Se Chicago não está na lista do seus principais destinos para visitar nos Estados Unidos, deveria estar. A metrópole de quase 3 milhões de habitantes é uma cidade vibrante com opções de compras, esportes, turismo e bem estar que vão além do seu destino de férias tradicional.
Uma cidade plana e planejada, perfeita para passear a pé e evitar gastos com estacionamento ou gasolina. Localizada na beira do Lago Michigan, um dos maiores lagos do mundo, tem opções para se refrescar na água fresca ou na sombra de seus imensos arranha-céus. Para passar o tempo, você pode escolher um dos muitos museus locais ou assistir uma partida de um dos times da cidade. Viajar para Chicago traz opções que agradam todos gostos e tipos de pessoas.
A convite do Choose Chicago, fui para a cidade dos ventos e fiz uma lista com o que faz fazer em Chicago. Confira:
As atrações turísticas de Chicago
Em 1871, Chicago passou por uma grande incêndio que destruiu uma boa parte da cidade. A partir dai, o local passou por um extenso planejamento urbano e arquitetônico que tornaram os prédios da cidade uma atração turística para quem visita o local.
Não a toa, tanto o Skydeck, localizado na Willis Tower, quanto o 360 Chicago, localizado no John Hancock Center, são pontos tão disputados por turistas. Ambos localizados a muitos metros de altura, permitem uma vista priveligiada dos prédios que formam o skyline de chicago – e ótimas fotos, é claro.
Uma atração que se destaca é o passeio de barco pelo rio Chicago. A bordo da embarcação, guias locais oferecem uma boa explicação da história da cidade com informações sobre cada um de seus edifícios mais famosos: quem construiu, como construiu e por que construiu. Uma prova da riqueza cultural de Chicago.
Se quiser uma opção mais personalizada, pode optar pelo Chicago Greeter, um serviço gratuito em que você pode agendar guias locais para te levar em tours pelos 77 bairros do local. Pude fazer uma visita guiada no bairro de Wicker Park que me deu uma boa visão sobre a história local e suas atrações. Acredite, as ruas de Chicago tem muita história pra contar.
O que Chicago tem de abundância de prédios, tem de museus e espaços culturais também. São centenas de espaços voltados para história, cultura e entretenimento espalhados pela cidade. Talvez o principal dele, seja o Art Institute of Chicago, um museu com um acervo de obras que nada deixa a desejar a outros grande conhecidos como o Louvre.
Lá você encontra armaduras medievais, esculturas japonesas, obras de Monet e Manet e peças mais contemporâneas como o hipnotizante quadro Nighthawks. O local é um mergulho na historia da arte, e por consequência, do mundo também.
Existem passeis mais lúdicos como o Aquario Shedd, segundo maior aquário do mundo, ou o Field Museum, um museu de historia natural com diversos esqueletos de dinossauro, entre eles o esqueleto de tiranossauro mais bem preservado encontrado até hoje, batizado de Sue. Boas opções para crianças ou para adultos que querem programas mais leves.
Esportes em Chicago
A cena esportiva em Chicago vai muito mais longe do que a a fama que o time do Chicago Bulls do anos 90 trouxe para o local. Sim, visitar o Bulls em dia de jogo no United Center é uma experiência única – apesar do seu fraco desempenho nos últimos anos. Você pode visitar a estatua de Michael Jordan no saguão central do local, fazer compras na gigantesca loja do time localizado ao lado do estádio e curtir todas ativações que rolam no intervalo, mas acredite, existem muito outros esportes para curtir no seu tempo livre na cidade.
Chicago tem não só um, mas dois times de beisebol: o Cubs – que leva a fama se ser um time mais tradicional, principalmente por conta de seu estádio, o Wrigley Field, ser mais oldschool – e o White Sox – time com estádio mais moderno e que tem ganhado populariadade entre os jovens. A cidade também times de futebol americano, o Bears; e Hockey, o Blackhawks. Ou seja, a praticamente qualquer momento do ano voce pode curtir um jogo de uma grande liga norte americana: NBA, NFL, NHL ou MBL. Porém, a cidade tem uma nova queridinha: a Nascar.
O ano de 2023 marcou a primeira edição da corrida da Nascar em Chicago com um diferencial: ao invés de um circuito fechado, a Nascar aconteceu nas ruas da cidade ao redor do Grant Park, localização famosa por receber eventos como o Lollapalooza ou o festival Taste. E fica aqui a recomendação: não importa se você goste de esportes norte-americanos ou não, visitar um desses eventos é uma atração a parte. O clima das pessoas, as ativações nos estádios, atrações durante os intervalos dos jogos… Os gringos sabem como fazer um espetáculo esportivo.
Compras em Chicago
É do tipo que viaja e gosta de aproveitar o momento para fazer compras? Chicago oferece boas opções que nao deixam a desejar a outro destino. O mais famoso talvez seja o Magnificente Mile, uma rua com diversas lojas de luxo como Tiffanys, Boss, Dolce & Gabbana, Prada, Rolex, Cartier, Burberry, além de lojas como Nike, H&M e Zara. Existem dois bons shoppings na região também: o Water Tower e o The 900.
Localizado mais perto do centro comercial da cidade, voce encontra a State Street, uma rua com lojas mais populares como a JD Sports, Footloocker, Primark, entre outras. Em épocas de sale, você conseguir renovar o guarda-roupas por um valor mais em conta do que pagaria por aqui.
Porém, o local que mais me chamou atenção em minha viagem à chicago foi a visita a Wicker Park. O bairro é um refugio dos hipters e jovens descolados que não gostam de ficar no tumultuado centro comercial da cidade, repleto de turistas.
No bairro, você vai encontrar cafés e restaurantes dos tipos mais variados e diferentes que consegui imaginar, além de lojas de streetwear como a Supreme, Champions e Adidas. O local conta com diversos brechós e revendas de tênis. Não a toa, as ruas são tomadas por jovens que fogem das compras mais padrão no centro da cidade.
O que comer em Chicago
Quando o assunto é gastronomia, Chicago atende todos os gostos e bolsos. A cidade ficou famosa por sua Deep Dish Pizza, – uma pizza estufada que mais parece uma torta do que uma pizza de tanto recheio que leva – e o hot dog de Chicago – uma versão com salsicha Viena, picles, pepino, tomate, pimentas e mostarda que faz o hot dog com purê parece conservador – mas a culinária local esta longe de se resumir a isso.
São mais de 24 restaurantes com estrela Michelin em Chicago – como intimista Sepia – e é residência de chefes famosos como Curtis Duffy, Zach Engel, Genie Kwon e Tim Flores, entre outros. Há de se destacar também bairros como Fulton Market e Wicker com dezenas de restaurantes dos mais descolados aos mais refinado separados pela distancia de uma caminhada.
A cidade também é um conhecido destino cervejeiro com diversas cervejarias na região como Goose Island, Lagunitas, Old Irving Brewery, Revolution Brewing, e outras tantas pequenas que valem seu tempo.
Passeios em Chicago
Uma boa maneira de se deslocar pela cidade é usando o sistema de bicicletas de aluguel Divvy, que funcionam muito parecido com como as bicicletas do Itaú funcionam por aqui. Existem diversas estações localizá-las pela cidade, alem de ciclovias e ciclofaixas que permitem que voce se locomova rapidamente e sem ter que pagar o caríssimos estacionamentos da região.
Recomendo um passeio pelo gigantesco complexo de parques Grant Park ou a ciclovia no Lago Michigan para pedalar e se apaixonar pela belíssima Chicago. Outro encantador destino longe do Skyline do centro da cidade é a região de Lincoln Park. Perdi uma boa hora apenas admirando as casas do local e terminei o passeio na regiao no Zoológico, que é gratuito e se provou um bom lugar para sentar e descansar um pouco.
Se quiser algo mais local, pode dar uma volta de bicicleta ou correr pelo Bloomingdale Trail, em Wicker Park, uma mistura de viaduto com parque feito para moradores da região poder correr, se exercitar ou simplesmente passear com seus cachorros.
Para quem gosta de passeios ao ar livre, tem sempre algo acontecendo no Millenium Park. Você pode curtir o Taste of Chicago, o maior festival gastronico do mundo; o Lollapalooza, reconhecido festival de música, apresentações da orquestra de Chicago ou simplesmente assistir a um filme no outdoor. Outros ponto alto é a Broadway de Chicago com diversos musicais em alta para visitar em sua estadia.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso