Guia do terno: diferentes tipos de corte de paletó

Reprodução

 

O terno, propriamente dito, é o conjunto de três peças: paletó, calça e colete. Porém, como o colete acabou sendo deixado de lado com o tempo – pelas regras de etiqueta empresarial, por exemplo – é comum encontrar ternos apenas com a combinação entre a calça e o paletó.

Existem três tipos principais de corte para o paletó e calça, por exemplo, e cada um deles favorece um tipo de corpo diferente e é ideal para propostas variadas.

Para entender qual é o melhor modelo para você e entender qual você deve procurar ou pedir para confeccionar, criamos um guia básico das principais características de cada um.

Corte inglês

 

Este tipo de corte, conhecido como inglês ou britânico, possui duas aberturas e surgiu na época de passeios à cavalo típicos das classes superiores. Na época, era necessário que as jaquetas se ajustassem melhor na parte da cintura e, por isso, este modelo é perfeito se você é mais alto, magro e mais jovem.

Créditos: Reprodução

 

Com duas fendas, ele fica mais solto no corpo e as ombreiras são bem leves. O caimento é mais natural, a calça e mais acertada no corpo mas também não é muito justa e, por isso, este corte é ideal para quem quer se manter clássico, mas não gostaria de nenhum tecido muito rente ao corpo. Caso sua região abdominal seja avantajada, opte por este modelo!

Corte italiano

 

O corte italiano, ou Europeu, utiliza as características da cintura do homem daquela região – menor e estreita –  para criar um dramático triângulo invertido. A ideia desta estratégia é criar uma imagem de poder!

Créditos: Reprodução

 

Sem fendas, o paletó é justo na cintura e na região do peito. As mangas são mais estreitas e os ombros largos, com ombreiras levemente marcadas. A calça, na maioria das vezes, tem o cós mais baixo e é mais justa na região das coxas. Se você prefere a modelagem slim, esse é o tipo perfeito de terno para você: mas fuja dele caso você esteja muito acima do peso – não pela sua imagem, mas pela falta de mobilidade causada pelo corte.

Corte americano

Enquanto o corte inglês e o modelo italiano são mais clássicos e tradicionais, o corte americano é uma boa opção para se manter contemporâneo e parecer mais despojado. Com a cintura espaçosa e um ar mais casual, ele perde um pouco da elegância mais proporciona conforto!

Créditos: Reprodução

 

Esta opção fica bem em quase todo tipo de corpo justamente por ser mais larga e mais despojada. O modelo do paletó tem apenas uma fenda e é a opção ideal caso você esteja acima do peso e se sinta desconfortável com peças em outras proporções.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »