Para aqueles que se sentem um fracasso no amor (assim como eu)

shutterstock

De antemão, leitor, afirmo que não sou daqueles caras que nunca tiveram um relacionamento. Tive um bocado, até. Mas foi somente uma que me fez virar a cabeça (aquela coisa de sentir borboletas no estômago, sabe) e ter a certeza de que queria aquela pessoa ao meu lado pelo resto da vida.

Pena que descobri isso tarde demais. Este relacionamento chegou ao fim…

shutterstock

Foi em um encontro com um bróder de longa data, em uma mesa de bar, que a ficha começou a cair. Ele, eufórico e feliz, anunciava que tinha encontrado a mulher da sua vida.

Cada plano que ele contava para a vida a dois me deixava, internamente, mais angustiado. Muitos dos meus amigos estavam nessa, compartilhando a vida com alguém. Tinham aquela pessoa com quem conversar sobre as coisas mais bestas do cotidiano, piadas que só os dois entendiam, receber um abraço durante a noite em plena segunda-feira, ou um eu te amo com gosto de café.

E eu, no máximo, dividia um pernoite em um quarto de motel.

shutterstock

Comecei a pensar que eu era um absoluto desastre no amor. Realmente, não tinha nascido para a coisa.

Foi instantes depois que algo veio em minha mente: você não pode se considerar um desastre no amor. Amor não é uma guerra, não é sobre vencedores e vencidos.

Amor é um sentimento que você experimenta, em diversas doses e intensidades, alguns com uma só pessoa, outros precisam de tantas outras durante a vida.

Quando um amor termina, não significa que ambos fracassaram, apenas que aquele sentimento surgiu, cresceu, madurou e já chegou a um destino final. Às vezes, apenas você ainda não se deu conta disso.

shutterstock

Não existe uma fórmula pronta para o amor. Amar é não ter padrões e regras ou modo de conduta.

Você pode amar diferentes pessoas por diferentes jeitos e, posso afirmar com toda certeza, vai ter espaço para todas em seu coração.

As pessoas em relacionamentos não são os “vencedores”, enquanto nós, solteiros, recém-separados ou desiludidos, somos os “perdedores”. Estamos em tempos diferentes, ou apenas encontramos as pessoas certas em momentos errados.

O amor não é uma corrida de 100 metros rasos. É uma maratona completa.

shutterstock

Você não é premiado por encontrar o amor o quanto antes. Ao contrário, pode ser penalizado pelo excesso de afobação na busca.

Não sou louco de falar que seria fantástico encontrar minha metade da laranja hoje, neste instante – mas, pensando racionalmente, sei que ainda não estou preparado para viver tal aventura.

Assim como a vida, amor é sobre a viagem, sobre o crescimento, sobre o relacionamento – não apenas um rótulo, um adorno para colocar no dedo ou motivo para mudar o status no Facebook.

Falando em redes sociais, vai uma dica. Amor não é só para ter glamour (ou causar inveja naquela ex que te largou). Ter uma namorada é muito mais do que postar uma foto com um filtro bonito no Instagram e receber coraçõezinhos, likes e mensagens fofas de todos os seus amigos.

shutterstock

Não procure um amor só para curtidas e compartilhadas, procure um amor real, aquele sem filtro, sem look, sem maquiagem, com o hálito gostoso e verdadeiro de uma manhã pós-sexo.

E acredite. O verdadeiro amor se constrói nos momentos em que você está off-line das redes sociais.

Por isso, aconselho, não tenha pressa em achar o seu amor. Você não caça este sentimento, é caçado.

Amor é sobre encontrar alguém que vale a pena estar, não só nos momentos bons mas, principalmente, nas bad trips.

Amor é sobre alguém que ajude você a se levantar quantas vezes for preciso. Que saiba dizer o quanto você é especial e importante, mesmo que todos (incluindo você) falem e pensem o contrário.

shutterstock

Por isso, eu digo, não se importe com a quantidade de pessoas que se relacionam em sua volta. Não se angustie pelos seus fracassos amorosos. Eles são parte necessária para você ser o que é.

Falhe, erre, cometa novos erros, mas, principalmente, saiba amadurecer com todos eles.

E, quando você encontrar a pessoa que vale a pena, a algumas horas, amanhã, ano que vem ou daqui a 10 anos, verá que a sua jornada não foi em vão.

 

PS: texto original foi escrito em 2010. Atualizado e adaptado.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »