Dicas de cuidado com o seu pênis

Não é porque o seu pênis está para fora do corpo que você pode vacilar na hora de cuidar dele.

A falta de higiene pode causar uma dezena de problemas sérios: infecções, risco de surgimento de câncer – que, aliás, pode levar à amputação do pênis em casos extremos e até à morte – inflamações, coceira, ardor, dor, secreções e, é claro, um mal cheiro extremo por causa da proliferação de bactérias e fungos.

Ainda não se convenceu da importância de lavar bem o seu colega? Então, joga no Google as palavras “doenças + pênis” e corra de volta para ver o vídeo especial que fizemos e ler esta matéria.

Convencido? Bem, então é hora de aprender a cuidar do seu pênis e descobrir o que você anda fazendo de errado:

Cuidados na hora de ir ao banheiro

Amigo, você precisa enxugar o seu pênis depois de fazer xixi, tá bom? Aquela chacoalhada básica pode parecer algo extremamente masculino e até ser encarado como postura de macho mas, olha só, estamos em 2016: você prefere continuar alimentando esse pensamento retrógrado ou manter seu pênis saudável e sempre pronto para ser usado?

Se você não enxugar o pênis depois de urinar, a região fica úmida e fica suscetível à proliferação de fungos.

Na hora de encarar o mictório, temos outra dica importante: lave as mãos antes de pegar no seu pênis. o urologista Marcos Arap, do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, garante que é importante fazer isso para não levar bactérias à região peniana e, assim, evitar infecção por alguma DST.

No banho

Quando for tomar banho, você precisa dedicar uma atenção especial ao seu pênis. Não adianta apenas deixar a água cair, e pronto. Para limpar direito – e evitar o mau cheiro, infecções e até o câncer – você tem que retrair o prepúcio, aquela pele que cobre a glande, e lavar em volta dela com sabonete para tirar todo o esmegma – a secreção branca repleta de células epiteliais descamadas, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis – que fica acumulada por ali.

Lave, da mesma forma, os testículos, a virilha e o ânus.

Se você não operou a fimose, redobre o cuidado porque o prepúcio estreito facilita o acumulo de sujeiras. Como, nesses casos, é mais comum sentir uma irritação na área, a dica é usar um sabonete íntimo com pH fisiológico (entre 5 e 6). Sem frescura, cara. A gente está falando sério.

Depois do sexo

Tente fazer xixi depois que transar e também lave o pênis. Se você usou camisinha – o que é a sua obrigação, por favor – isso vai ajudar a tirar o lubrificante que fica misturado ao sêmen.

Se você não usou proteção – o que a gente não recomenda, mas vamos acreditar que você deixou a camisinha de lado por estar em um relacionamento monogâmico livre de traições e cujos exames são realizados regularmente, também é essencial lavar o pênis para remover o resíduo de esperma misturado às secreções vaginais.

Essa lavagem pode diminuir a probabilidade de infecção, segundo o urologista Rogério Simonetti, mas, mesmo assim, a camisinha é a única maneira de se proteger contra DSTs.

Preciso aparar os pelos?

Olha, cada um tem o seu gosto e preferência. Alguns especialistas dizem que não há necessidade de depilar a região, mas todos são unânimes em falar da importância de, pelo menos, aparar os pelos lá debaixo.

Segundo o urologista Marcos Arap, a depilação pode aumentar a chance de inflamação cutânea e até causar foliculite (uma inflamação dos folículos capilares).

Qual tipo de cueca usar

Se você usar calças e cuecas muito apertadas, pode irritar a região mesmo se não escolher depilar.

Invista no uso de cuecas mais soltas, tipo samba-canção, para facilitar a circulação de ar e evitar o aumento da umidade no pênis.

Na hora de comprar, escolha cuecas de algodão porque os tecidos sintéticos aumentam a transpiração da pele e jamais, nunca, em hipótese alguma vista uma cueca molhada. Isso é um parque de diversão para os fungos.

Se você for na piscina ou na praia, por exemplo, e depois quiser ficar o dia todo com a sunga, é melhor trocar por uma seca quando sair da água.

Depois de ir no banheiro

Quando fizer o número 2 e estiver em casa, tome um banho em vez de se limpar apenas com o papel. Além de garantir que os pelos não vão ficar sujos ao longo do dia, você evita que qualquer contaminação desça para o seu pênis.

Se você estiver fora de casa, tente usar lenços umedecidos para limpar o ânus em vez de usar papel higiênico. Depois, é lógico, passe o papel normal para secar a região, mas é interessante usar o lenço umedecido porque eles limpam melhor e mais rápido.

Exagerar nas passadas de papel higiênico pode, inclusive, causar uma fissura anal bem desagradável, sangramento e até hemorroidas.

Por fim, é bom lembrar: antes de transar, dê uma lavada no seu pênis na pia do banheiro ou com um lenço umedecido. Sua saúde – e a saúde da garota que vai para a cama com você, é claro – agradece.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »