A arte de ser feliz sozinho

Shutterstock

“Solteiro não é um status. É uma descrição para uma pessoa forte o suficiente para viver e aproveitar a vida sem depender dos outros”

Inevitavelmente você vai se deparar com esta situação. Depois de muito planejar sua vida ao lado de outra pessoa, descobre que não existe o menor sentido de vocês dois compartilharem os mesmos planos, objetivos e sentimentos. Acabou.

Chegou a hora pegar seu violão, desfazer a parceria e encarar a carreira solo.

Neste momento, é como se uma retrospectiva da sua vida passasse diante dos seus olhos. O que eu fiz comigo todos estes anos? O que vou fazer da vida? E como continuar sem ela do meu lado?

Se existe um conforto que eu posso te dar é este: Não há dor que não acabe, ferimento que não cicatrize e página que não possa ser virada. Existe até um estudo feito na Universidade de Auckland (Nova Zelândia) que contraria uma máxima cantada por Tom Jobim: Sim, é possível ser feliz sozinho.

A psicóloga Yuthika Girme, autora do estudo realizado com 4 mil pessoas de 18 a 94 anos aponta que: “Mesmo as melhores relações podem ser difíceis, expondo o indivíduo a mágoas e decepções”. Em muitos casos, os envolvimentos são motivos de ansiedade e depressão. Para algumas pessoas, o melhor a fazer e deixar isto de lado e procurar a paz sozinha.

“Embora ainda exista pressão para você namorar ou casar, a solteirice está se tornando cada vez mais comum e nem sempre é sinônimo de insatisfação ou tristeza”, diz Girme.

Por esta razão, decidi apontar algumas verdades para te ajudar nesta nova empreitada de ser feliz sozinho.

1# Ser solteiro é ter tempo para ser você mesmo, com você mesmo

Shutterstock

Finalmente você encontrou algum tempo para você. Este é o momento para se reconectar consigo mesmo, entender as suas necessidades, debater todas as dúvidas e buscar as respostas que você sempre deixou de lado durante um relacionamento.

Viver sozinho permite fazer o que queremos, quando queremos, em nossos próprios termos. Ele nos liberta das restrições de necessidades e demandas de uma parceira e nos permite concentrar em nós mesmos. Este é um grande momento de reflexão e aceitação. Permita-se ser quem você quiser.

2# Se você não deixar o passado ir embora, nunca vai viver o presente

Shutterstock

Você sempre terá boas lembranças das suas ex-namoradas, principalmente se o último rompimento não foi da forma que você planejava. Mas, você precisa deixar o passado em seu devido lugar.

Você pode guardar um espaço para as coisas que foram importantes na sua vida, os momentos de alegria e felicidade ao lado de outra pessoa, mas precisa parar de se agarrar a eles como se fosse a única tábua de salvação. Só assim você vai conseguir viver o hoje, construir novas histórias e ter forças para o dia seguinte.

3# Só depois de ter perdido tudo é que você é livre para descobrir o que falta


Quantas vezes adiamos projetos de vida, sonhos, vontades e realizações profissionais porque eles são incompatíveis com a vida com a sua companheira. Parte do relacionamento é ceder e conciliar.

Agora que está sozinho, você tem a oportunidade de retomar todos os planos adiados, colocar todas as suas energias em projetos só seus (e colher delas). Use este tempo para suas coisas.

4# Mudanças podem ser boas

Shutterstock

O ser humano tem o medo de mudar. Às vezes, a mudança é muito benéfica para ele, mas o receio do novo, de adquirir novos hábitos, fazem ele temer.

Encare a mudança como uma nova oportunidade. Para fazer novas atividades, frequentar novos ambientes, começar novos projetos, viajar, conhecer novas pessoas e culturas.

5# Ser solteiro não é ter medo de se relacionar


Não é porque você teve uma experiência negativa em um relacionamento que nunca mais vai se envolver novamente. Guarde um tempo para si e para entender os erros e acertos da vida.

Saiba que manter seu coração peludo não vai blindá-lo a ponto de evitar novos sofrimentos, mas pode afastá-lo de pessoas que realmente valem a pena estarem ao seu lado.

6# Você não está sozinho quando está solteiro

Shutterstock

Este é o momento certo para você aproveitar melhor o seu tempo com seus familiares e verdadeiros amigos. Eles estarão lá para te receber, apoiar e ficar ao seu lado, independente do que aconteça.

Lembre-se que agora você não tem horário reservado e nem dias da semana com outro compromisso a não ser você. Use o tempo livre para retomar antigas amizades, passar mais tempo com seus velhos e irmãos. Dedique-se um tempo para quem gosta de você.

7# É um momento para se concentrar em si mesmo


Às vezes, estar em um relacionamento pode torná-lo preguiçoso para seu desenvolvimento pessoal. Você pode se acomodar em seus objetivos e deixá-los para trás.

Estar sozinho é o momento para você olhar profundamente dentro de si mesmo e identificar a pessoa que você realmente quer ser – sem a influência de uma outra pessoa para você se preocupar.

8# Alguém legal pode aparecer no seu caminho se você estiver aberto para isso

Shutterstock

Você só vai conhecer a felicidade no futuro e no presente, se você estiver aberto para isso. Se isolar do mundo, maldizer a vida, os foras que levou ou a situação em que você se encontra não vai melhorar em nada sua situação atual. Só piorar

Não espere que as coisas ou oportunidades caiam do céu. Esteja preparado para quando elas chegarem.

9# A vida é um eterno equilíbrio

Shutterstock

Quando algo ruim acontece, temos a tendência a concentrar-se nos aspectos negativos, esquecendo-se de que deve haver algo de positivo escondido em algum lugar no caos.

Com o tempo, você pode descobrir que aquela sua parceira que você tanto gostava te impedia de ser quem você realmente é ou que você não era a melhor pessoa para fazer sua antiga companheira feliz.

O importante é você saber que pode levar uma vida feliz e gratificante, não importa se você é um solteiro convicto, recém-separado, divorciado, ou qualquer coisa que o falha. E, principalmente, que para fazer alguém feliz, é preciso estar feliz consigo mesmo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »