Como vestir uma camisa social direito

Como escolher e usar camisa social

A camisa social continua absoluta como uma das peças mais elegante para os homens. Uma peça para uso diário que pode ser usada para situações formais, como reuniões de trabalho, entrevistas; ou para momentos casuais, como uma ida para balada ou aquele encontro com a gata.

Porém, se mal usada, a camisa social tira todo aspecto de elegância e imprime uma ar de desleixo. Sabe aquela gola larga, o comprimento grande demais, o ombro que não encaixa… É um sinal que aquela camisa não caiu bem em você.

Real Men Sytle criou esse infográfico super bacana com algumas regras sobre o caimento ideal de uma camisa social. Confira:
como vestir uma camisa

Colarinho

O ideal é que ele encoste no seu pescoço, mas não te enforque. Você tem que conseguir colacar pelo menos um dedo dentro dele sem ter que forçar. Mais, ou menos, que isso está errado.

Ombro

A linha vertical da camisa tem que estar alinhada aonde termina seu ombro e começa o seu braço. Se ela estiver muito próximo do seu pescoço, ela vai ficar apertada, limitando seus movimentos. Se estiver muito larga, vai dar a impressão de ser uma ombreira bufante.

Cintura

Para começar, os botões tem que fechar tranquilamente, sem a impressão que vão explodir. Segundo: o caimento da camisa deve seguir caindo do osso da sua costela, sem muitas sobras dos lados.

Braço

A manga da camisa tem que ser uma levemente mais larga  no cotovelo do que no punho. Tem que haver um pouco de tecido sobrando quando o braço ficar reto para que você consiga dobrar o braço confortavelmente. Lembrando que não pode ficar sobrando tecido demais nem em cima, nem embaixo.

Punho

Deve haver um pequeno espaço entre o punho da camisa e o seu pulso. O suficiente para que você consiga usar um relógio confortavelmente sem começar a perder a circulação de sangue no braço.

Manga

Nada de vestir camisas como o Menino Maluquinho. Sabe aquela bolinha que você tem na lateral da mão? É exatamente ali que a camisa deve acabar. Se ele estiver muito larga pode atrapalhar o simples ato de abrir e fechar a mão.

Comprimento

Para saber o se a camisa está no comprimento certo, tira-a de dentro da calça: ela deve ter o tamanho exato para cobrir o seu cinto. Lembrando que a camisa deve ter o mesmo comprimento em todos os lados, para que você possa coloca-la para dentro da calça sem maiores problemas.

Dado as dicas, fica difícil comprar uma camisa que acerte 100% em todos os quesitos. Se você tiver grana sobrando, mande fazer uma sob medida para você. Se não, vá numa costureira que ele consegue apertar e deixar aquela peça ideal para o seu corpo.Para quem sabe falar inglês, recomendo o vídeo abaixo que explica um pouco melhor dos estilos diferentes de camisas sociais que existem e qual o caimento certo que elas devem ter em você. Dá uma olhada:

Ajuste de Camisa Social

Fonte: Real Men Style

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »