7 Melhores tequilas vendidas no Brasil para você beber

Confira uma seleção de rótulos para apreciar com os amigos

Assim como a nossa cachaça é um símbolo nacional, a tequila é o destilado que representa o México. Ganhou fama e foi difundida mundialmente depois da Copa do Mundo de Futebol de 1970, realizada na Cidade do México.

+ Confira 10 Benefícios da Tequila

Tequila é uma bebida destilada de uma planta agave azul. Pode ser consumida pura, com limão e sal ou acompanhando drinks, como margarita, por exemplo.

A bebida vem em três variedades básicas (com algumas variações entre elas): Blanco, que significa “branco”, não é envelhecida, tem o sabor mais picante e agressivo no paladar. A Reposado, ou seja, “descansado” e com idade entre 2 a 12 meses em barricas de carvalho; tem a coloração mais amarelada e proporciona uma bebida mais suave de se tomar.

E por fim, a tequila Añejo, que significa “velho”, tem a idade entre 1 a 3 anos, e é envelhecida em pequenos barris de carvalho, proporcionando uma bebida mais ‘macia’ e com notas amadeiradas.

De acordo com as premiações internacionais e experimentações por aqui, reuni algumas das melhores tequilas vendidas no Brasil para você apreciar. Confira nossa seleção especial!

El Espolón Tequila

Reprodução

Próprio para tomar puro, ao mesmo tempo que o sabor carrega a tequila para um coquetel. Envelhecida em barris virgens de carvalho por 6 meses. O tempo de maturação diminui a acidez e picância da bebida, conferindo um sabor mais suave e aveludado.

Feito com 100% de Agave Azul, a tequila Espolón aposta na irreverência e criatividade. O grande destaque fica por conta das ilustrações do rótulo, inspirada na arte mexicana do século 19.

Don Julio Blanco

Reprodução

As tequilas Don Julio são produzidas através de métodos artesanais tradicionais, que proporcionam um sabor suave e leve. Don Julio Blanco é destilado duas vezes, proporcionando um aroma leve com toques cítricos. O sabor limpo e seco com um toque de pimenta-do-reino torna-a uma das melhores tequilas do mundo.

El Jimador Reposado

Reprodução

A tequila mais vendida no México é o melhor custo benefício da lista. O rótulo mais barato da nossa seleção tem um sabor suave e agradável, sem aquela sensação de queimação que outros na mesma categoria. A versão Reposada é envelhecida durante dois meses em barris de carvalho branco.

Tequila Patrón Reposado

Reprodução

Uma das mais antigas destilarias mexicanas também é conhecida como a mais emblemática, no quesito tequila premium. Foi ela que trouxe de volta o conceito tequila para ser degustada e não tomada em shots ou mascarando o sabor com sal e limão.

É uma tequila envelhecida em barris de carvalho num período de 6 meses. Depois, ela é misturada para incorporar a leveza de Patrón Silver com uma pitada do sabor de carvalho encontrada em Patrón Añejo.

1800 Reserva

Reprodução

A Tequila Mexicana super-premium mais vendida no mundo. Ela é envelhecidas de 6 meses à 1 ano em barris de carvalho americano e francês. Proporciona um sabor amadeirado, levemente doce, com notas de baunilha e laranja.

Foi considerada pelo segundo ano consecutivo “The Hot Brand of The Year” pela revista americana Impact Magazine, líder em publicações voltadas à indústria de bebidas.

Herradura Reposado

Reprodução

O Reposado é o primeiro tequila 100% agave que foi repousada. Antes dela todos as tequilas eram brancas. A Herradura foi a primeira a ter a ideia de envelhecer a tequila em barris de carvalho branco criando, assim, o primeiro repousado entre as tequilas.

Reserva de la Familia

Reprodução

Em 1995, para celebrar o aniversário de 200 anos da marca Cuervo, a marca criou uma tequila 100% agave e añejo (envelhecida por anos em barril de carvalho) em edições limitadas e numeradas.

Para a produção, são selecionadas apenas agaves de 10 anos, com um envelhecimento em média 5 anos em barris de carvalho. Seu sabor é amadeirado encorpado, com notas de amêndoas torradas, maçã, baunilha e canela dá a credencial de entrar na nossa lista de melhores tequilas do mundo.

Ela deve ser apreciada pura em uma taça de cognac ou com gelo.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso