Um estilo de arte corporal que o público masculino está curtindo bastante fazer nos últimos tempos é a Tatuagem Maori. Essa arte vem da tatuagem de Kiri Tuhi (braços e corpo) e Ta Moko (rosto e cabeça), e remonta o momento em que os polinésios introduziram pela primeira vez a prática ao povo Maori.
- Veja 50 tatuagens de lobo para você se inspirar
- Veja mais de 20 tatuagens em fine line para se inspirar
- Conheça 30 tatuagens masculinas nórdicas (vikings) para você se inspirar
Desde então, tem sido considerado muito sagrado e cercado em cerimônia. Mesmo agora, em uma época em que a tatuagem é extremamente comum em nossa sociedade, entre muitos Maori ainda é uma parte muito significativa de sua identidade cultural e aspecto muito importante de seu crescimento – um rito de passagem.
Confira o vídeo que fala tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem Maori
Tatuagem Masculina Maori: Origem e História
A Tatuagem Maori é uma arte indígena oriunda da Nova Zelândia. Ela recebeu esse nome graças aos povos nativos da região, que gostavam de tatuar símbolos pelo corpo como uma forma de demonstrar a posição de um homem ou mulher dentro da tribo, além de contar a sua história de vida.
Os Maoris eram guerreiros bastante temidos por seus inimigos por terem o hábito de cortar a cabeça dos adversários em batalhas e guardá-las em urnas “sagradas”, como eles chamavam.
O povo Maori sempre considerou a cabeça a parte mais sagrada do corpo, então naturalmente esta costumava ser a área mais comum a ser tatuada.
Tradicionalmente, os homens cobriam seus rostos inteiros, enquanto as mulheres tatuavam apenas seus queixos, lábios e narinas.
Esses “mokos” não eram puramente decorativos, eles foram adicionados à medida que cada pessoa crescia, ganhava mais prestígio e poder, derrotava inimigos e crescia na hierarquia entre a tribo ou a comunidade.
“Tohunga ta moko” foi o nome dado ao tatuador Maori. Ele era um homem ou uma mulher muito respeitado na tribo ou comunidade; uma figura proeminente que era considerada “tapu”, o que quer dizer sagrado e reverenciado. Eles normalmente usavam um cinzel – um “uhi” – feito de osso afiado, pedra afiada ou dente de tubarão.
Havia duas maneiras em que o tohunga ta moko realizava a tatuagem. Nenhuma das maneiras deixava de ser dolorida, é claro, mas elas funcionavam de forma diferente. A primeira técnica era mergulhar o uhi no pigmento, colocar o uhi na pele e depois golpeá-lo com um martelo para incisar nas camadas inferiores.
Desta maneira, a pele ficava ressaltada depois do final do processo, ao contrário do resultado mais suave de uma tatuagem feita com uma agulha moderna. O outro jeito, que era ainda mais dolorido, consistia em fazer incisões profundas na pele, mergulhar o cinzel no pigmento – sendo o preto feito de madeira queimada – e então bater o cinzel nos cortes frescos.
Isso tudo era parte do crescimento como um jovem maori, e durante todo o processo a pessoa tatuada não poderia expressar nenhuma forma de reclamação.
Naquela época, as tatuagens significavam uma tribo em particular da qual alguém fazia parte, ou também o cargo exercido pela pessoa naquela tribo. Hoje em dia, há uma série de elementos legítimos que podem ser incluídos em uma tatuagem Maori. Eles podem ser sua família, carreira, prosperidade, força (física e mental) ou onde você vive e até onde você viajou.
Quando se trata do design real das tatuagens, há uma série de elementos essenciais que eles compõem.
Tatuagem Masculina Maori: linhas e composições
Se você quiser ter uma imersão completa na cultura neozelandesa, recomendo fazer a verdadeira Ta Moko, ou “a tatuagem” em maori, na Nova Zelândia. Mas, se você não tem tanto tempo, dinheiro e disposição, pode encontrar muitos bons tatuadores no estilo maori no Brasil, como é o caso do Senhor Geléia, do Gelly’s Tattoo, em São Paulo.
Como as tatuagens maoris contem muitos elementos com simbolismos particulares, o recomendado é que ela seja feita com base na história pessoal de quem é tatuado.
Assim, com uma conversa com o tatuador, você pode ressaltar aspectos da sua vida, elementos que queira reforçar na arte, suas características pessoais, seus medos e aspirações. Baseado nisso, ele vai criar um desenho que contenha suas histórias de vida nele “codificadas”.
Isso é o que dá às tatuagens maori a característica de uma arte única, um desenho que provavelmente só você no mundo irá carregar.
Tatuagem Masculina Maori: principais elementos
Vale lembrar que a tatuagem maori está dentro de um estilo maior que se chama tatuagens tribais, já que são artes corporais feito por grupos étnicos. E, como os estilos acabam sofrendo influência um do outros, muitos elementos de grupos da polinésia acabaram sendo incorporados às tattoos maoris. Abaixo revelamos os principais elementos da tatuagem neozelandesa.
Korus: Com uma forma espiral, o Koru representa um recém broto de Samambaia ainda enrolado e é um dos maiores símbolos dentro a cultura Maori. Um símbolo do país que pode ser visto, por exemplo, nas camisetas dos All Blacks. Na arte, significa nova vida, novos começos e o desdobramento do caminho da vida de alguém. Cada Koru colocado em uma tatuagem simboliza um ente querido, um pai, uma avó, irmãos etc.
Hei matau (anzol): Peixes compõem a base da alimentação da Nova Zelândia. O anzol, para eles, significa principalmente prosperidade, mas também força, determinação e boa saúde.
Torção simples: O símbolo com uma torção única significa o caminho da vida e, para os maoris, é o símbolo da eternidade.
Torções duplas ou triplas: Essas torções significam a união de duas pessoas ou de duas culturas por toda a eternidade. O símbolo significa que, mesmo que essas pessoas enfrentem altos e baixos, elas continuarão ligadas pela amizade e pela lealdade por toda a vida.
Hei tiki: o tiki é um talismã maori conhecido por trazer sorte e fertilidade. Ele representa um embrião humano não-nascido e é conhecido por ter uma mente clara, perspicaz, leal e sábia.
Pontas de lança: elas representam bravura e combate, também representa força, poder, justiça e uma longa vida.
Lagarto ou Gecko: na cultura maori, estes bichos possuem poderes sobrenaturais, e por sua vez trazem boa sorte simbolizam proteção
Arraia: o animal símboliza proteção no mar.
Áreas preenchidas: quando você vê a tatuagem de alguém de perto, fica claro o quão intrincada e detalhada ela é. Você também percebe que há vários padrões diferentes: esses padrões, mais uma vez, não são apenas decorativos; eles têm significados diferentes.
Pakati: imitando os pelos de um cão, o Pakati é um padrão que representa os guerreiros maori, suas batalhas, sua coragem, sua força.
Hikuaua: ele representa o rabo do peixe cavala, o Hikuaua é o padrão símbolo da região neozelandesa de Taranaki e representa a prosperidade.
Unaunahi: é um padrão que representa as escamas dos peixes, simbolizando saúde e abundância.
Ahu ahu mataroa: esse design é indicativo de destreza atlética e capacidade de conseguir sempre enfrentar um novo desafio.
Taratarekae: é um padrão que representa os dentes das baleias. A Nova Zelândia é conhecida mundialmente por receber 38 das 88 espécies de baleias existentes no mundo.
Pronto, agora que você já sabe um pouco mais na história desse tipo de tatuagem masculina, vamos direto para as inspirações!
Tatuagem Masculina Maori: Outras Inspirações
Bela inspiração, não é? Mas lembrando: não dá para copiar exatamente a ideia da tatuagem se você quiser contar a sua história com ela.
Uma boa forma de fechar o braço, não é?
Vários símbolos importantes para a cultura Maori!
Outra sugestão de lugar para começar a fazer a sua tatuagem masculina Maori.
Um excelente exemplo de tatuagem masculina Maori no braço.
Traços Maori em uma tatuagem masculina mais discreta.
Outro exemplo interessante de tatuagem masculina Maori com traços diferentes e símbolos importantes.
Uma ideia bem legal de aplicação de tatuagem masculina Maori no cotovelo.
Outro ponto interessante de falar na hora de falar sobre tatuagem masculina Maori é o seguinte: você não precisa fazer tudo de uma vez. Pode começar com uma manga, depois fazer um 3/4 de braço, peitoral, e por ai vai.
Afinal, a proposta dela é contar a história da sua vida, e a sua história pode ir mudando, certo? Por isso, tente ir construindo a sua história aos poucos.
Uma ideia interessante de traçar uma história em uma área pequena do corpo.
Se liga nessas linhas incríveis traçadas em toda a área das costas e na parte superior dos braços!
Um exemplo de outra tatuagem masculina Maori em uma área pequena do corpo.
Uma boa proposta de tatuagem masculina Maori para você adaptar ao seu estilo e história.
Outra ideia de tatuagem masculina Maori para fechar completamente o braço.
Uma alternativa de tatuagem masculina Maori para a parte superior do braço.
Mais uma proposta interessante de tatuagem masculina Maori com áreas livres e detalhes.
Traços bem rústicos de uma tatuagem masculina Maori bem feita!
Se liga nessa ideia de lugar para fazer a sua tatuagem masculina Maori!
Outra padronagem de tatuagem masculina Maori bem interessante.
Dá para perceber que algumas linhas foram feitas com um trabalho diferente de outras na tatuagem acima, não dá?
Uma incrível tatuagem masculina Maori recém-feita!
Se liga nesse trabalho absurdo de tatuagem masculina Maori em toda a região das costas.
Outro projeto incrível de tatuagem masculina Maori. Esta aqui com certeza conta a vida toda do cara!
Traços de tatuagem masculina Maori provavelmente bem recentes na pele.
Duas tatuagens masculinas Maori que, a principio, parecem projetos separados – mas provavelmente fazem parte da mesma história.
Uma incrível tatuagem masculina Maori na região do peito.
Curtiu os traços?
Duas tatuagens masculinas maori que provavelmente se completam em corpos diferentes.
Mais um projeto interessante tatuagem masculina Maori.
Uma tatuagem masculina Maori mesclada com uma palavra que se encaixa em outro estilo.
Por fim, um projeto de tatuagem masculina Maori no braço e na parte frontal do peito!
E aí, curtiu as tattoos? Boas inspirações para começar a pensar em desenhar a sua, não é?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso