Viajar em família faz bem pra saúde, sugere a ciência

Viajar em família faz bem pra saúde, sugere a ciência

Reprodução

O discurso é clássico e a gente já conhece ele muito bem: se alimentar bem, fazer exercícios e dormir 8 horas por dia é o segredo para ser saudável. Mas o que a gente não imaginava é que viajar também faz bem para a saúde e, além disso, viajar em família é a receita ideal para ser feliz e viver mais.

De acordo com um levantamento do site AlugueTemporada, marca brasileira da HomeAway, – conduzido pela psicopedagoga Maria Helena Bartholo e pelo pediatra Daniel Becker -, 90% das pessoas acreditam que viajar em família é investir antes de tudo em bem-estar.

A pesquisa ouviu mais de 2.250 pessoas e, para a maioria delas, planejar uma viagem é prática tão necessária quanto fazer esportes e cuidar da alimentação.

Viajar em família faz bem pra saúde, sugere a ciência

Reprodução

93% dos viajantes inclusive acham que as viagens podem aproximar ainda mais as famílias. Segundo Maria Helena, especialista em relações familiares, as agendas intensas dos pais e dos filhos pedem uma pausa.

“As famílias que conseguem viajar juntas se reabastecem física e emocionalmente. Os problemas e o estresse oriundos de uma rotina puxada desaparecem nas férias”, afirma a psicopedagoga. Viajar significa conhecer novos lugares e culturas, conviver mais com a natureza, caminhar mais, brincar mais e respirar ar puro”, explica o pediatra Daniel Becker em entrevista para o portal Exame. Para ele, tudo isso traz benefícios importantes.

“O convívio e o afeto também são fatores que beneficiam especialmente as crianças na sua saúde física e mental”. É por isso que 84% dos entrevistados concordam que as viagens servem para deixar de lado a rotina e as obrigações em prol de viver momentos únicos em família. A maioria das pessoas inclusive abre mão de outras atividades de lazer, como comer fora e ir ao cinema, a fim de economizar dinheiro para viajar, segundo a pesquisa.

E calma: você não precisa gastar uma fortuna para isso! Um passeio de fim de semana já vale para promover bem-estar na família. De acordo com Maria Helena, o sábado e o domingo deveriam ser sagrados para se aproximar de quem você ama. “Viagens curtas trazem muitos benefícios para as relações familiares. Uma rápida fuga geográfica ajuda a recarregar as baterias e a alimentar os vínculos”.

E aí, já separou a grana pra viajar?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »