5 Estágios do luto após o fim de um relacionamento

Confira as cinco etapas que todo mundo passar após o fim de um relacionamento.

fim de relacionamento

Ai, de repente, o seu “felizes para sempre” não existe mais. Há tempos que você não lembra como era um sorriso no rosto dela e aqueles bons momentos do começo do relacionamento são nostalgia de tempos que não voltam mais. Seria muito simples se a dor do fim de um relacionamento durasse apenas um dia. Tem aqueles que sofrem por semanas, meses ou até anos.

+ Saiba o que fazer depois do término do relacionamento

E teve aquela psiquiatra suiça, Elisabeth Kübler-Ross, que – inspirada em uma formulação FreudianA – criou um modelo para médicos e enfermeiros tratassem pacientes terminais e parentes de pessoas que faleciam no hospital: Os Cinco Estágios do Luto. Além de casos de óbito, o modelo de análise serve para outros casos de perdas traumáticas, como, no caso desse texto, o fim de um relacionamento.

Você não precisa passar por eles nessa ordem, nem mesmo passar por todos. Mas uma hora ou outra, você vai se identificar com um desses sentimentos. Confira:

Negação

“Isso não pode estar acontecendo.” É a fase da mentira. Você inventa uma conspiração na sua cabeça. De que ela logo volta, que terminou com você apenas para pensar e que em breve vocês vão estar juntos e felizes novamente. Ledo engano.

Raiva

“Por que eu? Não é justo.” Você odeia ela. Você odeia o mundo.  Você odeia a si mesmo. Toda sua tristeza é convertida em fúria e todos os fatores racionais envolvidos no fim de seu relacionamento perdem totalmente o sentido.

1908273_10152047945958603_78471277_n

Barganha

“Se a gente voltasse eu seria um cara melhor”. Gosto de chamar esse estágio de um contrato com Deus. Você faz promessas de como seria se estivessem juntos novamente. Que seria um cara melhor, que iria menos para o bar com amigos, que a trataria melhor. Você tenta se enganar com promessas, que nunca terá a chance de cumprir.

Depressão

“Estou tão triste”. Nada te consola. Você é atacado por uma tristeza infinita que parece que nunca vai passar. Você se isola do mundo, perde a fome e, em alguns casos extremos, a vontade de viver.

Aceitação

“Tudo vai acabar bem”. Você ainda não se recuperou, mas tenta assumir o que aconteceu. Tenta se automotivar com sentimentos bons, mas ainda está sujeito a crises. Ainda mais se você  descobrir que ela está com outro cara, pouco tempos do término. Desgraçada.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso