Como toda celebração, o casamento tem as suas tradições particulares, sua própria “etiqueta”. Práticas tão antigas e ao mesmo tempo tão atuais, que enfrentam o passar dos anos sem perder a importância e o espaço dentro da celebração do amor – tanto nas festas como na união efetiva entre as pessoas.
Mas você sabe de onde vêm essas tradições? Arroz de festa, aliança, lua de mel, o vestido da noiva… Conheça a origem desses e de outros costumes que a gente vê em quase todos os casamentos.
Vestido da noiva
O vestido branco da noiva tem origem na Rainha Vitória, da Inglaterra, quando se casou com o príncipe Albert ainda no século 19. Antes do século 20, em Portugal, mulheres usavam vestidos pretos para as cerimônias de casamento.
Arroz de festa
A tradição de arremessar arroz no casal vem da Ásia, pois lá o grão é sinônimo de prosperidade. Mais precisamente, surgiu na China após um pai que quis ostentar seu luxo e fortuna com uma chuva de arroz no casamento de sua filha. O arroz é jogado nos noivos para trazer coisas boas aos dois.
Bolo
Muitas tradições de casamento têm origem na Roma e Grécia antigas. Uma delas, romana, é a tradição do bolo. No tempo dos romanos, a noiva comia um pedaço do bolo como símbolo do pedido para que tudo desse certo ao casal dali pra frente.
Lua de mel
A lua de mel surge nos casamentos com sequestro. Sim, isso mesmo. A mulher era raptada – sem consentimento, óbvio – por um homem que queria se casar com ela.
O cara escondia a mulher por um mês, de lua cheia a lua cheia, e na tentativa de convencer ela a aceitar o casamento, bebiam um “drink” afrodisíaco com bastante mel.
Aliança
A aliança é um costume muito antigo e atravessou a história até chegar aos dias de hoje como uma tradição ainda vigente. O círculo, formato da aliança, representava para os egípcios a eternidade.
Já os gregos colocavam a aliança no dedo anelar da mão esquerda por acreditar que nele havia uma veia que se conectava com o coração. Os romanos também seguiram essa prática, que dura até a atualidade.
Damas de honra
Os romanos antigos exigiam pelo menos 10 testemunhas no casamento, porque acreditavam que essas testemunhas poderiam proteger a noiva de maus espíritos e vibrações ruins. As testemunhas eram as damas de honra.
A cerimônia
A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, ou seja, mais uma tradição que tem origem com os romanos. Foi também em Roma que aconteceram as primeiras uniões de direito.
Chá de cozinha
Hoje o chá de cozinha é praticamente um sinônimo de “mulher”. Mas a origem desse evento surge com um homem holandês. Esse pobre trabalhador se apaixonou por uma mulher rica, cujo pai recusou a financiar o casamento e era contra a união.
Foi aí que os amigos do holandês se juntaram para doar objetos e itens que ajudariam na mobília do casal.
Lista de presente
A lista de presentes, antigamente, era destinada diretamente à noiva e tem sua origem na Idade Média. A mulher era presenteada pelas pessoas com ferramentas, animais, moedas, pedras preciosas, roupas…
Véu da noiva
O véu da noiva é um costume que surge na Grécia antiga. A crença dos gregos era de que o véu protegia a mulher do mau-olhado e de outros homens que poderiam cobiçar a moça de outro cara. Também significava a passagem da vida de solteira para a vida de casada.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso