Beber de estômago vazio realmente te deixa mais bêbado?

Beber de estômago vazio pode te deixar mais bêbado

Depois dos primeiros porres, você já deve ter ouvido a afirmação básica dos bêbados: “você passou mal porque bebeu de estômago vazio”! Mas será que isso é mesmo verdade?

A nutricionista funcional Andrezza Botelho resolveu esclarecer essa dúvida e explicar se realmente é preciso bater um prato de arroz e feijão antes da noitada para não passar mal. A ingestão de bebidas alcoólicas com o estômago vazio realmente potencializa seus efeitos por aumentar a absorção do álcool.

Aliás, o hábito de beber sem comer antes também é prejudicial para o seu estômago!

Se o álcool for tomado em jejum, ele chega antes à corrente sanguínea e precipita seus efeitos, que podem atingir o clímax entre 30 minutos e 2 horas depois do consumo, segundo a empresa de consultoria Forcon, especialista em toxicologia.

Em vez disso, quando se bebe depois de comer, os efeitos secundários do álcool se minimizam.

Um estudo feito por pesquisadores do Hospital Universitário de Linköping, na Suécia, e publicado no Journal of Forensic Sciences, aponta o seguinte: “A maior parte do álcool é absorvida pelo intestino delgado, para onde passa rapidamente quando ingerido de estômago vazio, provocando um pico elevado de concentração no sangue”, explica Xavier Parés Casasampera, professor de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Autônoma de Barcelona.

Ele continua: “Mas se, ao contrário, bebe-se com o estômago cheio, o álcool é absorvido lentamente porque o esvaziamento gástrico demora mais e o pico de concentração no sangue é mais moderado, tornando-se menos tóxico para o organismo”.

Beber de estômago vazio pode te deixar mais bêbado

Se você quer beber e reduzir os efeitos colaterais de um porre, a especialista recomenda: faça uma refeição baseada em cereais, leguminosas, hortaliças, proteínas magras e frutas antes de começar a beber.

E se você já ouviu alguém dizer que comer comidas gordurosas é a melhor opção para segurar a bebedeira, pode esquecer! Alimentos tipo fast-food ou ricos em gorduras dificultam a digestão e podem provocar aquela sensação horrível de estômago estufado e enjoo.

A última e mais importante recomendação da nutricionista é aquela que os experientes no assunto já sabem: quando beber, intercale as doses de álcool com pequenas doses de água. Assim, você garante sua hidratação e evita qualquer complicação futura – também conhecida como “ressaca”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »