O debate sobre os benefícios e malefícios em virar vegetariano é eterno. Os amantes de churrasco afirmam que é preciso de carne na dieta, enquanto os vegetarianos rebatem com dados e informações contrárias. Mas traduzindo isso para a prática, você sabe o que realmente acontece com o seu corpo ao parar de comer carne?
- Veja um mapa completo de restaurante veganos em São Paulo
- Dicas simples para ter uma alimentação saudável (sem gastar muito)
Toda alteração na dieta é acompanhada de mudanças, e elas variam de corpo para corpo. Entretanto, algumas mudanças gerais foram percebidas por quem excluiu completamente a carne da sua dieta. Conheça a seguir.
Perda de peso
Ao parar de comer carne, é muito comum notar a perda de peso já depois de alguns dias. Em média, as pessoas perdem até 4,5kg em um mês, e isso sem precisar se exercitar.
Algumas coisas a se considerar. Primeiro, mesmo com a visível perda de alguns quilos, é garantido por estudos que o vegetarianismo é uma forma de melhorar a sua alimentação a longo prazo. Segundo, trocar a carne por batata frita e macarrão obviamente vai resultar em aumento do peso.
Melhora na pele
Uma dieta a base de plantas, vegetais e frutas é naturalmente anti-inflamatória, porque tem altos níveis de antioxidantes e fibras. Indivíduos que pararam de comer carne também notaram uma visível melhora na pele, com menos manchas, acnes e cravos.
Ao trocar comidas processadas e carne por vegetais e frutas, a pessoa elimina mais toxinas, o que tem um efeito positivo no corpo.
Redução no risco de desenvolver doenças cardiovasculares
Um churrasquinho no domingo com os amigos pode parecer incrível agora, mas se você fizer isso em todos os domingos de sua vida pode desenvolver alguns probleminhas cardiovasculares. Isso porque o consumo de carne está diretamente ligado ao desenvolvimento de problemas no coração.
Estudos apontam que parar de comer carne pode diminuir em até três vezes o nível de colesterol no corpo, diminuindo o risco de ter doenças cardiovasculares. Por isso pessoas que tendem a ter problemas no coração são orientadas a reduzir o consumo de carne ou até a seguir uma dieta vegetariana.
Deficiência de nutrientes
Enquanto a dieta a base de plantas pode parecer incrível para a saúde, ela também causa algumas consequências não tão positivas, como a deficiência de nutrientes. Ao parar de comer carne, algumas pessoas notam a falta de ferro, iodo e vitaminas D e B12, por exemplo.
Apesar disso, pesquisadores afirmam que essa falta de nutrientes pode ser compensada com alimentos como feijão, lentilhas e cereais. Ou até mesmo com suplementos alimentares.
Maior longevidade
Alguns estudos apontam a conexão entre o elevado consumo de carne e a morte. Por outro lado, indivíduos que optam por uma dieta vegetariana estão associados a uma maior longevidade.
Menos chances de ter diabetes tipo 2
Proteína animal, em especial carne vermelha, é indicada por diversos estudos como um dos fatores que aumentam as chances de ter diabetes tipo 2. A carne aumenta os riscos de diabetes 2 por ter gordura animal, conservantes de nitrato e provocar ganho de peso.
Consciência tranquila
Ao diminuir ou cortar completamente o consumo de carne, você não estará apenas trazendo benefícios ao seu corpo, mas também ao planeta. Isso porque a pecuária pode ser extremamente destrutiva ao meio ambiente.
A agricultura animal é apontada como uma das principais responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa, pelo desmatamento e pela extinção de espécies.
Além disso, para muitas pessoas parar de comer carne é também tomar uma posição contra atividades pecuárias que maltratam os animais.
Depois dessa lista você é time vegetarianismo ou “garçom, por favor me vê uma carne ao ponto”?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso