Descubra o que é o Sarahah e como funciona o aplicativo de mensagens anônimas

Descubra o que é o Sarahah e como funciona o aplicativo de mensagens anônimas

Nunca ouviu falar? Então, está na hora de conhecer o Sarahah, o aplicativo gratuito mais popular do momento da Apple Store dos Estados Unidos. Pois é: ele desbancou o Instagram, o Youtube e o Facebook em quantidade de downloads e já é uma das redes sociais que mais crescem na atualidade.

O aplicativo permite o envio de mensagens de forma anônima. Nele, o usuário pode criar um perfil e enviar mensagens sem identificação para qualquer pessoa cadastrada. O objetivo é fazer com que a interação entre os usuários seja mais honesta e verdadeira, afinal, o receptor da mensagem não vai saber a sua origem.

O Sarahah foi criado pelo árabe Zain al-Abidin Tawfiq e, em seu site oficial, o aplicativo garante que um de seus benefícios é melhorar “sua amizade ao descobrir seus pontos fortes” e “deixar seus amigos serem honestos com você”.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Entretanto, o tiro pode sair pela culatra, e assim como toda a ferramenta, o aplicativo pode ser usado para propagar mensagens negativas em vez de positivas.

Na loja virtual do Android no Brasil, o Sarahah (palavra árabe que em português significa franqueza) já tem mais de um milhão de downloads e está em primeiro lugar no ranking “tendências”.

Além das versões para Android e iOS, o Sarahah também está disponível em uma versão web, que não exige cadastro para o envio de mensagens anônimas. No celular, entretanto, você precisa criar um conta com e-mail e nome de usuário. Depois de entrar na rede social, basta procurar o nome da pessoa que deseja conversar e enviar seu comentário.

A ferramenta também possibilita que o usuário bloqueie o destinatário que escrever uma mensagem ofensiva. Ou seja: se você receber uma mensagem que te desagrade ou te ameace, você pode bloquear a pessoa que a enviou sem saber quem ela é.

O aplicativo Sarahah parece uma versão nova do antigo Secret, rede social que, entre 2014 e 2015, causou um tumulto na internet por permitir a publicação de segredos de maneira anônima.

O Secret foi tirado do ar algum tempo depois de seu lançamento, e pode ser cedo para dizer, mas o Sarahah pode seguir o mesmo caminho, afinal, ele pode ser uma forma interessante das pessoas elogiarem umas às outras, mas também uma ferramenta para destilar ódio e praticar cyberbulling. Aliás, o app já foi chamado de “um campo fértil para o ódio” por um usuário da App Store que publicou uma avaliação negativa do Sarahah na loja da Apple.

E você, arriscaria usar?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »