Por que chove quando você lava seu carro?

rain-car-wash_1881209i

É batata. É só você lavar o carro, que chove. Certo? Você acorda naquele sábado de manhã, pega aquela fila no lava-rápido, paga mais caro para encerar e aspirar, chega em casa todo feliz com o carro cheirando a novo e, BANG! Maldito São Pedro.

Seria a lavagem de carro uma espécie de ritual pagão para evocar o deus da chuva? O que acontece é algo mais simples do que isso e na matemática é chamado de efeito de viés confirmatório. Sim, esse é um texto sobre matemática.

Essa parada da chuva acontece desde, tipo, sempre. O ser humano é ótimo em entender padrões. Foi percebendo como a água do mar subia em alguns dias e em outros não, que aprendemos como funcionam as marés. Foi vendo como alguns vegetais nascem melhor em uma determinada época do ano que acertamos nosso ciclo de colheitas. Mas nem sempre a coisa funciona do jeito racional.

Imagine um índio que faz todos os dias o ritual da dança da chuva. Um dia chove. Logo, por uma associação simples, a dança trouxe a chuva. Todos outros dias em que ele dançou e não choveu não importam mais. Um religioso pega uma gripe, toma remédios e reza todos os dias da semana em que está doente. Ai, um dia, acorda curado. Obrigado, Senhor! Mas rezar para o Santo Resfrenol ninguém reza.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Chovem vários dias durante o ano. Você lava o carro vários dias que não chovem. Mas quando chove e molha o carro logo após a lavagem, a culpa é mesmo da lavagem? Ou seria você fazendo um reconhecimento de um padrão falso?

O que acontece é que todas as vezes que você leva seu carro para lavar e não chove, você simplesmente não repara. Agora, quando você está com seu carro brilhando e começa a cair água do céu, você logo associa: foi só lavar que choveu. Claro, pode ser zica também. Mas infelizmente ainda não criaram um termo matemático que explique o quão azarado você é.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »