7 dicas de decoração para renovar sua casa

Todo mundo sabe que o fim do ano é uma época propícia para fazer planos, mas você já pensou em como incluir a casa ou o escritório na lista de coisas para reformular no ano que vem? Foi por isso que montamos uma lista de dicas de decoração para quem quer ter um ambiente personalizado e adequado às tendências da próxima temporada.

Todo mundo sabe que o fim do ano é uma época propícia para fazer planos, mas você já pensou em como incluir a casa ou o escritório na lista de coisas para reformular no proximo ano? Foi por isso que montamos uma lista de dicas de decoração para quem quer ter um ambiente personalizado e adequado às tendências da próxima temporada.

São sete dicas que servem para qualquer tipo de reforma ou ambiente. Se a sua casa virou escritório, espaço de brincar e outras coisas, que tal pensar em maneiras de fazer com que ela fique mais bonita no ano que vem?

A lista foi preparada pelo pessoal da Muma (www.muma.com.br), loja online de design autoral e marketplace, que traz a assinatura de profissionais emergentes e consagrados do mundo todo.

Vamos às dicas, então:

Procure referências e selecione os estilos que mais agradam

Antes de decorar um ambiente é importante ter um projeto, e antes de montar um projeto é importante escolher caminhos. Procure referências, que podem vir de fontes como livros, revistas, programas de TV ou redes sociais. Selecione opções que você goste para o ambiente que deseja transformar – se a ideia é mudar um quarto, por exemplo, busque dormitórios que chamem sua atenção e tente identificar por quê.

Depois de escolher ambientes que você gosta, tente separá-los por perfil ou estilo para achar o caminho que mais combina com o seu projeto. A decoração pode ser minimalista, industrial ou mais colorida, por exemplo.

Pense nas cores e nas texturas

Quando você tiver definido o estilo desejado, o passo seguinte é escolher cores e texturas. Desde o início da pandemia, com as pessoas trancadas em casa por mais tempo, houve uma explosão de tons beges e crus, que ajudam a acalmar e suavizar os ambientes. No entanto, existe uma tendência que o proximo ano, seja um ano marcado por tintas mais vivas, que transmitam sensações como alegria e entusiasmo.

A dica aqui é que os ambientes não precisam ser monocromáticos ou previsíveis. Escolher as cores também é definir uma paleta de tons que possam funcionar em harmonia – e isso não significa que eles precisam ser próximos.

Outra questão é definir as texturas. Isso tem total relação com o estilo escolhido e com a paleta do ambiente. A variedade de revestimentos internos tem crescido muito no Brasil nos últimos anos, e isso abriu muitas possibilidades para quem deseja redecorar.

Preste atenção à escolha dos materiais

Outro ponto diretamente ligado ao estilo é a composição de materiais. Cada perfil combina com um tipo de elemento, e antes de escolher entre um objeto de madeira ou metal é importante saber se isso faz sentido no contexto.

Desde 2022, depois de um período de baixa, objetos de materiais brilhosos e com acabamento sofisticado estão em alta. Outra tendência é o uso do metal aparente – principalmente o cromado e os similares, que foram muito fortes nos anos 1990.

Personalização é a chave do sucesso

Ainda sobre a combinação entre estilo e referências, um caminho fundamental para o sucesso da decoração é a personalização. Busque elementos que falem sobre aspectos que você gostaria de ressaltar no seu comportamento ou nos seus gostos, como filmes, músicas, artistas ou livros que tenham marcado sua vida.

Elementos relacionados a histórias pessoais são toques fundamentais na composição de qualquer ambiente. Vem deles a identidade dos projetos, e é fundamental que eles estejam alinhados à história que você quer contar naquele cômodo.

Respeite o tamanho dos ambientes

Não adianta pensar em um sofá bonito e confortável, que faça sentido no estilo escolhido, se ele for desproporcional. Móveis muito grandes ou muito pequenos atrapalham a composição como um todo e podem dificultar também o aproveitamento do espaço – a circulação, por exemplo.

A iluminação faz a diferença

Poucos elementos são mais transformadores para um ambiente do que a iluminação. Considere a luz natural – se houver, é claro – e de onde ela vem em cada parte do dia. Pense também no uso: um espaço que serve para refeições, convivência e home office, precisa de estruturas diferentes de iluminação.

Saiba quais móveis são tendências

Na Muma, startup de decoração e venda de móveis e objetos de decoração com assinatura de grandes nomes, os itens mais populares em anos mesclaram uma série de tendências e ofereceram boas dicas para quem deseja redecorar.

A lista dos mais vendidos tem itens como a estante Itaim grande, que combina MDF laminado e pés de eucalipto; a cadeira uirapuru, com desenho limpo e arrojado; a prateleira invisível brisa, que suspende livros em qualquer parede; a cadeira HW, desenvolvida por Henry W. Klein; a poltrona ronda verde, que tem base em aço e composição aconchegante; o rack Itaim com porta amarela, com design moderno e clean; a cadeira sabiá, mais confortável que as opções de fio; a cadeira Kim rosa, com base em aço e estofado de linho sintético; e a cadeira Cloé cereja, perfeita para quem busca uma decoração despojada e confortável.

Compartilhe
Colaboradores MHM
Colaboradores MHM

Quer ter o seu texto publicado no MHM? Envie para o nosso e-mail contato @ manualdohomemmoderno.com.br

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso