Inscreva-se no Canal

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Nem todo mundo nasce com a sorte de gostar de malhar ou de curtir passar duas horas dentro de uma academia.

Mas, assim como muita coisa nessa vida, nosso gosto pode ser construído e, como já dizia os Titãs: “dizem que não há nada que você não se acostume”, então, se a academia for inevitável na sua vida e se você precisar se matricular em uma por questões de saúde ou estética, nós temos algumas dicas.

+ Veja nossas dicas pra recuperar a sua motivação para malhar

No mundo ideal, você deveria encontrar um esporte que se encaixe no seu perfil ou uma atividade que você goste de praticar fora da academia, mas se isso não for possível e sua única alternativa para melhorar sua saúde e entrar em forma for a academia, veja o que você pode fazer para sobreviver dentro dela:

Se esforce por um mês

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Maxwell Maltz foi um cirurgião plástico dos anos 1950 que notou um padrão estranho entre seus pacientes.

Quando o Dr. Maltz realizava uma operação como, por exemplo, uma plástica no nariz, ele notou que o paciente demorava cerca de 21 dias para se acostumar com seu novo rosto.

Isso também acontecia com questões graves como quando um paciente tinha um braço ou uma perna amputada.

Então, Maltz escreveu sobre essas experiências e afirmou: “Estes, e muitos outros fenômenos observados tendem a mostrar que requer um mínimo de cerca de 21 dias para uma imagem mental se dissolver e formar uma nova imagem ou hábito”.

Ou seja: se esforce por 21 dias e freqüente a academia diariamente, nem que seu treino dure cerca de 20 minutos. Com o tempo, você vai se acostumar.

Escolha uma academia perto do seu trabalho ou da sua casa

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Não tem jeito: se a academia for longe, não importa o quão incrível ela seja, você vai sentir preguiça e abdicar de um treino ou outro.

Escolher um lugar perto de casa é fundamental para criar a rotina que falamos acima e adquirir o hábito sem tanto sofrimento.

Crie pequenos prazeres em paralelo

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Deixe para fazer na academia coisas que você não faz fora dela. Como assim? Vamos tentar explicar de um jeito prático: se você, por exemplo, gosta de ouvir podcasts, deixe para ouvir os episódios novos do seu podcast favorito apenas na academia.

Desse jeito, seu cérebro vai criar uma relação de prazer entre as duas coisas e ir até a academia vai te proporcionar uma recompensa imediata.

Não se sinta forçado para interagir

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Muita gente que não gosta de academia costuma não gostar da obrigação de socializar dentro dela.

Como temos a imagem de que todo mundo se conhece dentro de uma academia e vive conversando e discutindo treinos e assuntos relacionados ao universo fitness, a simples ideia de entrar nesse mundo pode parecer assustadora. Mas saiba: você não é obrigado a socializar com as pessoas, tudo o que você vai precisar fazer é prestar atenção no professor – se houver – e nas orientações dos primeiros treinos.

Depois, basta colocar seus fones de ouvido e se isolar do mundo.

Faça aulas

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Hoje, várias academias oferecem aulas dentro do pacote da mensalidade e você não precisa necessariamente fazer um treino aeróbico ou musculação dentro da academia para alcançar seus objetivos.

Faça aulas experimentais e descubra a atividade que você mais curte!

Tenha seu objetivo em mente e seja realista

Como aprender a lidar a academia e sobreviver dentro dela se você odeia malhar

Em vez de focar em quantos quilos quer perder, tenha em mente as razões pelas quais você está fazendo atividade física. Prestar atenção apenas na balança pode ser desmotivador e até perigoso, já que os números refletidos nela não são necessariamente sinônimos de saúde.

Malhando, você pode ficar mais pesado por causa da massa magra e nem sempre um número baixo na balança é garantia de que seu corpo está mais resistente e saudável.

Quando você ter em mente que está se movimentando para, por exemplo, melhorar seu condicionamento físico, viver mais tempo para acompanhar o crescimento dos seus filhos, netos ou até para conseguir ter disposição para aproveitar a sua vida, a rotina na academia vai ficar muito mais fácil.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »