5 barbas para usar em 2018

Misturar barba e moda é complicado, afinal, assim como algumas tendências que surgem envolvendo roupas, as tendências que envolvem cortes de cabelo e estilos de barba também não se encaixam em todos os estilos e nem formatos de corpo.

É claro que você pode usar o tipo de barba que quiser, mas alguns estilos favorecem mais o formato do seu rosto. Por isso, separamos as melhores barbas pra você apostar em 2018, e também compartilhamos algumas dicas para te fazer entender qual tipo de barba combina melhor com o seu fenótipo.

Bandholz

5 barbas para usar em 2018

O estilo de barba de Bandholz tem uma história muito interessante por trás: Eric Bandholz foi um cara que começou sua carreira trabalhando no mundo corporativo.

Em 2011, ele sentiu um forte desejo de cultivar uma barba, mas sempre recebeu comentários negativos no seu ambiente de trabalho.

Ele então decidiu abandonar seu trabalho e começou a perseguir o que ele chama de “estilo de vida das barbas urbanas”. Hoje, Eric Bandhoz é o fundador da Beardbrand, uma empresa especializada em produtos de higiene pessoal masculina.

Com isso, ele também se tornou conhecido por ter um estilo distinto de barba que é conhecido como o Bandholz.

O Bandholz consiste em um bigode conectado a uma barba cheia. Ao contrário do estilo Garibaldi, a barba não para na marca de 20cm e pode crescer livremente.

Ela é uma boa opção pra quem tem o rosto oval e o queixo pequeno.

Balbo

5 barbas para usar em 2018

O estilo da barba Balbo também tem uma história interessante.

Ela costumava relacionada aos fascistas porque o homem que a popularizou foi o italiano Italo Balbo, um dos capangas de Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, nos últimos anos, o estilo Balbo parece ser sinônimo do ator Robert Downey Jr.

O estilo Balbo pode ser dividido em três seções principais: primeiro, ele requer que você cultive um bigode. Depois, você precisa deixar os pelos crescerem no queixo, principalmente na região logo abaixo do lábio.

Por último, você deve deixar o cabelo crescer na extremidade inferior do queixo, e eliminar os pelos entre o centro do queixo – na altura do lábio inferior – e a parte inferior da barba.

Esse estilo funciona muito bem para quem tem o rosto quadricular e deseja melhorar a harmonia nas extremidades.

A barba Balbo também vai se adequar aos homens que têm queixos estreitos.

Van Dyke

5 barbas para usar em 2018

 

O Van Dyke é um tipo específico de cavanhaque em que o quase-cavanhaque e o bigode não se unem, mas estão sincronizados pelo desenho criado. O nome é uma homenagem ao pintor flamengo Anthony Van Dyke, muito conhecido na Espanha pelo seu estilo de arte.

O estilo Van Dyke foi muito popular até o final do século XIX, e aos poucos foi sendo deixado de lado e só voltou aos holofotes nos últimos anos.

Mesmo com sua relativa popularidade, não é todo mundo que consegue segurar o estilo, afinal, além dele não ser fácil de fazer, também não é tão fácil de manter e não combina com todos os formatos de rosto.

Para criar o estilo, você vai precisar deixar a barba crescer por pelo menos 6 semanas e, depois, fazer um cavanhaque redondo. Quando tirar as laterais da barba, deixe apenas o cavanhaque, com um espaço de aproximadamente 5 centímetros da boca. No pescoço, tenha cuidado quando for tirar a barba na área do queixo. A ideia é que o cavanhaque fique redondo, para que a última e a principal parte do Van Dyke seja desenhada.

Depois de desenhar o cavanhaque, tire com cuidado a área entre o queixo e a boca. Essa parte deve ficar tão lisa quanto o restante. Por fim, apare as pontas do bigode, ajuste de leve sua barbicha, e defina o visual final do seu Van Dyke.

Vale lembrar: esse estilo de barba combina bastante com homens de rosto triangular.

Old Dutch

5 barbas para usar em 2018

Quando a gente olha pra esse tipo de barba fica difícil não pensar nos hipsters. Porém, deixe seu preconceito de lado: a barba old dutch, também conhecida como barba lenhador, é uma ótima alternativa para homens de rosto grande ou de bochechas mais gorduchas, afinal, ela alinha as proporções de uma forma bem harmônica e também faz com que qualquer homem com cara de bebê pareça mais velho.

Para aderir ao estilo, é importante saber suas principais características:

  • Ligação entre bigode, cavanhaque e costeleta;
  • Bigode maior e mais modelado;
  • Fios longos e mais cheios, inclusive na área do pescoço;
  • Desenho sutilmente arredondado, com a região do queixo um pouco mais oval e pelos que chegam até mais da metade da bochecha.

Para conseguir ter uma old dutch, porém, você vai precisar ter muita paciência: é preciso deixar os pelos crescerem consideravelmente antes de criar o desenho – que na verdade é bem simples – da barba. Por isso, abandone a lâmina e pare de fazer a sua barba. Depois que ela crescer consideravelmente, apare sutilmente nas laterais e na região das bochechas.

Ducktail

5 barbas para usar em 2018

A barba ducktail vai voltar com tudo em 2018 por causa da série Vikings. Em 2017, ela já se popularizou bastante mas ano que vem vai ser difícil ver um barbudo que não esteja seguindo esse estilo.

Porém, o estilo combina mais com rostos alongados e funciona muito bem em homens de rosto redondo, afinal, ele estica o queixo.

Para cortar sua barba no estilo ducktail, você pode usar um aparador e tirar o excesso de pelos das costeletas seguindo a linha até o queixo. Neste estilo, a barba que cresce abaixo do queixo pode ser aparada para criar um formato pontiagudo.

E aí, qual sua barba preferida da lista que criamos?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »