Se você já viu qualquer filme de boxe deve saber que além de treinar soco e desvio, os caras estão sempre pulando corda - mas de um jeito diferente do tradicional
Por que pular corda?
Ao praticar esse exercício, você treina cardio, coordenação, concentração e destreza tudo de uma vez só.
Outro motivo pelo qual boxeadores adoram pular corda é porque ajuda na flexibilidade dos pulsos, além de trabalhar o reflexo. Quem diria que dá pra treinar tudo isso só pulando corda, né?
Escolhendo a corda
O principal tipo de corda usada por boxeadores é a chamada “speed rope” - um tipo de cordas mais leves e feitas com um material adequado para a alta velocidade.
Tamanho da corda
Pise no meio da corda com um pé e depois puxe as pontas em direção ao topo do seu corpo. Para iniciantes, elas devem alcançar os ombros.
Postura
É necessário estar com as costas eretas, cabeça reta e ombros para trás. Assim, você conseguirá pular corda por muito mais tempo e com menos lesões.
Cotovelo
Para melhorar ainda mais o seu desenvolvimento, lembre-se de manter os cotovelos para dentro e juntos ao corpo. Esse movimento garantirá melhor eficiência.
Joelho e pés
Para pular corda como um boxeador, mantenha os joelhos levemente dobrados e pule sempre na ponta do pé.
Praticando sem a corda
Treine pular com os dois pés ao mesmo tempo e, depois que dominar essa prática, pular alternando os pés, colocando o peso do corpo no pé que está tocando o chão.
Se você já se sente confortável com esse movimento, você pode (finalmente) praticar esse exercício com uma corda. Depois, aumente a velocidade e incorpore elementos como cruzar a corda.
Dicas importantes
Sempre aqueça antes de fazer qualquer exercício físico.
Tenha paciência. Com muita prática você conseguirá alcançar os seus objetivos.