Pensando em trocar o visual ou simplesmente precisando de um ponta pé para finalmente deixar sua barba crescer ou mudar o seu estilo? Então, nada melhor – e mais prático – do que avaliar os formatos de barba que estão fazendo sucesso por aí e escolher aquele que combina com você.
Acesse o canal Barba do MHM e tenha conteúdos exclusivos para cuidados, estilos e como fazer sua barba crescer.
A tendência é uma barba cheia, com bastante volume. Ela não precisa ser extremamente comprida e nem muito exagerada, mas, para seguir o estilo que está dominando o rosto de vários caras mundo a fora, basta deixar a barba crescer cerca de 2 centímetros. Mas, se você não curte tanto esse visual, ou não tem a quantidade de pelo suficiente para preencher o rosto dessa forma, tudo bem. É a moda que deve se moldar ao seu rosto e corpo, não o contrário!
81 estilos de BARBA em tendência
Selecionamos 37 barbas incríveis para você se inspirar e escolher o visual que combina com você e com o formato do seu rosto. Se liga:
Barba sombreada – boxed
Cheia, um pouco comprida e com o aspecto “sombreado” causado pela quantidade de pelos.
Garibaldi
Clássica, ideal para homens que têm o rosto mais oval e querem alcançar uma proporção mais agradável.
Van Dyke
O cavanhaque Van Dyke também está em alta e combina bastante com homens de rosto redondo.
Balbo
Sofisticada, é a barba que vai figurar o rosto de muito homem no próximo ano. Curiosidade: quem deu o nome para o estilo foi o Marechal italiano da aeronáutica do governo de Mussolini na década de 1930.
Bandholz
Para os mais ousados, a barba Bandholz – caracterizada pelo bigodão comprido e a barba longa – é a tendência certa. Ela combina com homens de rosto triangular invertido e oval.
Ducktail
Você pode aderir ao estilo de forma tímida ou mais exagerada. Tudo vai depender da sua personalidade. A tendência é deixar o bigode crescer e modernizar o estilo.
Bagunçada e curta
Se você ainda é novo na arte da barba, pode deixar a sua barba crescer cerca de um centímetro e não se preocupar tanto com o corte reto dos fios nas extremidades.
Cavanhaque Estendido
Tendência forte: o cavanhaque estendido pode ser alcançado de forma discreta – com os pelos mais uniformes – ou mais ousada, assim como o modelo da esquerda.
French Fork
Se você é ousado, pode investir nesse modelo de barba. O cavanhaque mais comprido é “dividido” em dois e cria um visual bem caricato.
Aparada e bem desenhada
Deixe a sua barba crescer apenas um pouco e se preocupe com as extremidades: para criar esse efeito, você deve desenhar bem as linhas.
Barba rala + cavanhaque
Se você quer um cavanhaque mas não tem coragem de ostentar um, pode deixar os pelos crescerem mais na região central do rosto e aparar um pouco a barba nas laterais.
Cheia e bem desenhada
As linhas marcadas na área do bigode e nas bochechas criam esse estilo.
Cheia e bagunçada
Parecido com a ducktail, esse estilo é mais cheio e menos prolongado.
Degradê com bigode cheio
O degradê parte do cabelo e desce pela lateral do rosto até o final da barba, que deve ficar bem cheia.
Degradê em duas áreas
Se você quiser desenhar a parte inferior do seu rosto para equilibrar as proporções, pode fazer o degradê que parte do cabelo e segue até a barba, e, na parte do pescoço, deixar os fios crescerem – mas não tanto quanto a parte do queixo.
Degradê horizontal
O degradê também fica muito legal se for feito de forma horizontal. Ou seja: a ilusão de crescimento surge das bochechas.
Bigode e cavanhaque ralo
Se você não tiver muito pelo no rosto, também pode apostar no visual.
Barba penteada
O estilo bem aparado pode ser alcançado em rostos com menos e mais pelos. Você só precisa manter os fios penteados e alinhados depois que criar o desenho.
Bigode ralo
Em alta, o bigode mais ralo é ideal para quem quer aderir ao estilo mas ainda não tem coragem de ostentar o bigodão. Mas tome cuidado: os pelos devem estar bem aparados para você não transmitir aquela imagem de criança que quer ter barba.
Barba quase-boxed
O modelo acima que o Rodrigo Santoro adotou no seriado Westworld lembra bastante o estilo boxed. Porém, no caso do Santoro, a barba é mais rala.
Handlebar com barba rala
O bigode Handlebar está com tudo e, se você não quiser abrir mão do resto dos pelos do rosto, pode combinar o visual com uma barba mais rala.
Bigode pencil discreto
Outra recomendação pra quem quer ter bigode mas não tem muita coragem é cultivar o bigode pencil discreto, com pelos bem próximos da raiz. Você pode combinar o bigode com um cavanhaque igualmente aparado e barba rala nas laterais.
Pelos para todos os lados
Uma tendência mais ousada e despojada é deixar os pelos crescerem no pescoço. Mas tome cuidado: pra seguir o estilo, os pelos do rosto devem estar no mesmo comprimento.
Hollywoodian
Para segurar esse estilo, tenha certeza que você tem bastante pelo no rosto – mas se tiver falhas, tudo bem. Pelos grossos e compridos costumam cobrir os buracos.
Ducktail discreto
O Ryan Gosling está em alta em Hollywood, e a barba dele também.
Boxed – mas bem cheia
Quer aderir? Tenha paciência! Você vai precisar deixar a barba crescer bem mais que o comprimento desejado para poder seguir o corte sem falhas.
Engomada
Se você trabalha em escritório ou em um ambiente que não te permite abusar da barba, esta é uma ótima escolha.
Linhas definidas
Sua barba cheia ganha muito mais estilo – e seu rosto fica muito mais limpo – quando as linhas estão bem definidas.
Onde fazer?
Curtiu os estilos acima? Você pode levar a foto para um profissional da Barbearia Garagem e adaptar o visual ao seu rosto. Ela é pioneira em estética masculina no Brasil e oferece os mais diversos serviços como massagem, podologia, dia do noivo e vários outros.
Veja onde você pode encontrar uma filial:
► SÃO PAULO
Moema – Avenida Agami, 183
Itaim – Rua Prof. Atílio Innocenti, 731
Anália Franco – Rua José Oscar Abreu Sampaio, 134
Perdizes – Rua Doutor Homem de Melo, 420
Shopping D&D – Avenida das Nações Unidas, 12555
Cidade Jardim – Avenida Magalhães de Castro, 1200
Viste também o site da Garagem Barbearia.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso