Guia de casacos para o inverno

Encontrar um casaco que faça exatamente o seu estilo pode parecer uma tarefa fácil – se você não liga pra isso – ou difícil – se você se importa com a sua imagem mas não sabe qual o melhor modelo de casaco pra você.

Para quem se encaixa no primeiro caso, a gente já falou aqui no MHM que descobrir o seu estilo pode te deixar mais confiante e também apresentar a sua personalidade para o mundo. Ainda não foi convencido? Dê uma lida nesta matéria.

Pronto, agora que estamos falando a mesma língua, vamos para as dicas!

Apesar de muita gente achar que é tudo a mesma coisa, existem diferenças básicas entre casacos e jaquetas: o tamanho é a principal – casacos são normalmente mais compridos, mas há diferenças também no propósito de cada peça. Jaquetas, por exemplo, são mais curtas e ajustadas no corpo e normalmente não esquentam muito.

Se você tem alguma dúvida sobre o modelo que melhor combina com o seu corpo, saiba: todos combinam com todos os tipos de corpo, o segredo está em escolher o tamanho certo e as medidas corretas da peça.

Fique atento aos seis modelos principais:

Mackintosh

Esse tipo de casaco tem linhas retas e é similar ao trench coat – vamos falar dessa peça mais pra frente. Porém, o seu comprimento é um pouco mais curto e ele não tem cinto. Se você mora em algum lugar que chove muito, o Mackintosh é a escolha certa – afinal, esse modelo de casaco foi criado em Londres.

O modelo original é à prova d’água e, inclusive, o exército britânico adota os Mackintosh como parte do uniforme.

Na dúvida se combina com o seu tipo de corpo? Fique tranquilo. O corte reto costuma favorecer todo mundo e você pode usá-lo com calça jeans, calça social, camiseta, camisa, enfim. Não há tantas restrições de estilo assim!

Doudoune

Este modelo de casaco é coringa! Apesar de seguir um estilo esportivo, dá pra usar no trabalho – se você trabalhar em um ambiente informal é ainda mais tranquilo mas, se você for funcionário de uma empresa com restrições de vestuário, é melhor optar por uma peça preta e menos volumosa.

O Doudoune original é feito de náilon do lado de fora e possui estrutura acolchoada por dentro.

Como já dissemos, o tecido é mais esportivo mas, mesmo assim, você pode combinar a peça com suéteres em dias bem mais frios.

Parka

O favorito dos homens contemporâneos que não querem perder muito tempo pensando no que vestir, mas que também não deixam de se importar com a aparência.

O modelo foi bem popular nos anos 1950 e 1960 e tem clara inspiração militar. As peças realmente dentro da proposta original costumam ser impermeáveis e combinam mais com situações casuais.

Parkas não costumam combinar muito com ternos, então, se quiser seguir uma linha mais séria, é melhor usá-las, no máximo, com uma calça de alfaiataria e uma camisa social.

Pea

Este modelo também foi criado na Inglaterra, especificamente no século XVIII, e tem seis botões e gola volumosa. Entre todas as opções de casaco, é, de longe, o mais eclético porque transmite uma imagem neutra.

Parecer um lord inglês não faz tanto o seu estilo? Você pode combinar a peça com calças jeans! Sua versão original é de lã e, apesar de ser bem clássica, também combina com situações casuais e com momentos onde uma sofisticação moderada é exigida.

Os modelos escuros ficam bem harmônicos com ternos e eles costumam ser uma boa opção para casamentos, por exemplo.

Normalmente, o molde desse tipo de casaco é ajustado ao corpo. Então, na hora de comprar, cuidado para não escolher o tamanho errado e a peça ficar justa ou larga demais.

Duffle

Este tipo de casaco é perfeito se você quer estar bem vestido mas, ao mesmo tempo, quer transmitir uma imagem mais suave. O modelo Duffle é caracterizado pelo fecho de osso – hoje em dia esse acessório é sintético – que se encaixa em cordas. Clássica da marinha britânica, a peça funciona muito bem em momentos formais e informais.

Existem modelos mais compridos e outros mais curtos. Se você optar por vestir a peça sobre um terno, preste atenção no tecido e nas cores: o casaco Duffle combina mais com tecidos Window Pane e Barley Corn.

Trench

Extremamente popular e bastante elegante, o Trench coat é um clássico! Essa peça tem a cara dos filmes dos anos 1960 e foi inspirada nos casacos utilizados durante a primeira guerra mundial. Aliás, é por isso que ele leva o nome Trench – trincheira, em inglês.

O modelo funciona bem com terno e também combina com jeans e camiseta. Se fizer seu estilo e você conseguir sustentar a produção, o casaco combina até com tênis.

E aí? Escolheu seu preferido?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »