Pesquisa revela o que o homem pensa sobre as mulheres

Confira uma análise sobre os pensamentos do jovem brasileiro

O brasileiro quer mostra-se como um povo liberal, mas no fundo não passa de um conservador. Essa foi a reflexão que tive depois de conferir a pesquisa realizada pelo Instituto Avon e Data Popular, apontando que, apesar da maioria dos entrevistados reconhecerem o tratamento desigual entre homens e mulheres, muitos ainda reproduzem o pensamento e comportamento sexista.

+ Mulher para ficar e para namorar. Existem diferenças?
+ Sua mulher já transou com outros caras e você não tem nada a ver com isso

Realizada com pouco mais de 2 mil jovens, homens e mulheres entre 16 e 24 anos (ou seja, o futuro da nossa nação), 96% dos entrevistados reconhecem que vivemos em uma sociedade machista. Seria louvável, se não fosse pelo fato de grande parte deste público ainda concordarem e reproduzirem esses mesmos pensamentos arcaicos.

Como uma das nossas principais bandeiras do MHM é a luta por fazer do homem um cara melhor, sem o preconceito arraigado de outras décadas e gerações, resolvemos fazer um vídeo especial para desenvolver alguns pontos para reflexão dos principais questionamentos da pesquisa. Confira abaixo:

1# Mulher deve ir para a cama no primeiro encontro?


– 68% acham errado a mulher transar na primeira vez.

Tinha uma amiga minha que, apaixonada pelo cara com quem estava para sair, chegou a comentar. “Eu queria tanto transar com ele, temos uma puta química, mas terei que esperar até o terceiro encontro para fazer isto”.

Confesso que fiquei um pouco assoberbado com tamanha racionalidade, como se o tesão fosse algo a ser controlado, medido e dosado na hora certa (e em formas homeopáticas).

Mal sabia eu que, apesar de não concordar com o pensamento desta mulher, tenho que admitir que ela o faz não por gostar de joguinhos, mas para se preservar de boa parte dos homens. Os mesmos que, apesar de lutar com todas as forças e estratégias para dormir com a garota na primeira noite, é o primeiro que foge do segundo ‘date’ quando isto acontece. Incoerente, não?

2# Mulher para namorar e mulher para ficar?

O que os homens pensam sobre as mulheres 15
– 43% dos caras veem diferença entre mulheres para ‘namorar’ e para ‘ficar’.

tratamos desse assunto há pouco tempo, mas se ainda não ficou na sua memória, vamos reforçar: Sua mulher já deu para outros caras e você não tem nada a ver com isso!

Assim como você já teve direito de ir as farras, comer putas, acordar do lado de pessoas que sequer conhece, ela pode ter feito isso com a mesma frequência ou até mais que você.

O que faz dela uma mulher para ser sua companheira ou não? Somente o respeito, o fato dela gostar de você e de você ter o mesmo sentimento por ela. Não seja um cara idiota para julgar alguém pela quantidade de parceiros que ela já teve na cama, isto não resume o caráter de ninguém.

3# Roupa influencia a índole da mulher?

O que os homens pensam sobre as mulheres 8
– 30% dizem que a mulher que usa decote e saia curta está se oferecendo.

– 33% delas foram impedidas de usar determinada roupa.

Sabe aquele dia de sol que você tromba a galera para bater um futebol. Depois da pelada, tira a camisa e vai para casa sem a peça vestida? Isto dá o direito a alguém mexer por você estar ‘provocando’? Outro exemplo: tente encoxar um mecânico na rua por estar com seu famoso ‘cofrinho’ aparecendo.

Estou só usando exemplos práticos para mostrar que não é uma saia, um decote, uma roupa justa que a mulher estará dizendo para todos os caras em mensagens subliminares: Quero dar para você! Me coma com toda a força que puder!

Ainda que ela ande pelada na rua, nada e nem ninguém dará o direito de você assediá-la. Aprenda a respeitar a liberdade e opções alheias, assim como gostaria que respeitem as suas.

4# É errado mulher sair sem o parceiro?

O que os homens pensam sobre as mulheres 5

– 48% acham errado a mulher sair sozinha com os amigos, sem a companhia do marido, namorado ou “ficante”.

Boa parte das conversas que tenho com caras que namoram ou são casados é sobre a liberdade que falta no relacionamento. A maior reclamação é com falta de espaço para sair com os amigos, jogar um futebol ou jogar conversa fora. Mas, será que você não proporciona a mesma coisa para ela e não percebe?

Agora, pense bem, por que você não quer deixar sua parceira sair com outras pessoas?

Se é por falta de confiança nela, digo que esta relação está fadada ao fracasso, pois confiança é base de qualquer relação. Se for por desconfiança dos outros caras (que podem seduzir sua garota), digo que falta autoestima pra você ou você não confia no próprio taco.

Não é criando uma redoma de vidro que você vai fazer a relação perdurar. Isolando sua parceira e você do mundo exterior, a tendência é que o relacionamento fique um porre, além de não durar muito tempo. Proporcione a ela mais liberdade e você será recompensado da mesma forma.

5# Homem pode agredir mulher?

O que os homens pensam sobre as mulheres

– 66% afirmam que praticam violência contra a parceira.
– 75% das mulheres jovens já foram assediadas ou agredidas por companheiros no Brasil.

Ok, assumo que este é um ponto bem delicado para se falar. Primeiro, o homem precisa entender a mulher não como um objeto ou propriedade, mas como uma parceira em que o respeito e os direitos têm que ser tratados de maneira igual.

Erra quem pensa que é controlando, na base da força ou violência que você conservará o amor de alguém. Assim é que se cultiva o medo.

Para quem ainda não entendeu sobre este assunto, sugiro assistir o documentário brasileiro Amor?, de João Jardim. Baseado em relacionamentos reais, ele mostra quando a violência acontece dentro da relação, sempre justificada como amor. Ele procura entender e lidar em que momento a violência começa a entrar no meio e em nome do quê? Que ingredientes são esses que vão fazendo com que a coisa evolua para algum tipo de opressão ou violência?

6# Privacidade virtual. É saudável vasculhar o celular da parceira?

O que os homens pensam sobre as mulheres 9
– 53% delas já tiveram o celular vasculhado.

– 40% dizem que o parceiro controla o que fazem, onde e com quem estão.
– 30% dizem que tiveram e-mail ou perfil de rede social invadido pelo namorado.
– 28% afirmam que foram proibidas de conversar com amigos virtualmente.
– 15% das jovens foram obrigadas a revelar para os namorados suas senhas de e-mail e Facebook.

Preciso fazer um desabafo. Em um passado distante, já fui daqueles que procuravam informações em e-mail, celular da parceira ou coisas do tipo. Foi um momento bem angustiante, inseguro da minha vida, que me fazia criar suposições e desconfianças que afetavam diretamente a minha relação.

Enfim, eu consegui me libertar disso tudo e hoje sou um cara melhor. Não, não foi largando a parceira, com quem vivo até hoje, que a desconfiança diminuiu. Nem tampouco foram as transformações das atitudes dela que me fizeram ficar mais tranquilo. Foi simplesmente o fato de eu deixar de vasculhar essas coisas, não criar mais estes monstros que tudo melhorou.

Aprenda uma coisa. Se ela quiser procurar outro cara, não será com sua monitoração, um gps para saber onde ela está ou o acompanhamento em tempo real das suas conversas que ela não vá fazer. Ela vai procurar uma forma e, bastam 5 minutos e uma brecha, para as coisas irem para o vinagre.

Siga esta máxima abaixo e seja feliz!

“Se você ama alguma coisa ou alguém, deixe que parta. Se voltar é porque é seu, se não é porque jamais seria.” (William Shakespeare)

6# Extra: A mulher também contribui para o sexismo proliferar

O que os homens pensam sobre as mulheres 4
– 41% das mulheres acham que elas devem ficar com poucos homens.

– 49% delas acham que a mulher deve ter a primeira relação sexual com um namorado sério.

Toda vez que ela concorda que mulher tem que ter poucos parceiros, é omissa com a agressão masculina, acha que é o homem que tem que sustentar a casa, usa seu corpo para obter privilégios profissionais, você, garota, está apoiando o sexismo.

Comece dentro de você a pensar de uma maneira mais plural e que contribua para que esta jovem geração misógina mude seus conceitos e respeite, acima de tudo a liberdade e igualdade entre os sexos.  Faça deste mundo um lugar melhor para se viver.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »