Para quem curte o fermentado de lúpulo e cevada, sabe que a cerveja pode agradar os mais diversos paladares, situações e clima, basta conhecer o rótulo (ou estilo) certo.
+ Confira uma seleção de cervejas belgas
+ Veja uma seleção de cervejas para o inverno
+ Conheça 30 Lugares para beber cervejas especiais em São Paulo
Afinal, são mais de 120 estilos e diversas combinações possíveis.
Algumas são mais leves, outras mais amargas; umas são puro malte, outras contém até adição de frutas e outros ingredientes mais inusitados. Tem cerveja parecida com whisky, vinho, e até aquelas indicadas para tomar depois de uma atividade física, como um bom isotonico.
São Inúmeras são as possibilidades. Aproveito o Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta de agosto, para montar este listão só com boas indicações de rótulos para diferentes situações e paladares. Se liga!
Cervejas Puro Malte
Existem várias cervejas que não leva milho ou outros cereais não maltados na composição que refrescam bastante e, de quebra, tem um sabor mais agradável.
- Eisenbahn Pilsen
- Wäls Pilsen
- Serra Malte
- Heineken
- Bavária Premium
- 2001 Puro Malte Cevada Pura
- Paulistânia
- Czechvar
- Tupininquim Pilsen
- Bohemia Magna Pils
Cervejas IPA’s
O estilo nasceu para aguentar grandes viagens marítimas. Com o tempo, virou xodó entre o público que bebe cervejas especiais e tornou-se quase que um estilo obrigatório para quem faz cerveja artesanal.
Ela é uma cerveja mais encorpada e de sabor mais complexo, com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, além do amargor mais pronunciado.
- Punk IPA
- Firestone Double Jack
- Founder´s All Day IPA
- Ballast Point Sculpin
- Dogfish Head 60 Minutes IPA
- Bodebrown Perigosa Imperial IPA
- Cevada Pura American IPA
- Júpiter IPA
- Madalena Double IPA
- Seasons Holy Cow #2
Cervejas para o calor
Existem alguns rótulos artesanais que podem proporcionar o mesmo frescor de uma ‘loira gelada’ só que com muito mais sabor e complexidade. Neles, a sensação de frescor vem dos aromas cítricos, baixo corpo e teor alcoólico, uma acidez mais elevada e, no caso das cervejas secas, ausência de doçura.
- Limburgse Witte
- St. Bernardus Wit
- Colorado Cauim
- Wäls Session
- Patagonia Weisse
- Pilsner Urquell
- Brew Dog Dead Pony Club
- Way American Pale Ale
- Tupiniquim Pilsen
- Bierland Vienna
Cervejas para o frio
Para os dias frios, as cervejas recomendadas são as de teor alcoólico mais elevado – que promovem a sensação de aquecimento – e sabores mais intensos e complexos (com rótulos até envelhecidos em barris), como uma Stout, Tripel e Barley Wine, por exemplo.
- Baden Baden Chocolate
- Bambergerator
- Tupiniquim Monjolo Imperial Porter
- Dum Petroleum
- Wäls Quadrupel
- Colorado Ithaca
- Júpiter Meia Noite
- Mikkeler Milk Stout
- Morada Hop Arábica
- Dieu du Ciel! Aphrodisiaque
Cervejas Witbier
Elas são leves e refrescantes, próprias para o calor e para quem está começando a tomar cervejas especiais. Mas, mantém a complexidade das craft beers com um agradável aroma e sabores cítricos e de condimentos. Estou falando das Witbier, as cervejas de trigo belga.
- Hoegaarden
- Vedett
- Bier Hoff Witbier
- Blanche de Namur
- Cambuça Blanche
- Baden Baden Witbier
- Jean Le Blanc
- Júpiter Tânger
- Dortmund Schloss
- Blanche Du Paradis Dieu du Ciel
Cervejas Belgas
Para resumir o estilo de cervejas belgas em poucas palavras, eu diria que é uma escola com muita inventividade e sem estilos determinados.
A Bélgica é considerada o Paraíso das Cervejas, por concentrar em um espaço pequeno (do tamanho do Ceará), mais de mil rótulos diferentes, além de toda a tradição das cervejas de abadia e trapistas.
- Delirium Tremens
- Tripel Karmeliet
- Chimay Blue
- Lindemans Kriek
- Westvleteren 12
- La Chouffe
- Affligem Blond
- Deus Brut des Flandres
- Lucifer
- Orval
Cervejas Alemãs
Quando o assunto é cerveja, não se pode deixar de lado a vocação e a tradição da Alemanha para o assunto. Exigentes, os alemães criaram a Lei de Pureza, que obrigava os produtores a fazerem a cerveja com somente três ingredientes básicos: água, malte de cevada e lúpulo (na época eles não conheciam as leveduras).
O principal objetivo era evitar que milho, arroz e outros cereais mais baratos fossem usados para a produção da bebida, diminuindo a qualidade da mesma.
- Paulaner Hefe-Weissbier
- Weihenstephaner Vitus
- Schneider Weisse Tap 5
- Erdinger Dunkel
- Hofbraü Oktoberfest
- Oettinger Pils
- Aecht Schlenkerla
- Dab Original Dortmunder
- Ayinger Celebrator Doppelbock
- Früh Kölsch
Cervejas Inglesas
Assim como todo inglês, as cervejas de lá conservam um estilo muito particular e conhecido. Dentre os estilos mais conhecidos, estão a Bitter (English Pale Ale), Brown Ale e Porters. Outras heranças das escolas britânicas são a cultura de beber com os amigos em pubs e o consumo de cervejas em barris (tipo keg e cask).
As cervejas, com tradição dos estilos Porter e Pale Ales, normalmente são menos carbonadas, com menor formação e persistência da espuma. Com uma boa presença de lúpulo e baixa carbonatação, o resultado são cervejas com amargor mais facilmente percebido.
- Fuller’s London Pride
- Newcastle Brown Ale
- Guinness
- First Gold Badger
- Batemans Victory Ale
- Wychwood Brewery Hobgoblin
- Spitfire
- Meantime India Pale Ale
- Smithwick’s Irish Ale
- Anchor Porter
Cervejas Brasileiras
O Brasil não faz feio no quesito produção de cervejas artesanais. São diversas microcervejarias que já conquistaram prêmios lá fora que apostam em estilos clássicos, usam ingredientes inusitados e até criam novos rótulos e estilos por aqui.
- Bamberg Rauchbier
- Amazon Baburi
- Cafuza
- Wäls Petroleum
- Tupiniguim Polimango
- Way Sour Me Not Graviola
- Colorado Murica
- Blondine Volcano
- Maracujipa
- Coruja Baca
Cervejas com ótimo custo-benefício
Você pode tomar uma boa cerveja, sem ter que deixar seu rim como forma de pagamento. Essa seleção são de cervejas boas e que custam um pouco a mais do que os rótulos convencionais no mercado
- Eisenbahn 5 Anos
- Bohemia 838 Pale Ale
- Stella Arois
- Therezópolis Gold
- Kirin Ichiban
- Estrella Galícia
- Adriática
- Erdinger Weissbier
- Baden Baden Pilsen
- Maniacs Summer
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso