5 Autores Modernos que todo o homem deveria ler

Créditos: Reprodução

Existem bons livros e existem autores sensacionais. Um ator mediano pode, sim, escrever um livro interessante, mas um autor incrível consegue escrever, em cada página e capítulo, palavras que transcrevem o tempo e podem ser relidas em qualquer época.

Selecionamos cinco desses autores, indispensáveis para qualquer amante da literatura, para quem não quer errar na hora de escolher o próximo livro ou simplesmente para quem quer ser uma pessoa melhor.

Stephen King

Créditos: Reprodução

Impossível não incluir um dos gênios da literatura moderna nesta lista. Stephen King não é considerado mestre por acaso: você pode até se sentir incomodado com o excesso de descrição em seus livros e com a quantidade de detalhes que o autor faz questão de incluir nas suas histórias, mas sua importância para a literatura é indiscutível.

Stephen King consegue traduzir angustias e sentimentos extremamente humanos em situações cotidianas e rotineiras, ele consegue transformar histórias banais em um universo completamente novo para quem convive diariamente com situações comuns.

Em livros sobre monstros, fantasmas ou demônios, Stephen King consegue trabalhar questões sociais, problematizar preconceitos, transformar o leitor em personagem e fazer com que ele ultrapasse a barreira da imaginação e traga para a sua vida o aprendizado adquirido pelos personagens do livro.

Ler Stephen King é encarar os próprios monstros, saber conviver com eles e aprender a enxergar e identificar os monstros em outras pessoas.

Charles Bukowski

Créditos: Reprodução

Considerado sujo por muitos, Charles Bukowski é a representação da obscenidade na literatura moderna.

Através de seus textos sem pudores, de seus poemas quase agressivos e de seus romances repletos de podridão, amor e realidade, nós conseguimos entender o mundo de outra forma.

Cada um de seus textos denuncia a violência de forma lírica, expõe absurdos de forma poética e, por incrível que pareça, nos faz sentir extremamente compreendidos e cúmplices.

Seus romances narram passagens da sua própria vida e muitos deles utilizam o mesmo alter ego para proteger sua identidade. Com as histórias de Bukowski, repletas de putas, cigarros e frustrações, nós conseguimos abraçar nossas angustias e aprender com nosso próprio passado.

A mistura da biografia de um autor imerso na indústria cultural com a ficção não tão surreal assim presente em suas obras é um prato cheio para quem quer discutir questões internas ou simplesmente experimentar uma viagem maluca por um mundo não tão diferente do nosso.

Philip K. Dick

Créditos: Reprodução

Um escritor capaz de enxergar além do seu próprio tempo. A maioria de seus contos e romances foi publicada entre os anos 1940 e 1960 mas, mesmo naquela época, Philip K. Dick já previa crises de identidade decorrentes de avanços tecnológicos, paranoia política e social e alterações sociais baseadas em mudanças do meio.

Um mestre da ficção científica que inspirou dezenas de filmes, programas de TV, outros autores e curtas. Você provavelmente já viu algum longa baseado em alguma de suas obras, ou certamente viu algum de seus conceitos ser trabalhado em Hollywood.

O homem e a máquina, a construção da nossa memória, o elemento primordial que nos faz ser um ser humano. Esses são apenas alguns dos temas trabalhados em seus textos. Blade Runner, Vingador do Futuro, Agentes do Destino e Minority Report são apenas alguns dos filmes inspirados nos trabalhos de Philip K. Dick.

Para traçar ensaios e deduções sobre o comportamento humano nas mais variadas situações e sendo influenciado por tecnologias, os livros e contos de Philip K. Dick são indispensáveis.

Se você gosta de George Orwell e Isaac Assimov, não pode deixar outro mestre da ficção de fora da sua lista.

Sylvia Plath

Créditos: Reprodução

Entender a depressão, compreender dilemas psicológicos e experimentar, através de versos cruéis e de uma escrita absurdamente fácil de se envolver, reais distúrbios emocionais são apenas alguns dos motivos para ler Sylvia Plath.

Encarar seus textos e compreender suas obras praticamente auto-biográficas é uma tarefa que deveria ser feita por todos os homens. A sensibilidade adquirida ao terminar um livro de Sylvia Plath pode ser extremamente importante para te tornar uma pessoa melhor e te fazer desenvolver empatia pelas pessoas.

Como todo bom escritor, Sylvia Plath consegue transmitir em suas palavras o peso de uma vida inteira e te fazer desenvolver sentimentos que você provavelmente nunca sentiu.

Talvez, ler Sylvia Plath não vai ser uma tarefa muito fácil para a maioria dos homens mas certamente vai ser uma experiência que influenciará toda a sua vida.

Haruki Murakami

Créditos: Reprodução

Murakami é um dos escritores modernos que melhor trabalha o realismo fantástico: aquela mistura de ficção e fantasia com situações comuns no nosso cotidiano.

Seus personagens encaram o surreal da forma mais natural e incrível possível e, ao viajarmos por suas histórias, não conseguimos deixar de absorver os aprendizados dos personagens por meio de metáforas de fácil compreensão.

Entre risadas e angustias, somos carregados pela vida de mulheres, homens, crianças e até animais para, de forma despretensiosa ou claramente social, conseguir compreender as pessoas ao nosso redor.

Haruki Murakami fala de romances e até trabalha distopias de uma maneira até então inédita. A ficção científica e seus livros é uma fantasia sem pretensão de prever eventos tecnológicos, mas com a obrigação de prever comportamentos humanos.

Experimentar qualquer um de seus livros é viajar em um mundo extremamente semelhante ao nosso, mas estranhamente diferente. Parece que todas as páginas falam sobre um universo paralelo, um mundo que sobrepõe o nosso e é capaz de conter os mesmos elementos mas, nesse outro mundo, deixá-los mais vivos e intensos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »