Descubra o que é o Sarahah e como funciona o aplicativo de mensagens anônimas

Será que a internet está preparada para isso?

Nunca ouviu falar? Então, está na hora de conhecer o Sarahah, o aplicativo gratuito mais popular do momento da Apple Store dos Estados Unidos. Pois é: ele desbancou o Instagram, o Youtube e o Facebook em quantidade de downloads e já é uma das redes sociais que mais crescem na atualidade.

O aplicativo permite o envio de mensagens de forma anônima. Nele, o usuário pode criar um perfil e enviar mensagens sem identificação para qualquer pessoa cadastrada. O objetivo é fazer com que a interação entre os usuários seja mais honesta e verdadeira, afinal, o receptor da mensagem não vai saber a sua origem.

O Sarahah foi criado pelo árabe Zain al-Abidin Tawfiq e, em seu site oficial, o aplicativo garante que um de seus benefícios é melhorar “sua amizade ao descobrir seus pontos fortes” e “deixar seus amigos serem honestos com você”.

Entretanto, o tiro pode sair pela culatra, e assim como toda a ferramenta, o aplicativo pode ser usado para propagar mensagens negativas em vez de positivas.

Na loja virtual do Android no Brasil, o Sarahah (palavra árabe que em português significa franqueza) já tem mais de um milhão de downloads e está em primeiro lugar no ranking “tendências”.

Além das versões para Android e iOS, o Sarahah também está disponível em uma versão web, que não exige cadastro para o envio de mensagens anônimas. No celular, entretanto, você precisa criar um conta com e-mail e nome de usuário. Depois de entrar na rede social, basta procurar o nome da pessoa que deseja conversar e enviar seu comentário.

A ferramenta também possibilita que o usuário bloqueie o destinatário que escrever uma mensagem ofensiva. Ou seja: se você receber uma mensagem que te desagrade ou te ameace, você pode bloquear a pessoa que a enviou sem saber quem ela é.

O aplicativo Sarahah parece uma versão nova do antigo Secret, rede social que, entre 2014 e 2015, causou um tumulto na internet por permitir a publicação de segredos de maneira anônima.

O Secret foi tirado do ar algum tempo depois de seu lançamento, e pode ser cedo para dizer, mas o Sarahah pode seguir o mesmo caminho, afinal, ele pode ser uma forma interessante das pessoas elogiarem umas às outras, mas também uma ferramenta para destilar ódio e praticar cyberbulling. Aliás, o app já foi chamado de “um campo fértil para o ódio” por um usuário da App Store que publicou uma avaliação negativa do Sarahah na loja da Apple.

E você, arriscaria usar?

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso