Como equilibrar o exercício e descanso para melhorar sua saúde

Descubra como encontrar o equilíbrio entre exercício e descanso para melhorar seu desempenho físico e alcançar seus objetivos. Confira nossas dicas!

Está aí uma questão que precisam andar juntas: sem descanso, o exercício físico/treino não tem muito efeito. Mas como alinhar o descanso dentro de uma rotina muito mais acelerada, onde é quase impossível parar? Como manter a rotina de exercícios em um dia super corrido? E como manter os dois alinhados com as demais atividades e problemas tendo apenas 24hrs por dia? Queremos te mostrar que não é impossível equilibrar o exercício e descanso!

A importância do exercício físico

Crédito: Reprodução

Estudos apontam que a prática de exercícios ajuda na diminuição de doenças do sistema circulatório como acidente vascular cerebral (o famoso AVC), infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Além disso, diminuindo o sedentarismo, pode ajudar a combater a obesidade, os níveis de colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, entre diversas outras doenças crônicas.

Liberando endorfina e serotonina – hormônios da felicidade – gera uma sensação de bem estar mental, o que diminui o risco de ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Esses hormônios são liberados também porque geralmente na prática de exercício físico existe mais de uma pessoa em busca de colocar atividade na rotina para perder ou ganhar massa muscular, o que facilita a interação social a mais do que trabalho e casa.

A importância do descanso

Crédito: Reprodução

Se você fazer uma pesquisa rápida no Google vai aparecer:

substantivo masculino
1. ato ou efeito de descansar.
2. repouso, folga.

Atenção às palavras semelhantes: “folga”, “desocupação”, “lazer”. Mas diga-se de passagem, é bom folgar, se desocupar, entrar em um estado completo e integral de lazer em mundo cada vez mais acelerado. “O fato é que precisamos aprender a descansar”. Estudos mostram a correlação entre o descanso para benefício da saúde física e mental.

Dicas para alinhar o descanso e o exercício físico

Os dois precisam andar lado a lado para que faça efeito para nossa saúde. O estado de descanso prepara nosso corpo para maior eficiência (não apenas na atividade física), foco, concentração. Afinal, precisamos de um período para repor tudo o que foi gasto durante o dia.
Você já deve ter escutado que a “a noite começa no dia anterior”, por isso a primeira dica é:

Reconheça as prioridade do dia posterior

Crédito: Reprodução

Sim! Coloque em um bloco de notas, em uma agenda, horário para cada atividade. Isso vai ajudar você ter clareza do que será feito e da ordem que será realizada as coisas. Deixando sempre muito visual, fica mais fácil criar uma rotina.

Mas isso só irá funcionar se você souber: Escolher o horário que você consegue e gosta de treinar

Se você acha que tem mais disposição pela manhã, não adianta nada colocar para fazer o exercício físico à tarde, porque você está com baixa energia para efetuar o prometido com eficiência. Por isso, a partir de uma análise pessoal, escolha o melhor horário que você está mais disposto.

Outro fator importante, e que piora quando olhamos para o efeito das redes sociais é o efeito do Não se compare com influenciadores digitais

Sério! No Brasil, uma pesquisa mostrou que 43% da população já fez compras depois de ter visto uma publicação de um influenciador e essa influência pode ser positiva ou negativa. O ponto aqui é: as redes sociais se distanciam muito da realidade. Se você compreende isso, é importante não se comparar com eles para fazer sua rotina de treino e descanso. São mundos completamente diferentes.

Por fim, se você descansar bem, treinar e não comer bem precisa Olhar com carinho para sua alimentação

Você precisa ter os três pilares andando muito bem para que façam efeito juntos. A má alimentação prejudica diretamente seu sono: Estudos mostram que indivíduos que dormem menos têm maior probabilidade de se tornarem obesos. E também afeta seu treino: tomar mais água, não pular o café da manhã são grandes aliados da alimentação que ajudam a manter a disposição para treinar.

Alimentação rápida para ter mais tempo para descansar e se exercitar

Crédito: Reprodução

Parece ser quase impossível alinhar as três esferas durante o dia. Por isso o mercado tenta criar soluções para ajudar o consumidor a conseguir ter mais tempo de descanso, sem pular refeições. Uma das soluções foi criada pela Foodtech, Foodz, que visa entregar refeições dentro das garrafas com todos os nutrientes necessários para um jantar ou almoço, por exemplo.

Atualmente, eles lançaram uma nova versão, o Foodz Pro, noticiada pela Folha Vitória como “A primeira refeição low carb com 40g de proteínas”. Esse alto valor protéico ajuda a pessoas que querem ganhar massa muscular, atletas, e também que está em dietas low carb.

Conheça a Foodz agora mesmo clicando aqui.

 

Compartilhe
Weslley Alves
Weslley Alves

Full Stack Developer, empreendedor e eterno estudante de programação, tecnologia e empreendedorismo. Sócio da Ynvolve, razão social do Manual do Homem Moderno, principal hub de conteúdo para o público masculino no Brasil.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso