Como melhorar sua autoestima

como melhorar autoestima

Autoestima é tudo nessa vida. O jeito como você se sente e pensa sobre si mesmo vai determinar o modo como vive sua vida.

Quando gostamos de nós mesmos, o dia-a-dia se torna mais fácil. Você não se critica por pequenos erros bobos. Você para de querer aceitação dos outros e começa a se preocupar mais com o que vai te fazer bem. Acima de tudo, você para de se sabotar.

Pessoas com baixa autoestima costumam desistir antes mesmo de tentar. Largam tarefas pela metade e deixam de fazer certas coisas, por não se acharem capazes ou merecedoras.

A partir do momento que você começa a se sentir bem consigo mesmo, o mundo ao seu redor começa a te reconhecer assim também. Você fica mais atraente para as mulheres e passa uma postura mais confiante no trabalho e para os amigos.

happy-man1

Porém, trabalhar a autoestima não é uma tarefa fácil. É um caminho árduo e, sempre que possível, recomendo que você procure uma terapia para ajudar no processo.

Neste texto, vou propor alguns exercícios simples para melhorar sua autoestima. Veja qual deles você se identifica mais e comece aos poucos a desenvolver esse lado mais confiante. Se liga:

Faça três listas

Prioritize-Your-To-Do-List

Essa é a mais simples, mas fundamental . Você vai fazer três listas: Uma dos seus pontos positivos, uma de suas conquistas e outra com as coisas que você admira sobre si mesmo.

Tente pensar positivo quando fizer isso. Apesar dos seus problemas, você tem o seu valor e merece se sentir bem sobre si mesmo. Fuja de pensamentos negativos.

Caso tenha dificuldade para preencher uma dessas colunas, chame amigos e familiares para ajudar. Essas listas servem para, sempre que você se sentir mal, se lembrar das coisas boas que tem e já fez. Mantenha elas guardadas e leia sempre que precisar.

Pare de se comparar com os outros

comparison_wise

Você é você. Você não é seus amigos, as pessoas que segue no Facebook e Instagram, seus vizinhos ou celebridades da TV.

Pare de se comparar com eles. Pare te traçar suas metas e avaliar suas conquistas de acordo com as outras pessoas.

Só você entende sua história, defeitos e virtudes. Logo, algo que pode parecer pequeno para uma celebridade pode ser grandioso para você. Como ficar com uma mina da hora ou conseguir uma promoção no trabalho. Valorize suas vitórias dentro do seu contexto.

Faça exercícios com frequência e cuide da sua aparência

img_1101

Se você não gosta da sua aparência, vai ser difícil gostar de si mesmo. Trabalhe esses pontos. Mas não precisa ter pressa, vá com calma.

Tem problemas de sobrepeso? Comece a fazer uma atividade física com frequência. Faça uma caminhada, entre para uma academia, comece a fazer uma luta… O mais importante aqui é que seja algo contínuo.

Os exercícios não vão só fazer você entrar em forma, como também vão liberar endorfina dentro do seu metabolismo e fazer com que você naturalmente se sinta melhor e mais feliz.

Quanto às roupas, comece a se vestir um pouco melhor. Busque peças que tenha o seu tamanho e se encaixem com o seu corpo. Não precisa gastar muito dinheiro com isso, vá aos poucos dando um tapa no seu guarda-roupas.

Encontre um jeito de se expressar

tumblr_mht91rQVkD1qic19lo1_1280

Essa pode parecer uma pegadinha, mas funciona muito. Encontre algo onde você possa liberar suas frustrações e criatividade. Você pode fazer isso via pintura, escrita, música, dança de salão ou até mesmo uma luta.

Todas essas funcionam pelo mesmo princípio: Você se expressa e põe algo para fora. Seja um desenho, um texto, uma dança ou até mesmo um chute em um saco de pancadas. Bote esses demônios para fora. Vai te fazer bem e ajudar a se sentir melhor.

Trace pequenas metas para si mesmo

Músicas para correr - Hip hop

Trace para si mesmo pequenos desafios que você possa cumprir. Seja eles começar uma atividade física nova, aprender algo que sempre quis aprender, começar a cozinhar e coisas do tipo. Vá apreciando suas pequenas vitórias.

Se um dia você só conseguia andar ao redor do quarteirão e no outro conseguiu, correr: Parabéns. Aprendeu a tocar cinco notas no violão e formar uma música? Idem. Aproveite essas pequenas conquistas.

Faça o mesmo com atividades da casa que você tem empurrado com a barriga, como arrumar seu quarto, consertar algum móvel quebrado ou organizar suas coisas no armário.

Passe mais tempo com pessoas positivas

IMG_6334_100dpi

Tem algumas pessoas que chegam e enchem a sala com energia positiva e felicidade. Você sabe quem elas são. Passe mais tempo com elas. Deixe que a energia e empolgação delas contagie o seu dia.

Aproveite e tente passar mais tempo com pessoas que você gosta, sejam eles parentes ou amigos de longa data. Ache mais tempo para estes no seu dia-a-dia.

Ao mesmo tempo, evite pessoas e lugares que façam você se sentir mal. Existem algumas pessoas que só conseguem se sentir bem botando as pessoas ao seu redor para baixo. Evite-as. Não se contamine com bad vibes, nem alimente o ego destas.

Algumas outras dicas rápidas:

comparacao

  • Faça algo de bom pelos outros. Dê bom dia para as pessoas que passa todo dia, ajude amigos necessitados e faça um pouco de trabalho de caridade;
  • Torne o ambiente onde vive e trabalho mais limpo, confortável e organizado;
  • Deixe por perto itens que te lembrem de conquistas pessoais ou de momentos felizes que viveu;
  • Pare de fazer piadas depreciativas sobre si mesmo para os outros;
  • Faça coisas divertidas por puro prazer, como ir ao cinema sozinho, passear no parque, comer em um lugar legal e coisas do tipo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »