Skol Ultra – Marca lança cerveja puro malte e sem milho para atletas

Skol Ultra

A Skol aparece na loja com um dos seus mais novos lançamentos: a Skol Ultra. No novo rótulo consta a informação de que a bebida é uma “cerveja puro malte e leve”. Seria este a primeira Skol a não levar milho?

+ Descubra a diferença entre a Skol Ultra e a Skol Normal
+ 40 Cervejas Brasileiras que você precisa beber

No Empório da Cerveja, loja virtual da Ambev, aparece algumas informações na página. Na página da venda, consta as seguintes informações:

Skol Ultra - Marca lança cerveja puro malte e sem milho para atletas

“Skol Ultra é uma cerveja leve e refrescante. Ela é produzida a partir de matérias primas especialmente selecionadas que combinadas com um processo inovador de produção atinge o melhor equilíbrio entre sabor e baixa caloria”.

Na imagem de divulgação, mostra a quantidade de calorias (99), os carboidratos (4,3 g) e o teor alcoólico (4,2% ABV). Mais embaixo, fala que o rótulo pertence ao estilo American Light Lager.

Clique aqui para comprar

No Guia de estilos de cerveja (Beer Advocate) , essa são as características sensoriais típicas:

“Adjuntos como milho, arroz e outras fontes de açúcar são comumente utilizados”.

Entrei em contato com um sommelier de cerveja e especialista na área (que preferiu não se pronunciar) e ele falou:

“Teoricamente dá. O estilo pelo BA permite que uma light seja puro malte (light = American Lager com redução de calorias). Ele diz apenas que adjuntos são frequentemente usados. Acredito que isso seja possível também tecnicamente, ou seja, na hora de fazer a cerveja mesmo (light exige redução de calorias e de corpo). No entanto, nunca fiz, e não sou mestre cervejeiro. Portanto, nessa parte de fazer a cerveja mesmo, acho melhor você consultar um mestre cervejeiro. Sei que deve ser difícil fazer isso sem adjunto”.

Entrei em contato com Patrick Bannwart, mestre cervejeiro da Karavelle, questionando se caberia uma cerveja Puro Malte no estilo American Light Lager.

“Sim, é possível! É só trabalhar com um extrato de mostro mais baixo, deixar a cerveja mais seca. Isso é definido na rampa de mostura. Para uma cerveja light ela precisa ter, no mínimo, 25% menos carboidrato do que em uma cerveja original. Isso é possível diminuindo a quantidade de malte”.

Atualização 10/09


Recebemos as informações da assessoria sobre a Skol Ultra. Trata-se de uma bebida voltada para quem pratica atividade física, buscando equilíbrio entre uma vida ativa, sem abrir mão de beber cerveja. Ela tem menos calorias e carboidratos (99 Kcal em 310 ml) e é a primeira cerveja do mercado brasileiro desenvolvida com essas características.

“O bem-estar e a tendência à vida equilibrada nunca foram tão importantes e enxergamos isso como uma grande oportunidade para a cerveja. Somente Skol, com sua credencial de inovação e qualidade, poderia criar um produto como este. Acreditamos que Skol Ultra tem potencial para revolucionar o mercado de cerveja”, conta Taciana Ávila, gerente de portfólio da Skol.

A polêmica dos adjuntos cervejeiros

As cervejas comerciais são alvos de críticas por usarem adjuntos cervejeiros (e especialmente o milho) para produção de seus rótulos.

Cereais como milho e arroz são utilizados na produção de cerveja como fonte alternativa de amido. Segundo as fabricantes, o uso do milho – ou cereais não malteados – serve para proporcionar espuma e  evitar que a bebida gere corpo, criando-se assim cervejas mais leves.

A troca também existe porque o milho chega a ser 30% mais barato do que a cevada, cortando custos para as empresas na produção.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »