8 filmes com treinamento militar pra você que curte o tema

Ao longo dos anos, muitos filmes com a temática militar se popularizaram no mundo inteiro e sequências de treinamento de soldados se tornaram referência no cinema.

É difícil selecionar os melhores filmes com essa temática porque vários entraram para a história e foram marcantes a sua maneira. Mas é possível listar alguns que são fundamentais para compreender esse subgênero cinematográfico e também se sentir na pele dos soldados.

Nascido para matar (1987)

Direção: Stanley Kubrick

A guerra do Vietnã é, por si só, uma passagem histórica que nos faz refletir sobre a humanidade dos exércitos e as reais motivações dos conflitos militares. No filme Nascido Para Matar, o diretor Stanley Kubrick consegue elevar essa reflexão ao nível máximo.

A primeira metade do filme apresenta um grupo de recrutas sob o comando de um sargento sádico e, na segunda metade, a gente acompanha a guerra sob a perspectiva de um correspondente de um jornal militar.

Cada cena e diálogo é de embrulhar o estômago. Nascido Para Matar é uma obra prima do cinema.

Platoon (1986)

Direção: Oliver Stone

O diretor Oliver Stone é conhecido pela acidez de seus filmes e falta de escrúpulos ao retratar seus personagens de forma visceral.

O filme Platoon é considerado por muitos como “o melhor filme de guerra já feito” e, apesar do hype sobre a obra, esse título é extremamente compreensível.

Um jovem, vivido pelo Charlie Sheen, se alista voluntariamente para lutar no Vietnã. Aos poucos, seu ideal libertário e patriota é sufocado pelas mudanças impostas no cenário de guerra e, assim como ele, nós também vamos perdendo a inocência ao longo da narrativa.

Homens de Honra (2000)

Direção: George Tillman, Jr.

Em um cenário completamente diferente dos dois filmes anteriores, Homens de Honra retrata um jovem norte-americano que se alista na marinha esperando se tornar um mergulhador.

No começo, ele trabalha como cozinheiro porque essa era uma das poucas tarefas atribuídas aos negros entre as décadas de 1950 e 1960.

Porém, ao longo da história, ele consegue conquistar um espaço de confiança ao lado do comandante interpretado pelo Robert De Niro.

O filme mostra, além do interessante treinamento de mergulhadores da marinha, a história real de uma batalha contra o preconceito e a burocracia militar.

684: Unidade de Combate (2003)

Direção: Kang Woo-Suk

Fugindo do circuito de Hollywood, o filme sul-coreano 684 conta a história de um grupo de homens transformados em máquinas de guerra.

Os soldados treinados são indivíduos que viviam à margem da sociedade e foram convocados pelo governo nos anos 1960.

No filme, o treinamento acontece na ilha de Silmido e as cenas são baseadas em relatos reais.

Guerra ao Terror (2008)

Direção: Kathryn Bigelow

Para entender a mente dos soldados e os efeitos da guerra de maneira crua, intimista e visceral, você deve assistir Guerra ao Terror.

O filme foi escrito pelo ex-correspondente na Guerra do Iraque, Mark Boal, e narra a rotina dos soldados dias antes de voltarem para a casa.

Vencedor do Oscar em cinco categorias, entre elas, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, Guerra ao Terror merece destaque pela sua crítica e direção inspirada.

Sniper Americano (2014)

Direção: Clint Eastwood

O filme narra a história real de Chris Kyle, membro das Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos que se alistou para lutar na Guerra do Iraque.

Apelidado de “lenda” pelo grande número de baixas em seu nome, Chris Kyle viveu em um limbo. A direção de Clint Eastwood mostra como ele não conseguia se desapegar da guerra e viver uma vida comum com sua família.

Os Homens que Encaravam Cabras (2009)

Direção: Grant Heslov

Enquanto os filmes listados acima são dramas, Os Homens que Encaravam Cabras é repleto de humor ácido.

Baseado em um livro homônimo, o filme conta a história de um repórter interpretado pelo Ewan McGregor que, ao procurar uma grande história jornalística, conhece um homem que diz fazer parte de uma grande unidade experimental do exército norte-americano treinada para ler pensamentos do inimigo.

O principal treinamento dos soldados, como o próprio nome diz, era matar cabras com o poder da mente.

Por mais maluca que a história possa parecer, o filme é baseado em uma história real.

Apocalypse Now (1979)

Direção: Francis Ford Coppola

O mesmo diretor de Poderoso Chefão criou um dos filmes de guerra mais sanguinários e marcantes.

Com uma trilha sonora impactante e uma fotografia alucinógena, o filme conta a história de um capitão cuja missão é encontrar e matar um coronel que supostamente enlouqueceu e se escondeu nas selvas do Camboja.

Interpretado por Martin Sheen (pai do Charlie Sheen), o Capitão vive momentos assustadores ao se deparar com um coronel, incrivelmente interpretado por Marlon Brando, extremamente afetado pelos horrores da guerra.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »