A compra de um terno envolve mais detalhes do que simplesmente dar suas medidas ao vendedor, experimentar de qualquer jeito, pagar pelas peças e ir embora. Existem alguns detalhes que precisam ser percebidos antes de levar um terno e uma calça pra casa.
E aqui falamos do terno como popularmente conhecemos ele: paletó e calça, o “costume” na definição dos manuais de moda masculina. Saiba quais são os cuidados necessários na hora de comprar um terno.
Ombro
Uma das primeiras coisas que merecem nossa atenção na hora de experimentar o paletó é o ombro. Paletós largos demais vão criar sobras e dobras na região, o que não é bom.
Pense que na parte de cima do ombro do paletó o tecido deve formar uma linha reta, sem lombadas, que significa o ajuste correto da peça.
Manga
Outra parte do paletó que merece atenção são as mangas. O paletó não pode cobrir o punho da camisa, porque fica feio e pode ser um sinal de que ele está grande demais.
O tamanho ideal para ele é um pouco acima do punho. Quando estiver experimentando, teste com os braços para baixo.
Comprimento
Outra coisa que foge totalmente das recomendações dos manuais de estilo é o comprimento enorme do paletó. Veja pela foto: a peça ultrapassa com alguma folga as mãos da pessoa.
Recomenda-se que o comprimento do paletó termine aproximadamente na metade das mãos. Também faça o teste com os braços esticados pra baixo.
Paletó slim
O paletó slim, como o próprio nome sugere, já é mais ajustado do que um paletó tradicional. Ele se ajusta naturalmente à lateral do corpo, e por isso só se deve usar o slim se você estiver em forma. Para os mais gordinhos, um modelo tradicional é o recomendado.
Quadril largo
Essa é uma dica para homens de quadril largo e que não precisam necessariamente ser gordos para isso. Geralmente suas calças precisam ter um número maior por conta da largura na região ou o tamanho do bumbum. E algumas lojas não vendem paletó e calça separadamente.
Então fique ligado porque você talvez tenha que ajustar o paletó após a compra, já que precisou aumentar a numeração do conjunto para que a calça servisse bem.
Calça ajustada
Calça ajustada não é calça apertada, atrapalhando a respiração. O ajuste é fundamental para o uso do terno como um todo, então é importante que sua calça acompanhe o conjunto. Calças mais ajustadas são melhores para quem tem pernas finas.
Barra da calça
Seguindo com o ajuste da calça, fique de olho na barra. Homens que usam calças largas ficam horríveis, com aquelas sobras e barrigas que o tecido forma por cima do sapato. A calça precisa cobrir a meia quando o homem está de pé. Não é nem para arrastar no chão, nem para terminar na canela.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso