No futuro, o dinheiro vivo não vai mais existir!

Crédito: Shutterstock

As mudanças na nossa rotina não foram poucas nos últimos anos. Lembra quando a gente comprava CD? Tinha aparelho de MP3? Hoje em dia, a música está completamente conectada ao smartphone e, aliás, no nosso celular a gente consegue ver TV, acessar as redes sociais e ouvir rádio.

Ligar pro taxista pra pedir um taxi no final da noitada é algo inimaginável: dezenas de aplicativos fazem esse serviço pra gente. Provavelmente, você já parou pra pensar em tudo isso e talvez todas essas mudanças nem te impressionem mais. Mas já reparou no seu dinheiro? Não estamos falando apenas de compras, é óbvio que você notou o aumento nas compras online e a redução nas vezes que você foi até uma loja física. Estamos falando do dinheiro mesmo, da existência do papel.

+ 4 livros de empreendedorismo que você tem que ler
+ Descubra se você tem perfil de empreendedor

De acordo com levantamento da norte-americana IEEE, maior entidade profissional do mundo, o dinheiro e os cartões de crédito e débito devem ser substituídos pelos pagamentos por meio de dispositivos móveis até, no máximo, 2030.

Levando em conta que 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm uma conta bancária – mas podem ter acesso fácil a um aparelho celular – essa previsão faz bastante sentido.

Crédito: Shutterstock

Aliás, de acordo com pesquisa Ipsos/PayPal realizada em 2015, 13% do total gasto online no mundo inteiro e 2015 foi feito por meio de um smartphone.

O PayPal forneceu esses dados pra gente e eles são impressionantes: em relação aos pagamentos transacionados pela ferramenta globalmente no ano passado, 28% do total de 4,9 bilhões de operações foram realizadas por meio de dispositivos móveis.

Você provavelmente já participa do movimento de migração para o pagamento online. E, além disso: participa do movimento de migração para o pagamento pelo celular. Concorda?

Bom, amigo, este é o caminho. Os smartphones são, realmente, o futuro.

Um estudo da Euromonitor, encomendado pelo PayPal, diz que até 2020, 10% de tudo o que é vendido online no Brasil será comprado via equipamentos móveis – hoje, esse índice está em 7%; em 2011, eram apenas 2%.

Crédito: Shutterstock

Um dos principais motivos para esse crescimento é que os consumidores estão se sentindo cada vez mais seguros ao comprar via smartphone ou tablet. Um sentimento motivado, principalmente, segundo o estudo, pelas carteiras digitais.

A carteira digital – ou eletrônica – é uma conta de pagamento online que armazena seus cartões de crédito em um único lugar, como a PayPal. Sem precisar digitar seus dados a cada compra pela internet, você pode realizar e receber pagamentos. Elas são uma alternativa rápida, simples e segura de transação de dinheiro na internet. E o ponto mais importante é: os dados do usuário não são armazenados no aparelho – eles trafegam criptografados durante todo o fluxo da transação. Isso dá muito mais segurança ao sistema.

Pois é, as empresas estão investindo cada vez mais seus recursos, tecnologia, inovação e inteligência para oferecer para a gente, consumidores, opções práticas, fáceis e seguras de usar serviços e comprar produtos pela internet e pelos dispositivos móveis.

Aliás, uma novidade: O PayPal lançou há pouco tempo o One Touch, uma tecnologia que oferece aos usuários a opção de comprar em milhões de estabelecimentos no Brasil e no exterior sem a necessidade de informar login e senha em cada transação por até 180 dias.

Em poucos meses, o One Touch se tornou o serviço de adoção mais rápida na história do PayPal: já são mais de 22 milhões de clientes no mundo. Tudo isso é a prova de que as pessoas estão, definitivamente, preparadas para absorver esse tipo de tecnologia disruptiva.

E você, acha que o dinheiro vivo vai mesmo acabar?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »