Caminhada rápida é melhor para emagrecer do que academia

Reprodução

O melhor método para emagrecer tem baixo custo e exige muito pouco esforço físico seu: é a simples, barata e comum caminhada. Quem apontou isso foi um estudo realizado na London School of Economics, no Reino Unido.

Segundo a pesquisa, que comparava que pessoas que fizeram caminhadas rápidas com outras que se aderiram a atividades na academia ou mesmo esportes como futebol, 30 minutos da primeira atividade feita com regularidade ajuda a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas na barriga.

Fazer caminhadas é importante para melhorar o condicionamento cardiovascular e ainda ajuda a condicionar os membros inferiores. O interessante é que é uma atividade física de baixo impacto e uma boa arma de combate e prevenção de diversas doenças. Ela libera endorfinas que geram sensação de bem estar, além de auxiliar no controle dos níveis de pressão arterial.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Reprodução

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), andar diariamente por 2 a 4km/h, um ritmo leve que faz a atividade durar em torno de 30 minutos, é suficiente para diminuir consideravelmente o risco de infarto, derrame ou desenvolver diabetes e hipertensão.

Além disso, o condicionamento físico conquistado por esse exercício ajuda na execução de diversas funções diárias, como aumento da disposição no cotidiano, fortalecimento muscular, prevenindo de torções, quedas e lesões.

Confira algumas dicas para praticar a caminhada

– Para começar, opte por uma distância de 1,5km percorrida em 15 minutos.
– Tenha uma frequência de, no mínimo, 3 vezes por semana, em dias intercalados
– Durante a atividade, preocupe-se em manter a postura com as costas eretas, braços relaxados e movimentos sincronizados dos membros superiores.
– Alongar antes e depois da caminhada torna a atividade mais eficiente, já que reduz chances de lesões e cãibras. O ideal é fazer antes e depois dela, se não puder, priorize o alongamento pós.
– Escolha um tênis próprio para a atividade física em um tamanho confortável.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »