Como sobreviver ao fim de um relacionamento – De volta ao mercado

Veja as dicas para se dar bem depois do fim de um relacionamento

“Depois de conversar muito e tentar outras maneiras de se relacionar, é muito comum que um dos dois jogue a toalha e desista da relação”, afirma Sergio Savian. Você pode estar arrasado por ter levado um pé de seu antigo romance, ou aliviado por ter mandado para escanteio aquele relacionamento que não tinha mais futuro.

Independente da situação, você acabou de voltar para os prazeres e tormentos do mundo solteiro e vai precisar de um empurrãozinho até engrenar de novo e voltar à caça. Esse é um texto meu, publicado em 2011 no site Guia da Semana.

Na época, fui conversar com especialistas no assunto para reunir dicas de como melhorar a sua autoestima e fazer você se dar bem com as mulheres, agora que você está com a carta de alforria nas mãos. Confira!

Entenda os sinais


O tesão já não é o mesmo? Ela passa mais tempo no trabalho e na academia do que em casa? As conversas quase sempre terminam em discussão? Você não pode ter percebido, mas sua relação está indo para o vinagre. O psicoterapeuta de casais Paulo Tessarioli alerta que, nessas horas, o pé na bunda nada mais é do que a gota d’água em um copo na iminência de transbordar, precedido de diversos indícios alertando as duas partes.

“Isso quer dizer que não vai ser surpresa se a coisa terminou, mas as pessoas gostam de se iludir. O que temos que fazer é parar e refletir sobre o que aconteceu e o tempo vai depender de como você assimila o fim”, afirma Paulo.

Dê o seu melhor, sem deixar você de lado

de volta ao mercado 2
Você começou um relacionamento, abandonou a academia, aderiu à barriguinha de chope, não sai mais de casa e não tira do corpo a gloriosa camisa da conquista do seu clube da década de 90? Pode ter certeza, o retorno para o mercado vai ser muito mais doloroso se você abandonar a vaidade e os cuidados durante o relacionamento.

“O que torna a relação duradoura é a manutenção da admiração e do desejo sexual que um tem pelo outro. Isto só é possível se você continuar ligado no mundo e se mostrar interessante não só pra quem está do seu lado, mais para as outras pessoas também. Além de alimentar o seu ego, a parceira vai cuidar mais de você”, revela o psicoterapeuta Paulo.

Cuidado com os filhos

de volta ao mercado 3
Caso o seu relacionamento tenha gerado filhos, a separação pode se tornar até mais traumática, mas ainda assim viável. Sergio Savian recomenda que os filhos mereçam uma atenção especial e as desavenças do casal sejam repassadas o mínimo possível para eles. Nessa hora, a conversa é fundamental, e o amor deve ser redobrado. Já para a relação entre os pais, a dica é repensar os papéis.

“Eu tenho que ter ciência de que estou contatando as mães dos meus filhos e não a minha ex, caso contrário, fatalmente alguma coisa vai remeter aquele passado junto com ela, e isso é que nem cutucar a ferida com o dedo”, reforça Paulo Tessarioli. Segundo o psicoterapeuta, o contato com a família dela deve ser restringido, evitando assim informações de como a ex-parceira está e com quem se relaciona.

“A melhor coisa é fazer pequenas viagens nos fins de semana com os amigos, ir a bares durante a semana, conhecer gente nova, essas coisas. Fazendo isso não tem risco de dar espaço pra fraqueza”, assume Felipe Gomes.

Deletar ou não deletar, eis a questão

de volta ao mercado 4

Bisbilhotar a vida da sua ´ex´ nas mídias sociais, ver as amizades que ela está fazendo, as baladas que ela frequenta ou os possíveis rolos só dificulta ainda mais a separação e intensifica o sentimento de perda. Se o término é irrevogável, a melhor coisa a fazer é evitar as indiretas das redes sociais e deletar o perfil dela da sua lista.

“Entrar em contato com a pessoa é a mesma coisa que dar um tiro no pé. O melhor a fazer é pagar a conta do sofrimento até zerar, e isso se faz evitando qualquer tipo de contato, mesmo esse que a pessoa tem sem o outro saber”, observa Paulo.

Foco em você

de volta ao mercado 5
Quando estamos com alguém, o foco fica dividido entre seus projetos pessoais e os que você tem com a outra pessoa. Fora do relacionamento, seu primeiro passo é voltar o foco para si mesmo, evitando o sofrimento e as lamentações desnecessárias. Invista toda a energia em você, reative os contatos deixados de lado durante o relacionamento – incluindo aquela amizade colorida, o amigo ‘cafa’ e até as ‘ex’ que tiveram que sair da sua agendinha de telefone.

“Com as redes sociais, está mais fácil localizar alguém na web. Por outro lado, o momento também exige que você se abra para novos contatos. De uma forma ou outra sua vida afetiva e social precisam ser retomadas”, revela o terapeuta de casais Sergio Savian.

O impossível é viável

de volta ao mercado 6

Marcar aquela trilha de cinco dias para a Chapada Diamantina, comprar um pacote de viagens com os amigos para Las Vegas ou mesmo conhecer os mais de 500 pubs da capital Irlandesa. Agora que você está solteiro, esses e outros tipos de planejamentos, até então praticamente impossíveis podem ser feitos sem DR’s e dores de cabeça.

Invista o dinheiro gasto em restaurantes e presentes de datas comemorativas em hobbies que deixou para trás por não conciliarem com o relacionamento. “Saia para lugares diferentes, conheça gente nova e faça coisas que jamais imaginou fazer”, dispara o autor do blog Diário de Solteiro Felipe Gomes.

Fique em forma e seja promovido

de volta ao mercado 8

Sem ter que ir a encontros familiares, jantares de casal ou ver filmes de comédia romântica, seu tempo livre se multiplicou? Você pode usar esse tempo livre de duas maneiras e ainda se recuperar do baque do término. A primeira é investindo na sua carreira, turbinando o currículo com cursos ou mesmo jogando-se no trabalho em busca de uma promoção. A segunda é investindo essa energia que sobra praticando um esporte ou jogando-se na academia que, segundo Sergio Savian, além de fazer bem à saúde, deixa seu corpo em forma mais atraente para as novas conquistas.

Academia é muito importante nessas horas, pois lá você conhecer gente nova e bonita que estão na mesma sintonia que você. É uma ótima oportunidade de diversão e você pode até conseguir algo a mais! “Se o homem de hoje aprender a nunca se abandonar, a única opção é estar dentro do mercado, não importa se ele vai estar com alguém ou não”, resume Paulo Tessarioli

Reaprenda a caçar

quadrinhos adão
Assim como jogador de futebol, que se ficar um tempo longes dos gramados tem seu desempenho afetado em campo, o homem que sai de um relacionamento sente grande dificuldades para voltar a exibir seu lado Don Juan. A dica aqui é deixar de lado as saídas de casal e reativar os contatos com o grupo ‘pegador’.

“Avise os amigos que está na praça de novo, conheça gente nova, vá pra lugares onde tem gente na mesma situação, querendo curtir, se divertir e beijar na boca. A mulherada precisa de tempo até saber que você está com um novo status social. Alguns contatos e noites depois, tudo já está bem de novo”, indica Felipe Gomes.

Saiba dizer não

de volta ao mercado 9

Você acabou de sair de um relacionamento cheio de cobranças, conheceu outra garota, mas não quer alguém pegando no seu pé? Não dê uma de Pinóquio e jogue a real desde o início. Seja assertivo e sincero, apontando a sua preferência pela fase solteira e afirmando que não está e nem tão cedo estará a fim de se prender a alguém.

Caso ela não entenda, a melhor coisa a fazer é dar o fora. “É bom que você não engate relacionamentos seguidos porque antigos vícios podem estragar as novas relações. Dê um tem para você tirar a ‘ex’ da sua cabeça, das suas atitudes e de onde mais for preciso”, recomenda Felipe.

Quantidade Vs Qualidade

de volta ao mercado 10

Assim como aquela criança que acabou de entrar no parque de diversões, é você, solteiro, na porta da balada. Ao menos que você queira sair por aí com fama de barangueiro, ou tenha uma relação especial com números, a dica aqui é apostar em uma companhia agradável que faça sua moral elevar. Sergio Savian aconselha: “Pode ser que você esteja faminto, aí deve tomar cuidado para não ir com muita sede ao pote!”.

Não Faça

– Para esquecer um grande amor, engate outro. Esqueça esta máxima que, além de não resolver nada, acaba só transferindo problemas e evitando o amadurecimento emocional;
– Fingir que não quer, mas querer; dizer inverdades só pra conquistar. Seja sincero e honesto e não faça para os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você;
– Jamais ouse a falar da sua ´ex´ no momento da conquista. Além de trazer lembranças nada agradáveis, vai ser uma grande bola fora e motivo para receber um não como resposta.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »