10 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Quando a gente pensa em entrevista de emprego, normalmente nos preocupamos com o que vamos dizer e com quais perguntas serão feitas pelo entrevistador.

Isso é um grande problema. Para você e para a empresa.

Nós temos a sensação de que nós não jogamos as cartas quando, na verdade, também devemos entrevistar o nosso entrevistador para entender se aquela empresa ou vaga é a melhor opção para a gente.

É claro, em momentos de desespero (ou em crises) a gente não tem muita escolha e, por necessidade, aceitamos o que vier. Porém, se você tem espaço e pode se dar ao luxo de escolher, saiba que perguntar as coisas certas durante uma entrevista pode ser o divisor de águas entre a felicidade e a infelicidade em um emprego.

Além disso, perguntar detalhes do trabalho mostra que você realmente está interessado na empresa e na função. As suas respostas serão importantes, mas as perguntas que você faz podem te destacar no meio da multidão.

Quando a pessoa do RH, ou o gerente da conta que você vai assumir, por exemplo, perguntam: “você tem alguma questão?”, eles realmente querem que você diga algo para entender se você está curioso ou interessado na vaga.

O objetivo das suas perguntas é ter uma visão mais clara da empresa e do seu potencial papel nela. Você não quer entrar em detalhes – guarde isso para depois, e também não quer perguntar, logo de cara, os benefícios que acompanham o salário.

Mas existem algumas perguntas fundamentais que você pode fazer para ter certeza que a vaga tem a sua cara.

Existem várias listas por aí com dezenas de perguntas que vão acabar te confundindo e, pior: não vão te fazer entender qual pergunta realmente combina com cada cenário. Por isso, separamos esses questionamentos em categorias diferentes que os gerentes de RH consideram importantes:

Perguntas sobre a vaga

– Como é a rotina de quem trabalha nessa vaga? Você pode me mostrar um exemplo de algum projeto que eu vou assumir?

Essas perguntas são bem óbvias, certo? É claro que você não quer detalhes sobre o fluxo de trabalho e nem sobre todas as tarefas que você vai receber. Em muitas posições, é difícil detalhar com consistência quais serão as tarefas de cada dia, por isso, a resposta pode ser vaga. Mas, mesmo assim, é o bastante para ter uma noção se você combina com a vaga em questão.

– Qual é o histórico dessa vaga? Ela foi criada agora? Se não, por que a pessoa que a ocupava anteriormente saiu?

Tome muito cuidado para não parecer arrogante, mas faça essas duas perguntas. É importante saber qual é o histórico da vaga e como o entrevistador vai te responder isso. Se, por exemplo, a vaga já foi ocupada por umas cinco pessoas em menos de cinco anos, tem algo errado aí!

Perguntas sobre o futuro

– Eu vou ter espaço para crescer e criar uma carreira nesta vaga?

Se a resposta for não, repense. Mas, se a resposta for sim, você já pode ficar mais tranquilo sobre o seu futuro na empresa e o entrevistador vai ver que você tem interesse em crescer.

– Eu vou ter a oportunidade de orientar alguém dentro dessa vaga ou vou ser orientado nela?

Perguntar isso vai te dar uma visão mais clara sobre como a empresa trata a hierarquia de funcionários e como ela se preocupa com o crescimento dos colaboradores.

Além disso, você vai demonstrar preocupação sobre os outros funcionários da empresa.

Perguntas sobre sucesso

– Quais são os objetivos principais a serem alcançados com essa vaga nos primeiros meses?

Essa pergunta é importante porque entender como você vai começar dentro de uma empresa é crucial para prever o seu futuro nessa companhia. A resposta vai te dizer se vale a pena, ou não, aceitar a vaga.

Perguntas sobre a empresa

– Quais são os principais objetivos da empresa?

Essa pergunta mostra ao entrevistador que você está pensando no futuro e também se preocupa com o rumo que a empresa está tomando. Você também vai ter uma ideia se a empresa é um bom lugar para criar, ou não, uma carreira.

– Qual é a cultura da empresa? O clima entre os funcionários? Vocês fazem eventos com os colaboradores?

É importante especificar o que você quer dizer com “qual é o clima da empresa?”, afinal, a pergunta pode ser vaga. Por isso, não fique tímido e pergunte tudo o que você quer saber.

Entender o ambiente de trabalho é fundamental para decidir se ele combina, ou não, com você e com o seu ritmo.

Perguntas finais

– Você tem alguma dúvida sobre as minhas qualificações?

Muitas vezes, você pode ter deixado algo no ar ou não explicado direito determinada parte do seu currículo. Perguntar esse tipo de coisa te dá a oportunidade de corrigir possíveis más impressões e também pode te ajudar a melhorar o seu CV e apresentação para próximas entrevistas.

– Quais são os próximos passos?

Muitas vezes, o entrevistador detalha os outros passos do processo mas, se ele não fizer isso, vale perguntar.

Por fim, não se esqueça: qualquer pergunta em uma entrevista de emprego deve ser feita com segurança, mas sem arrogância ou tom de superioridade, ok? Boa sorte!

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »