5 maneiras de abrir o vinho sem saca-rolhas

Confira 5 modos de abrir um vinho sem precisar de um saca-rolhas

Você viajou com a patroa e montou aquele cenário especial. Jantar à luz de velas, clima intimista e até torrou sua grana com aquele vinho importado que seu amigo indicou para harmonizar com a comida. Tudo perfeito até a besta se tocar que tinha esquecido um detalhe, o saca-rolhas.

Esse é o tipo de item que você sempre se pergunta o porquê tem e, quando precisa, boa parte das vezes não esta lá para te auxiliar. Mas antes que a noite acabe mesmo antes de começar, decidi reunir algumas soluções com níveis de dificuldade para te ajudar a abrir seu vinho sem saca-rolhas. De quebra você vai deixa-la impressionada com suas novas habilidades. Confira!

Empurrar a rolha

Dificuldade: 2/ risco de perder a garrafa: 2

Essa é uma das alternativas mais fáceis. Utilize uma caneta ou qualquer outro objeto pontiagudo e que caiba dentro do gargalo da garrafa a abrir, por exemplo, a parte de trás de uma colher de pau ou mesmo o seu polegar.

Prenda o objeto escolhido para que ele não se perca lá dentro. Empurre a rolha para dentro da garrafa e pesque seu objeto no final. A rolha vai ficar flutuando dentro da garrafa aberta. Cuidado ao empurrar a rolha, pois pode sair um pouco de vinho pelos lados e sujar sua roupa.

Com ajuda da caixa de ferramentas

Dificuldade: 4/ risco de perder a garrafa: 3

Se você está em casa e tem a mão um kit de ferramentas, com um martelo, um parafuso e uma chave-de-fendas, você esta salvo. Basta perfure a rolha com um parafuso e enroscar. Depois do parafuso estar bem preso à rolha, puxe-o com a parte de trás de um martelo com cuidado para que a rolha não se desfaça dentro da garrafa.

Bater no fundo usando um sapato

Dificuldade: 3/ risco de perder a garrafa: 3

para abrir uma garrafa de vinho com um sapato, basta remover o plástico que envolve o gargalo e escolher um sapato com uma sola grossa e forte. Tente determinar a melhor maneira de manter uma aderência sólida entre a garrafa e o sapato.

Depois, com um pouco de força, dê pancadas secas contra uma superfície sólida, com repetições, a rolha vai se soltar. Para não derramar o vinho pare o movimento antes que a rolha saia completamente da garrafa. Se o bêbado do vídeo conseguiu, qualquer um consegue!

Bater no fundo com uma árvore

Dificuldade: 3/ risco de perder a garrafa: 4

Se você tiver em um camping ou no meio da natureza, basta utilizar a mesma técnica anterior na árvore.

Use um pano para segurar a garrafa, agarre bem e bata secamente com o fundo contra o tronco da árvore até a rolha estar suficientemente para cima para ser puxado à mão. Cuidado para não exagerar na força e quebrar a garrafa.

Cortar com uma faca de cozinha ou espada

Dificuldade: 5/ risco de perder a garrafa: 5

Como imagina que não deva ser nada fácil achar uma espada por ai, sugiro usar a faca de cozinha. Mas adianto que, apesar dessa prática ser a mais estilosa, requer muta técnica e cuidado (e muitos vinhos desperdiçados também).

Com uma faca de chef de cozinha, deslize pelo gargalo e dê algumas pancadas no seu topo até lhe apanhar o jeito. Depois, faça o mesmo movimento de forma rápida e seca, cortando o gargalo de forma limpa e sem estilhaços.

Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, fã de esportes, apreciador de cerveja (e destilados), e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+