O MHM visita à fábrica da Cervejaria Bohemia

Conferimos de perto o complexo cervejeiro de Petrópolis

Assim como toda criança sonha em visitar uma fábrica de chocolate no melhor estilo Willy Wonka, todo cara que curte cerveja tem a curiosidade de conhecer uma produção de cerveja de perto. Pude realizar um pouco da minha vontade no convite que recebi da Sociedade da Cerveja para visitar a Cervejaria Bohemia de Petrópolis e ver suas novas estruturas.

Vamos começar logo pelos colegas que tiveram no encontro. Junto comigo pude trocar ideias sobre cerveja com ‘picas’ da internet e a blogosfera brasileira, como Edney Souza (Interney) e Alexandre Inagaki (Pensar Enloquece. Pense nisso!), além dos bróders Edu Testosterona, Otávio Albuquerque (Rolê Gourmet) e Ricardo Amorim, da Ambev. Faltou tempo pra tanto assunto legal.

Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

O objetivo deste seleto grupo era ver de perto um dos maiores completos cervejeiros do mundo, com um espaço de mais de 7 mil m². Reformado no final de 2012, os visitantes agora têm a oportunidade de conhecer de forma interativa a história, as curiosidades e todo o processo da fabricação da cerveja.

Abaixo, segue um pouco de como foi o passeio e as coisas legais que você pode conferir por lá.

História da Cerveja
Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Ao iniciar o tour, o visitante cadastra suas contas de redes sociais e sincroniza com uma pulseira para compartilhar fotos e fazer algumas atividades que o passeio proporciona.

Para quem espera uma simples visita a uma fábrica de cervejas, vai se surpreender. O espaço se preocupa em um primeiro momento em difundir a cultura cervejeira.

Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Assim, ao lado do local onde se produz os rótulos especiais da Bohemia (Weiss, Confraria e Imperial e Escura), o público tem acesso a história da cerveja, em um tour que conta a origem, desenvolvimento, principais fatos históricos da bebida e mostra os principais rótulos espalhados pelo mundo.

Durante todo o trajeto você pode interagir com vários painéis que contêm trechos da história da cerveja e outros nos quais você pode, por exemplo, montar seu próprio brasão.

A história da Bohemia
Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Para quem não sabe, a cervejaria Bohemia foi fundada pelo colono alemão Henrique Kremer em 1853, e se tornou a primeira cerveja pilsen no Brasil. Localizada na parte histórica da cidade imperial, foi apelidada pela família real de “Ouro líquido” e se tornou uma marca de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Em 1960, foi comprada pela cervejaria Antarctica, que anos mais tarde foi adquirida pela Ambev, empresa que controla a Bohemia atualmente. A fábrica de Petrópolis foi fechada em 98, e a produção passou a ser feita na unidade fabril de Jacarepaguá, bairro da zona oeste da capital fluminense. Depois de uma revitalização, a fábrica da região serrana foi reaberta.

É possível conhecer um pouco mais da particularidade da Bohemia no ambiente Sala do Mestre da cervejaria. Lá estão expostos documentos, objetos e particularidades dos mestres cervejeiros de Bohemia.

Ingredientes e produção
Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Neste espaço, os visitantes conhecem o papel e a importância dos ingredientes que deram origem a receita da cerveja clássica e ao rótulo da Bohemia. Água, malte, lúpulo e levedo são os itens contemplados por aqui.

Depois disso, conhecemos as etapas para o processo de produção de cerveja. A primeira delas, conhecida como a parte quente onde o mosto cervejeiro é formado com a mistura da água, malte e lúpulo.

Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis
Em seguida, tem início a fase fria, quando o mosto, depois de passar pelos processos de resfriamento, fermentação, maturação e filtração, se transforma em cerveja. Ao término desta etapa, o Mestre Cervejeiro tem a ‘dura missão’ de confirmar a qualidade e perfeição do lote.

Na última sala você pode compartilhar os resultados do seu jogo no Facebook e tirar várias fotos. Há ainda três jogos com sensores de movimento, em grandes telões para testar seus conhecimentos adquiridos ao longo do passeio.

Bebemorar
Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

No final, o visitante do tour tem possibilidade única de degustar a Bohemia pilsen que a cabou de ser produzida, em formato de chope (sem pasteurização). Posso te falar que é muito mais gostosa e macia do que a versão de garrafa.

Além do rótulo pilsen, experimentamos também a Bohemia Confraria, uma cerveja do estilo Bélgica Dubbel, com o maior teor alcoólico dos rótulos produzidos pela marca, com (6,2%). Assumo que é a minha preferida entre os quatro rótulos.

Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

O restaurante serve boas opções gastronômicas, sempre com a indicação da melhor cerveja para acompanhar os pratos. Ao final da visita, você ainda ainda pode comprar na lojinha os produtos da marca e cerveja.

Depois de tudo isso, posso falar que valeu muito a pena conhecer a Cervejaria Bohemia. O rolé é mais que indicado para quem curte o fermentado de cevada e lúpulo!

Serviço:

Cervejaria Bohemia
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro – Petrópolis – RJ
Horário de funcionamento: Quarta a sexta, das 11h às 18h / Sábado e domingo das 11h às 20h
Preços: R$ 19,50 – inteira / R$ 9,50 – meia entrada e moradores de Petrópolis

Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis Fábrica da Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »