10 Coisas que você só descobre quando chega aos 30 anos

Com a idade, gostos e prioridades mudam. Algumas coisas são positivas, outras nem tanto

Quando você tinha 20 e poucos anos, provavelmente fazia um monte de planos de como seria sua vida pessoal e profissional quando completasse 30 anos, e você provavelmente pensou que as pessoas acima desta idade foram realmente muito mais velhas do que são.

+ 30 Lições valiosas que tive com 30 anos

Na real, é que apesar do tempo ter passado depressa demais e você não se sentir como se tivesse 30 anos, essa idade chegou. Embora você não sinta toda essa transição, vai perceber que muitas coisas mudaram na sua vida.

1. Você vai começar a organizar eventos com antecedência

Até pouco tempo, seu lema a respeito dos eventos era “ir no fluxo”, e planejamento era basicamente falar onde você estava ou seguir onde alguém ia. A fórmula mais comum para qualquer evento era: comprar bebidas, um pouco de comida, o lugar não importa, quanto mais gente, melhor. Isso não faz mais parte da sua vida.

Agora, para marcar um simples encontro na sua casa, você faz um planejamento cuidadoso certificando que vai ter bebidas, boas opções para comer (e até harmonizar) e, em vez de um ‘cola aí’, você realmente vai enviar convites e esperar a confirmação.

Quando você era jovem, você não conseguia entender por que as pessoas fizeram uma grande confusão com o planejamento de um casamento. Agora, você não está apenas planejando cada detalhe de seu casamento, mas também passando por uma pilha de revistas e sites na diária.

2. Você não pode comer qualquer coisa agora

Reprodução

Antes, você podia comer qualquer hora do dia, o que você queria, e não tinha problema nenhum (lembra como passou a faculdade inteira sobrevivendo a enroladinho de salsicha e coca-cola?).

Agora, seu metabolismo é mais lento que uma tartaruga e qualquer coisa que você consumir diferente ou não saudável, seu corpo vai te mostrar. Você nunca ganhou peso tão fácil e entrar em forma nunca foi tão custoso. Agora, você PRECISA começar a se exercitar e comer saudável – e isso significa não ir ao McDonalds 2 da manhã.

3. Você viaja melhor

Hotéis baratos, dividir quartos em albergues apertados, dormir no carro para economizar uma grana porque você fez uma viagem não planejada. No alto dos seus 30 anos você vai evitar isso ao máximo e até vai curtir menos, mais melhor.

Além disso, viajar se expandiu para além viagens para grandes destinos. Agora inclui trips de fim de semana curtos para o campo ou praia, onde você vai recarregar as baterias.

4. Ressaca se torna uma coisa muito mais traumática (e frequente)

Reprodução

Quando você tinha vinte e poucos anos, você se gabava de beber bastante e não ter aquele inesquecível mal-estar no dia seguinte. Você podia tranquilamente emendar dois ou três dias consumindo álcool de boa. Se você atingiu os 30, sabe que esse mundo não te pertence mais, porque as ressacas se tornaram verdadeiras torturas que duram 2 dias. Isso inclui náuseas, dores de cabeça, vômitos e a mais famosa citação. “Estou velho demais para isto”.

Agora, você vai ter que escolher bem aquele dia de colocar o pé na jaca, sabendo de antemão que seu trabalho na manhã seguinte será drasticamente afetado.

Como tudo na vida tem seu lado positivo, neste período você finalmente vai aprender a desfrutar de bebidas e, ao invés de tomar um porre de Corote, vai preferir apreciar boas cervejas, vinho e, porque não whisky. O lema “beba menos, beba melhor” vai fazer muito sentido na sua vida.

5. Você não fica facilmente ofendido

Você até pode ter sido um cara positivo e confiante, mas estava um pouco perdido na vida caótica, no processo de encontrar um trampo que goste, um salário razoável e descobrir onde você gostaria de estar. Chegou os 30 anos e você ainda não descobriu todas essas coisas, mas pelo menos você já tem uma ideia do que você quer e como correr atrás.

Quando você estava em seus vinte anos, você se abalava e irritava por qualquer coisa, desde um cara que olhou feio para você na rua até uma indireta nas redes sociais. Você não tem mais tempo para as coisas negativas e sem importância. É por isso que você não fica facilmente ofendido como em tempos anteriores.

6. Você tem um pequeno círculo de amigos de verdade

Reprodução

Sair com 10, 20 amigos é uma coisa do passado, você não precisa tolerar pessoas aleatórias que incomodam você e não acrescentam nada na sua vida. Com a idade, você vai finalmente aprender a apreciar aqueles poucos e verdadeiros amigos que você tem e amá-los incondicionalmente.

Aos 30 anos, você vai descobrir que para ter momentos felizes basta ter alguns amigos com quem você pode compartilhar tudo, em vez de perder tempo com pessoas tóxicas ou aqueles que apenas drenam a sua energia e não dão nada de volta. Seus melhores amigos são as pessoas que querem estar ao seu lado o resto de sua vida, nos bons e maus momentos.

7. Vida noturna muito mais curta e seletiva

Assim como você aprende a apreciar uma boa cerveja especial, terá dinheiro para comprar bebidas melhores nos lugares (do que aquele esquenta com refrigerante e vodka vagabunda) e vai deixar de tolerar ambientes tumultuados, para encher a cara (famoso open bar).

Eventos que tinham como maior desafio chegar ao bar e pedir bebida, são substituídos por uma noite com seus colegas e amigos, bebendo vinho, em um jantar na casa de alguém e assistindo filmes.

Alguns sábados você vai preferir ficar em casa ‘maratonando’ uma série no Netflix no seu sofá a ir para a balada.

8. Sua timeline está cheia de fotos do bebê e casamento

Reprodução

Você provavelmente não sabe dizer exatamente quando as fotos que apareciam no seu feed de notícias mudou de baladas festas para casamentos e bebês. Você pode estar se queixando ou fazer comentários sarcásticos, mas no fundo você sabe que você gosta daqueles retratos do bebê bonito ou de ver aquele bróder cachorro louco que enfim encontrou alguém legal para ficar junto.

9. Um outro significado para a palavra ‘velho’

Quando eu era adolescente, imaginava chegar aos 30 anos casado, bem estabelecido profissionalmente, com filhos e morando em uma casa no interior. Principalmente, eu me via muito mais velho do que realmente sou agora.

Ainda bem que as minhas expectativas não se realizaram. No alto dos meus 30 anos, eu estou feliz por ter demorado a tomar grandes decisões em minha vida e adiado o projeto de ter filho. Assim, pude me reinventar no meu trabalho, iniciar um projeto pessoal e não ficar preso a uma carreira pelo resto da minha vida.

10. Amor e sexo são melhores

Reprodução

Você pode ter encontrado um, ter se decepcionado com alguns, ou ainda estar procurando, mas uma coisa é certa: você está muito mais preparado para ter um relacionamento e ficar com alguém que te faça feliz. Você esta muito mais consciente do que quer e maduro para fazer o amor acontecer.

Claro, sua vida sexual também se torna melhor aos seus trinta anos, já que você finalmente começa a conhecer melhor o seu corpo e entender o corpo do outro, tornando mais confiante e podendo ter e proporcionar mais prazer

No final nas contas, nossa vida é construída por fases e 30 anos é uma delas. Você pode ter ótimas experiências nesse momento da vida, basta querer e se permitir. Não tenha medo de novidades e mudanças, isso faz parte da sua história.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso