Por que o homem deve apoiar a campanha Outubro Rosa?

Reprodução

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo. Um dos principais motivos é a descoberta tardia da doença e a dificuldade do acesso a novas terapias de tratamento.

Para alertar a população da prevenção sobre o câncer mais comum em mulheres em todo mundo, foi instituído o Outubro Rosa, mês onde monumentos públicos são iluminados de rosa durante o período e ações têm como objetivo divulgar a campanha.

Como nós somos conscientes deste grave problema, não só apoiamos o projeto como apresentamos algumas informações abaixo para você conhecer e levantar esta bandeira também.

Divulgue a hashtag #OutubroRosa nas redes sociais, discuta com a parceira e amigas e apoie o movimento você também.

O câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres no mundo

Reprodução

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Pesquisas comprovam que a doença feminina é a mais mortal do planeta e também no Brasil, seguido do câncer de colo do útero.

Em 2016, a estimativa é de 57.960 casos novos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2013, foram e 14.338 mortes, sendo 181 homens e 14.206 mulheres

Sintomas e sinais do Câncer de Mama

Normalmente, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo, não doloroso e endurecido na mama ou na região das axilas. Alterações na pele que recobre o local do nódulo e região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja são indicativos do mal.

Alguns outros sintomas devem ser considerados, como a deformidade e aumento da mama, vermelhidão, dor e a presença de liquido nos mamilos.

Importância da Detecção Precoce

Reprodução

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. A detecção precoce é realizada através da seguinte forma:

1# Exame clínico das mamas (realizado pelo ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais.

2# Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais.

3# Autoconhecimento (“Autoexame” das mamas). Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação.

Quando elas devem fazer o exame clínico

Todas as mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Entre os 50 e os 69 anos é recomendado fazer a mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiares de câncer de mama, câncer no ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

O Auto Exame é importante, mas não é suficiente

Reprodução

Durante um bom tempo, muitas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama divulgavam a ideia de que o auto exame (palpação), era a melhor forma de detecção precoce. A medicina evoluiu e as recomendações mudaram.

Ele continua sendo muito importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são as máximas.

Atividade física ajuda evitar

Um estudo publicado no Journal of the National Câncer Institute mostrou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta em até 23%. Os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer.

A amamentação também evita

A amamentação também é um fato que reduz em até 20% o risco de desenvolver a doença. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios.

Homem também pode ter Câncer de Mama

Reprodução

O câncer de mama em homens é raro, mas ainda sim acontece. Estima-se que, do total de casos da doença, apenas 1% ocorram em pessoas do sexo masculino.

Outras medidas para a prevenção

Manter uma dieta balanceada para controle do peso, não beber em excesso e ficar livre de estresse são eficazes métodos para prevenção.

Fonte: Inca

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »