Estamos em uma época que a procura pelo artesanal leva vantagem para os produtos que apostam na automação e produção em série. Foi com este foco que o MHM foi conhecer o whiskey Maker’s Mark, que ostenta a marca de ser o único Bourbon artesanal do mundo.
A responsável por apresentar a marca no evento foi a embaixadora da Maker’s Mark Jane Corner. Durante o evento, ela apresentou a história do whiskey nos EUA, as peculiaridades e processo de produção do rótulo.
Fundada em 1840, a Maker’s Mark é a mais antiga destilaria em funcionamento nos EUA. O rótulo de destaque na degustação era o que leva o nome da marca, produzido há mais de 50 anos em Loretto (Kentucky), sendo considerado um Bourbon Premium.
O diferencial do rótulo é que o Maker’s Mark não possui centeio na sua formulação, mas trigo doce e vermelho de inverno, milho e cevada, conferindo um bourbon de sabor suave e menos picante que os demais norte-americanos.
O processo artesanal é notado na quantidade da produção da bebida. Feita em lotes individuais que não ultrapassam 19 barris, é de baixa escala. Anualmente, são cerca de 600 mil caixas.
A bebida de coloração âmbar é envelhecida por cerca de seis anos. O grande destaque vai para a hora do engarrafamento. Ao invés de simplesmente colocar uma tampa e lacrar, o Maker’s Mark é selado de uma forma única com uma cera vermelha em cima da rolha. Só por isso, já ganhou nossa atenção.
Além disso, o rótulo bourbon tem a preferência de bartenders do mundo inteiro, que criam drinks clássicos como Manhattan, Whisky Sour ou Old Fashioned. Algumas receitas podem ser encontradas no site oficial.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso