Seriados que abordam Máfia e Gangsters

Reprodução/O Vertice

Em uma cena com menos de cinco minutos de duração, James Gandolfini conseguiu intercalar sentimentos como raiva, medo, tristeza, alegria e desprezo. Na pele de Tony Soprano, Gandolfini construiu camadas de interpretação que marcaram a televisão norte-americana.

Até 1999, poucos seriados para a televisão tinham a mesma qualidade que podemos encontrar hoje em narrativas como Breaking Bad, por exemplo. E foi Família Soprano foi uma das principais responsáveis pela revolução dessa mídia no processo de contar histórias.

Assim como outros filmes dos anos 1980 e 1990, frutos do sucesso da trilogia O Poderoso Chefão, a série sobre a Família Soprano (1999-2007), criada por David Chase, provou que é possível trabalhar – e muito bem – esse subgênero também na TV.

Seguindo seu legado, outras séries buscaram alcançar a qualidade dos Sopranos. Nós já indicamos cinco filmes para você que gosta desse tema e, agora, separamos uma curta lista com seriados que abordam o mundo da máfia e que vão te prender na frente do computador!

Boardwalk Empire (2010-2014)

Reprodução/rd1.ig.com
Em 2010, Martin Scorsese assinou a produção de uma das melhores séries da atualidade. Apesar de ter dirigido apenas um episódio, Scorsese convidou dois dos diretores dos Sopranos, Timothy Van Patten, para dirigir 18 episódios da série, e Allen Coulter, para outros 11. Terence Winter, roteirista dos Sopranos, também participou da produção.

O contexto histórico de Boardwalk Empire é os Estados Unidos nos anos 1920, o fim da Primeira Guerra, o avanço tecnológico do período e, assim como no filme Os Intocáveis, o contrabando nos tempos de lei seca. A série conta a história de Enoch “Nucky” Thompson, tesoureiro de Atlantic City e chefe do crime organizado, que precisa lidar com a instabilidade de um de seus seguidores em busca do poder.

Steve Buscemi já trabalhou com Quentin Tarantino, em Cães de Aluguel, e é o protagonista da série. No total, foram cinco temporadas e, apesar do final não ter agradado muitos fãs, a série da HBO é uma ótima experiência para fãs do gênero.

Gomorra (2014-)

Reprodução/correttainformezione.it
A nova aposta para fãs dessa temática é a série Gomorra, baseada no livro de Roberto Saviano. As lutas e estratégias de um grupo da máfia italiana Camorra são os pontos principais dos doze primeiros episódios lançados em 2014.

Por estarmos acostumados a acompanhar a máfia italiana em sua atuação interna nos Estados Unidos, Gomorra pode causar estranhamento por ser, de fato, uma produção italiana. Porém, o jogo de poder do protagonista Ciro di Marzio, e o envolvimento de sua família em sua luta diária fazem parte de uma linguagem universal.

Os Intocáveis (1959-1963)

Reprodução/Wikipédia

Brian de Palma não foi completamente original com a ideia do filme Os Intocáveis (1987). Entre 1959 e 1963, o canal ABC criou uma série baseada no livro de memórias de Eliot Ness e Oscar Fraley, escrito em 1947.

Transformando realidade em ficção, a trama adaptou as histórias do livro e relatou as experiências do agente do Tesouro Americano durante o período da Lei Seca – tema recorrente em obras sobre máfia, não é?

Esse agente, Eliot Ness, lutou contra o crime organizado de Chicago nos anos 1930 e, contava com a ajuda de sua equipe apelidada de “Os Intocáveis” por ser incorruptível.

Ao total, foram quatro temporadas e a série foi inovadora na época pois utilizava um método narrativo até então ousado, intercalando, em cada episódio, acontecimentos do passado e presente dos personagens que terminavam presos.

Vale a pena conferir a produção e descobrir como ela influenciou muitos outros filmes e seriados! A atuação de Neville Brand como Al Capone, aliás, é excepcional.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »