a Brooklyn Brewery é destino certo para os cervejeiros que passam pela cidade. Lá você pode fazer um pequeno tour onde irá aprender mais sobre o processo de fabricação da cerveja, história da cervejaria e conhecer os bastidores da mais famosa cerveja do Mestre Cervejeiro Garrett Oliver.
7# Paulaner (Alemanhã)
Uma das cervejarias mais antigas e tradicionais da Alemanha, a Paulaner nasceu em um monastério. A visita passa por todos os processos de fabricação da cerveja, inclusive os também de fermentação. No final, um lanche típico da região é acompanhado por um rótulo a sua escolha.
8# Weihenstephan (Alemanha)
A Weihenstephan é a cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento, fundada em 1040. Controlada por mosteiros, ela foi estatizada no século passado, sendo hoje referência em estudos e formação de mestres cervejeiros vindos do mundo todo. Possui, também, um banco com aproximadamente 150 tipos de cepas diferentes. Vale a pena conferir os rótulos, que já foi eleito um dos melhores do mundo (Weihenstephaner Vitus).
9# Delirium Cafe (Bélgica)
A famosa marca de cerveja conhecida pelo elefantinho azul e garrafa que imita uma cerâmica tem em seu bar, na Bélgica, uma das maiores cartas cervejeiras do mundo, com mais de 3 mil rótulos disponíveis. O espaço fica em um beco no centro de Bruxelas.
10# Brouwerij ‘t IJ (Holanda)
Ela é um misto de moinho de vento e cervejaria? Em 1985, a cervejaria foi transferida para o prédio Funenmolen, uma casa de banhos pública abandonada ao lado do Molen de Gooyer, onde ela permanece até hoje. O “IJ” refere-se ao nome do rio, e a cervejaria produz todos os seus produtos no local. Eles se orgulham de produzir uma cerveja 100% orgânica usando métodos artesanais tradicionais. Ao chegar no local, peça pela degustação de seus cinco tipos regulares de cerveja (Plzen, Ijwit, Natte, Zatte e Columbus), que sai por uma bagatela de 5 euros.
11# Ebenezer’s Pub (Estados Unidos)
Imagine a possibilidade de estar em bar que oferece os melhores rótulos de cerveja do mundo. Apesar de não estar bem localizado, este pub no meio do nada foi eleito pela revista Men’s Journal como o melhor bar de cervejas dos Estados Unidos. Quem quiser conhecer o estabelecimento com mais de 700 rótulos diferentes terá que dar um pulo em uma fazenda de Lovell, no sudeste de Maine, quase na divisa com Nova Hampshire.
12# Ye Olde Cheshire Cheese (Inglaterra)
Aqui, o local vai cativar pelo histórico dos frequentadores. É um pub que já teve Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire como clientes. Diz a lenda que, desde 1538, havia neste mesmo local um pub, que foi destruído no incêndio de 1666. A adega, parte de um monastério, era ainda mais antiga e foi mantida na reconstrução do prédio após o incêndio. O Ye Olde Cheshire Cheese, construído em 1667, manteve a adega do século 13, e por isso é candidato ao posto de pub mais antigo de Londres.
13# Bierbrouwerij de Koningshoeven – La Trape (Holanda)
Este espaço é um dos únicos mosteiros trapistas do mundo que oferece visitas regularmente guiadas às cervejarias, com direito a degustação. Na abadia, você pode desfrutar uma famosa La Trape enquanto passeia pelos belos jardins dos monges.
14# Abadia de Saint Sixtus – Westvleteren (Bélgica)
Esta é só a abadia conhecida por produzir a melhor (e mais misteriosa) cerveja do mundo. Suas brejas sem rótulos podem ser diferenciadas apenas pela tampinha. Diferente dos outros mosteiros trapistas que possuem um esquema bem montado de comércio e distribuição, as cervejas da Saint Sixtus só podem ser compradas diretamente do mosteiro, e mesmo assim, no máximo uma caixa de 24 garrafinhas por pessoa, e precisa ir de carro. Sem contar ainda que é necessário ligar antes e marcar um dia e horário para fazer a compra. Se atrasar, pode esquecer a visita!
15# Carlsberg Visitors Centre (Dinamarca)
Mesmo que você não seja um fanático por cervejas, este passeio ainda vale a pena. Funciona como um museu da cerveja, no caso, da Carlsberg. O visitante tem acesso a maior coleção de garrafas de cerveja do planeta, em um total de 16.384 garrafas. A visita ao Carlsberg Visitor Centre leva uma hora e meia e termina no lendário bar Jacobsen Brewhouse.
16# Hofbräuhaus (Alemanha)
A cerveja da Hofbräuhaus é muito conhecida e procurada pelos turistas que visitam Munique. Tanto que até o Vladimir Lênin escreveu em suas memórias “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”. A música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia, transmitindo a forte cultura bávara. A cervejaria ainda possui um hino próprio, composto em 1935 por Wilhelm ‘Wiga’ Gabriel e diz “In München steht ein Hofbräuhaus, eins, zwei, g’suffa!” (Em Munique, fica a Hofbräuhaus – um, dois, nós bebemos de um só trago”).
17# Museu da Cerveja Belga ou Belgian Brewers (Bélgica)
No subsolo de um prédio antigo de Bruxelas, o museu abriga uma exposição fixa dos métodos de produção de cerveja, mostrando como técnicas antigas foram combinadas às mais modernas. O museu é mantido por várias cervejarias, como a AB InBev.
18# Kuchlbauer Brewery (Abensberg, em Baviera, Alemanha)
O lugar entra na lista pela incrível torre construída. A torre curiosa de 35 metros foi projetado pelo designer Friedensreich Hundertwasser e possui uma exposição de copos de cerveja de trigo. O tour de duas horas pela cervejaria inclui, além da degustação de cerveja, uma visita à Kuchlbauer Tower.
19# Sapporo Beer Garden (Japão)
O Jardim da Cerveja Sapporo é o único lugar onde você pode comer bem e ainda saber um pouco mais da famosa cervejaria japonesa. O espaço fica próximo ao Museu da cerveja e lá você também pode saborear a Sapporo Five Star Beer, uma cerveja premium que foi vendido durante 1967-1972 e foi recriado e vendido em 2006 para comemorar o 40 º aniversário.
20# La Mort Subite (Bélgica)
Uma das mais tradicionais cervejas do país, se você passar por Bruxelas, tem que entrar neste bar. Reduto de cervejas belgas, é um ótimo local para tomar a própria “Mort Subite”, a cerveja ácida e furtada de framboesa.
21 # Augustiner-Keller (Alemanha)
Imagine um lugar grande, lotado com mesas comunitárias de piquenique. Várias pessoas sentadas, outras de pé e todas com algo em comum: um copo gigante de 1L de cerveja na mão. Este é o espírito do restaurante ao ar livre Augustiner-Keller, em München, Alemanha. Esta incrível biergarten é o local ideal para se tomar cerveja até altas horas da madrugada à sombra das castanheiras em Munique. A Augustine, a propósito, é a cervejaria mais antiga da cidade, criada no ano de 1294.
22# Bohemia (Brasil)
Quem disse que é só fora do Brasil que tem espaços legais para quem curte cerveja. Em Petrópolis, zona serrana do Rio, a Cervejaria Bohemia é um dos maiores cervejeiros do mundo, com mais de 7 mil m². A fábrica conta com museu interativo, mostra a história da cerveja na humanidade e apresenta todo o processo de fabricação do fermentado.
23# Cervejaria Colorado (Brasil)
A cervejaria de Ribeirão Preto, conhecida por misturar receitas clássicas com ingredientes tipicamente brasileiros vale a pena a sua visita. Há visitas guiadas à fábrica, nas quais o cervejeiro mostra todos os processos de fabricação da bebida, que, depois, é degustada. Também tem um bar próprio, o Cervejarium.
24# South African Breweries (África do Sul)
O South African Breweries (SAB) é uma das maiores cervejarias do mundo. A visita leva a história da cerveja desde sua origem na Mesopotâmia até a popularização pelo mundo. O destaque, porém, é o vídeo mostrando o ritual de produção e consumo de cerveja artesanal do povo zulu. Em seguida, uma cuia com um líquido opaco e bastante amargo é passado para os visitantes provarem.
25# Cervejaria Trindade (Portugal)
Construída em 1294, o local abrigou o mosteiro da Santíssima Trindade até 1834, quando foi adquirida pelo industrial Manuel Moreira Garcia, que implantou ali uma fábrica de cerveja. O prédio foi completamente destruído diversas vezes ao longo do tempo, mas ainda guarda algumas paredes originais, além de azulejos da decoração. Já foi fornecedora oficial da família real portuguesa, e hoje é famosa pela cerveja e comida de ótima qualidade.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso