15 Melhores whisky do mundo para você beber

Reprodução

Se você, assim como eu, aprendeu a apreciar um bom destilado de malte, sabe que existem muitos rótulos com métodos de fabricação diferentes, estilos e ingredientes dos mais diversos. Escolher o melhor whisky nesta hora, é uma tarefa árdua.

Para te ajudar nesta seleção, com ajuda de especialistas, premiações no planeta todo e degustações por aí a fora, montamos uma lista de peso com os melhores whisky do mundo. Confira a seleção de peso e diga pra gente: quantos desse você ainda falta experimentar?

Jack Daniels

Reprodução

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos whiskeys mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Jack Daniel’s oferece um sabor e cor mais amadeirados.

Johnnie Walker Blue Label

Reprodução

Lançados em 1909 por netos de John Walker, é elaborado com uma seleção de mais de 35 maltes na sua composição. O destaque fica por conta dos raros whiskis escoceses que são usados na composição do rótulo.

Possui aroma doce amadeirado, cravo-da-índia e mel. Apesar de ser o rótulo mais caro desta lista, vale a pena o investimento.

Macallan Ruby

Reprodução

O rótulo faz parte da série 1824, um dos mais nobres e melhores single maltes do planeta. O Macallan Ruby é um whisky maduro, com notas de frutas secas e cítricas. O carvalho espanhol é nítido no aroma.

Na boca, gengibre, noz-moscada, laranja e uva passa. Uma pitada de cravo. O final deste whisky vermelho rubi é longo, persistente e reflexivo.

Maker’s Mark

Reprodução

O whiskey ostenta a marca de ser o único Bourbon artesanal do mundo. O diferencial do rótulo é não possui centeio na sua formulação, mas trigo doce e vermelho de inverno, milho e cevada, conferindo um bourbon de sabor suave e menos picante que os demais norte-americanos.

Feito em lotes individuais que não ultrapassam 19 barris, a produção é de baixa escala. Anualmente, são cerca de 600 mil caixas. O Maker’s Mark é selado com uma cera vermelha em cima da rolha.

The Glenlivet 12 anos

Reprodução

O Glenlivet é o single malt mais vendido nos Estados Unidos, e o segundo mais vendido no mundo, apenas atrás do Glenfiddich. Maturado por no mínimo doze anos em barricas de carvalho americano que antes contiveram bourbon whiskey, é um clássico single malt.

Possui aroma frutado e gosto adocicado, com notas de abacaxi, pera, baunilha e mel no sabor residual. É um whisky leve e agradável, que não demanda qualquer esforço para ser bebido.

Jameson

Reprodução

O whisky irlandês número 1 do mundo é produzido desde 1780. Seu método de fabricação inclui algumas características diferentes da produção do scotch mais reconhecida: ele mistura dois tipos de cevada.

Para obter o sabor mais adocicado, o Jameson Original é envelhecido em barris que já abrigaram bebidas mais doces, como o vinho do porto. O resultado é um produto com notas de baunilha, carvalho e mel.

Wild Turkey Rare Breed

Reprodução

O destilado de Kentucky não contém corante e é envelhecido em barris de carvalho virgem, proporcionando um sabor mais marcante e encorpado. O especialista na bebida e autor da Bíblia do Whisky considera a versão Wild Turkey Rare Breed como um dos melhores Bourbons já produzidos.

Chivas Regal 18 Anos

chivas 18

Criado por Colin Scott, Master Blender da família Chivas, este destilado complexo e macio da região dos whiskies florais e frutados da escócia. Feito com maltes envelhecidos por, no mínimo, 18 anos, tem um leve toque de defumação ao final.

Famous Grouse

Reprodução

Elaborado a partir de uma combinação de maltes e Grain Whiskies, ele é composto dos maltes mais conhecidos do mundo como o Macallan e Highland Park e envelhecido em tonéis de carvalho por 8 anos, no mínimo.

Um dos mais consumidos na Escócia, o Famous Grouse possui um excelente custo-benefício. Com um toque de frutas secas, baunilha e caramelo.

Kavalan Solist Vinho Barrique

Reprodução

Produzido pela destilaria taiwanesa Kavalan, foi eleito pela World Whiskies Awards, o melhor whisky do mundo em 2015. Os jurados descreveram o single malt como uma bebida ‘surpreendentemente suave ao paladar’, mas com o ‘álcool bastante presente’ (impressionantes 58,5%). Alguns resumiram o rótulo como um ‘bourbon infundido com leite ao chocolate’.

O grande segredo da bebida é o envelhecimento em barris de carvalho que guardaram vinhos brancos e tintos no passado. Seu preço, em sites gringos, é de 80 libras (cerca de R$ 426).

Ballantines Finest

Reprodução

A marca se popularizou com sua entrada no mercado norte-americano depois do fim da lei seca, em 1933, mas foi em 1919 que surgiu o Ballantine’s Finest. Elaborado com a união de mais de 50 diferentes maltes – cujos mais marcantes são Miltonduff e Glenburgie – suas notas predominantes são de chocolate, maçã e baunilha.

Bushmills 10 Anos

Reprodução

O mais famoso whisky single malte irlandês. O Bushmill’s 10 Anos é envelhecido parcialmente em barris de carvalho americano, que antigamente continham bourbon e, outra parte menor, em barris de carvalho espanhol que antigamente continham Xerez. Leve toque floral e de baunilha, aroma de uvas e mel.

Yamazaki 12 Anos

Reprodução

Fundada em 1923, a Yamazaki é a destilaria mais antiga do Japão. Single malte número 1 do Japão. Ligeiramente frutado, com toques de laranja, baunilha e madeira. Final longo.

O Yamazaki 12 anos já recebeu quatro medalhas de ouro como melhor whisky, inclusive o Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 foi eleito o melhor whisky do mundo em 2014.

Canadian Club

Reprodução

O uísque Canadian Club foi uma das principais marcas contrabandeadas no período da Lei Seca americana, nas décadas de 1920 e 1930. Com 6 anos de idade, o Canadian Club tem aromas de baunilha e caramelo. Levemente apimentado e toques de madeira.

Glenmorangie Ealanta

Reprodução

A Glenmorangie é uma destilaria escocesa que possui os alambiques mais altos do país, com 5,14 metros de altura. Com isso, somente os vapores mais puros e leves são expelidos em seu processo de destilação.

O rótulo single malt de 19 anos amadurecido em barricas virgens de carvalho branco americano foi eleito o melhor whisky do mundo em 2013, pelo Jim Murray’s na publicação Bíblia do Whisky.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »