Inicialmente, parece uma boa ideia. Depois de uma sucessão de brigas – ou uma grande discussão que parece ter deixado ambos sem perspectiva de futuro – dar um tempo pode parecer a solução mais rápida e eficiente. Mas será que isso é realmente verdade?
Os casais costumam aceitar a ideia de “dar um tempo” por vários motivos. Entre eles, o medo de terminar e a esperança de que um espaço faça ambos relembrarem as razões pelas quais se apaixonaram.
Há também, é claro, aqueles que sugerem um tempo no relacionamento já sabendo que, depois, o relacionamento vai acabar. Essa atitude é covarde e extremamente cruel para a outra parte que aceita o acordo porque provavelmente ela ainda tem esperanças de que o namoro funcione.
Então, se você realmente não enxerga mais um futuro com a outra pessoa, seja honesto e termine o relacionamento em vez de se esconder atrás de um pedido por espaço.
Porém, se você quer fazer o namoro dar certo mas sente que um pedido de desculpas não é mais o suficiente, pedir um tempo pode ser uma boa ideia sim. Veja por quê:
Quando pedir desculpas não basta
Quando os pedidos de desculpa e as promessa de mais afeição e atenção não são suficientes para manter a paz no relacionamento, talvez a distância possa ajudar o casal a refletir sobre os erros e acertos.
Por exemplo: se as grandes brigas acontecem por causa de erros repetidos, o casal pode estar viciado em determinados comportamentos nocivos e não perceber isso até o momento da discussão.
Um tempo, então, pode realmente quebrar o ciclo. Se reencontrar fora do relacionamento pode ser vital, especialmente depois de anos de coexistência dentro de um namoro ou casamento.
Quando você precisa sentir saudades
Aquele papo de que a saudade é importante para cultivar um relacionamento pode ser uma verdade se você e sua parceira estiverem encarando uma crise.
Lembrando: não é uma regra, mas muitos casais conseguem se conectar outra vez quando percebem a falta que sentem um do outro.
Quando o casal não se escuta mais
Se você percebeu que não escuta mais a sua parceira e também notou que ela não consegue mais te ouvir durante uma conversa, talvez dar um tempo seja uma boa ideia.
Quando o relacionamento vira uma sucessão assustadora de brigas e discussões por pequenos ou grandes motivos, a melhor maneira de quebrar o ciclo pode ser simplesmente se afastar. Mas, antes de dar o tempo, é preciso deixar claro as razões pelas quais vocês estão tomando essa decisão.
A distância pode fazer com que ambos enxerguem os problemas sem a necessidade de ganhar uma briga ou ter a razão dentro de uma discussão.
Então, amadurecer individualmente antes de embarcar novamente na relação é uma boa ideia.
Quando você precisa entender o que sente
A distância pode te fazer entender o que você realmente sente: ela pode te fazer perceber a falta que sente da outra pessoa ou te fazer compreender que o relacionamento já estava caminhando para o fim.
Vai ser doloroso, mas é melhor enxergar a verdade do que viver um relacionamento tóxico.
Quando você esqueceu quem você é
Descobrir mais sobre quem amamos é algo incrível e saudável em um relacionamento. Porém, muitas vezes, a gente acaba se perdendo dentro da outra pessoa em um relacionamento longo e, aí, esquecemos da nossa própria identidade. Isso não é nada saudável e a distância pode te ajudar a se lembrar de quem você realmente é.
Depois, quando você resolver voltar com a sua parceira, você vai ter a oportunidade de enxergá-la com novos olhos e ela também vai relembrar quem você realmente é.
Afinal, quanto mais você sabe sobre os seus desejos e sonhos, mais fácil é colocá-los em prática em um relacionamento.
Dar um tempo não é terminar
Dar um tempo não é sinônimo de terminar um relacionamento. Ou seja: nesse tempo, a ideia não é conhecer gente nova e nem se envolver sexualmente ou emocionalmente com outras pessoas.
Dar um tempo é refletir sobre si mesmo e sobre o seu relacionamento.
Dar um tempo não é deixar de amar
Você não deixou de amar a sua parceira porque deu um tempo no relacionamento e, obviamente, ela também não deixou de te amar porque topou essa ideia. Quando o casal toma essa decisão, é preciso deixar claro que ela foi tomada por amor e pelo desejo de fazer o relacionamento funcionar.
Psicólogos dizem que não é uma boa ideia estipular um prazo. Quando ambos se sentirem confortáveis e prontos para discutir o que aprenderam e pensaram enquanto estavam afastados, a conversa vai surgir naturalmente.
Esse tempo não precisa ser doloroso, você precisa ter em mente que essa distância vai te fazer bem e, é claro: você não precisa se sentir obrigado a dar um tempo. Muitos casais conseguem solucionar seus problemas sem o uso da distância. Cabe a você discutir isso com a sua parceira e ouvir o lado dela. Assim como qualquer decisão tomada em um relacionamento, a ideia de “dar um tempo” precisa ser completamente aceita e compreendida por ambos os lados.