Entre as tatuagens masculinas que nunca saem de moda, a tatuagem nórdica com certeza se destaca – ainda mais agora, com a moda viking que inundou os homens no mundo todo. O estilo de tatuagem masculina nórdica nada mais é do que o estilo inspirado na mitologia e na cultura do povo viking.
- Veja 50 tatuagens de lobo para você se inspirar
- Veja mais de 20 tatuagens em fine line para se inspirar
- Veja os melhores estúdios de tatuagem de São Paulo
Segundo fontes históricas, desenhar no próprio corpo não era um costume de todos os nórdicos, mas um esse hábito comum apenas entre os vikings suecos.
A simbologia do povo nórdico é bastante rica, o que facilita – e muito – a criação de tatuagens masculinas nórdicas ou vikings. Os desenhos mais comuns são runas de proteção, como o vegvisir (exemplificado abaixo), mas o leque de opções é bem amplo, e nós selecionamos alguns dos melhores exemplos!
Se liga nessas mais de 30 tatuagens masculinas nórdicas (vikings) para você se inspirar:
Tatuagem masculina nórdica braço fechado
Como nós já falamos, os vikings na cultura pop não são totalmente representados, principalmente na literatura e no cinema – afinal, a vida exibida neles não corresponde a vida que os verdadeiros vikings levavam.
Apesar disso, nada te impede de tatuar um estilo nórdico com as novas roupagens, como os exemplos acima.
Uma ideia interessante é usar vários símbolos da cultura nórdica para te inspirar, como as divindades adoradas pelos vikings. Você pode pegar um desses símbolos e levar para o seu tatuador criar a sua releitura própria de uma tatuagem masculina nórdica.
Tatuagem masculina nórdica: traços e simbologia
Embora o termo “vikings” significasse “um ataque pirata” em nórdico antigo, eles ainda levavam navios através do mar para trocarem metais preciosos por madeira. Para eles, a madeira era tudo.
Pode ser por isso que várias tatuagens inspiradas na mitologia nórdica carregam traços que lembram troncos de árvore, assim como flechas e desenhos que remetem aos movimentos do mar.
Tatuagem masculina nórdica: explosão cultural
De 800 a 1066 dC, os marinheiros nórdicos germânicos haviam viajado da Escandinávia até o norte e o centro da Europa. Durante a viagem, eles colocaram seu destino nas três Norns, que governaram o futuro, presente e passado.
Para manter uma boa saúde nos mares, a observância da religião era crítica, enquanto a medicina significava a morte. Em outras palavras, a medicina irritou os deuses como Thor e Loki.
Tatuagem masculina nórdica: deuses e história
Como falamos, embora não exista 100% de prova de que o s viking usavam tatuagens, acredita-se que parte do grupo usava. De acordo com o viajante árabe do século X, Ahmad ibn Fadlan:
“Cada homem tem um machado, uma espada e uma faca com ele em todos os momentos. As espadas são largas e sulcadas, do tipo franco. Todo homem é tatuado das unhas do dedo ao pescoço com árvores verdes escuras (ou verdes ou azuis), figuras, deuses e etc.”
Por isso, muitas pessoas da herança nórdica são atraídas para mostrar seu orgulho por suas raízes vikings.
Tatuagem masculina nórdica: curiosidades
Fato interessante: enquanto a tatuagem de um Viking com capacete é incrível, a imagem comum que temos do viking barbado vestindo um capacete com chifres é simplesmente uma invenção.
]
Um viking com um capacete com chifres nunca foi representado no folclore viking, e o único capacete viking verificado (encontrado em um túmulo perto de Gjermundbu, Noruega) não tinha chifres.
As mulheres eram guerreiras vikings também. Uma mulher que escolhia lutar como guerreira era chamada de shieldmaiden.
As tatuagens no braço feitas de acordo com a mitologia nórdica são muito comuns, mas só podem ser feitas por um artista que conheça a mitologia nórdica, afinal, a chance de você acabar com um símbolo errado no braço é bem grande.
Você sabia que dois corvos sentam-se nos ombros do deus nórdico Odin? Eles são Huginn (Pensamento) e Muninn (Mente). Você pode tentar recriar um desenho que mostre ambos!
Os Vikings eram conhecidos por seu espírito aventureiro, bem como por sua notável capacidade de lidar com condições adversas. Sua mitologia reflete todos os aspectos da vida viking e continua a atrair as pessoas hoje em dia.
Dicionário da tatuagem nórdica (viking)
Helm of Awe: conhecido como o “Aegishjalmur” na Islândia, o Helm of Awe é uma figura de 8 braços, cada um um tridente que guarda um ponto central. O Helm of Awe é um poderoso símbolo de proteção e poder.
Horn Triskelion: estes 3 chifres sobrepostos eram taças Viking. Representados juntos em um desenho de tatuagem, eles são um símbolo do deus nórdico, Odin.
Odin: este deus nórdico encapuzado representa cura, morte, conhecimento e realeza como um desenho de tatuagem.
Ouroboros: também conhecido como Jormundgandr, Ouroboros é um dos 3 filhos de Loki e Angrboda, deuses nórdicos. Como um desenho de tatuagem, Ouroboros é descrito como uma cobra comendo sua própria cauda.
Thor: conhecido como um protetor da humanidade, Thor é o deus do relâmpago na mitologia nórdica.
Valknut: usado em rituais religiosos relacionados à morte, o Valknut é um símbolo de 3 triângulos interligados. Estes 3 triângulos representam ligantes de metal que deveriam ser usados para tornar os homens desamparados ou fortes em batalha. Como um desenho de tatuagem, o Valknut é um símbolo do deus nórdico Odin.
Valquíria: essa poderosa figura nórdica era uma “escolha dos mortos”, significando que ela era responsável por decidir quem sobreviveria ou morreria em batalha. Valquíria é um desenho de tatuagem que representa poder e controle sobre o destino.
Vegvisir: é um desenho de tatuagem que serve para guiar as pessoas através do mau tempo.
As tatuagens mais populares de Viking incluem a tatuagem da bússola, chamada Vegvisir. Este símbolo não é da Era Viking, no entanto; data do século XVII, e é fruto de um livro islandês sobre magia.
nesse sentido, Jacob D. Myers, um teólogo e Ph.D na Universidade de Emory, sugeriu que as tatuagens são mais do que apenas uma alteração física do corpo – eles são, na verdade, “sinais de trânsito” que marcam a jornada espiritual de uma pessoa.
“As tatuagens mantêm seu significado como lembretes visíveis de uma experiência espiritual importante em nossas vidas – como pegadas que não são afetadas pelas marés temporais”, escreveu Myers no jornal The Huffington Post. “As tatuagens são fixadas na memória viva e, assim, podem servir como monumentos, permitindo que se refaça a peregrinação espiritual e existencial da pessoa.”
Ou seja: a tatuagem masculina nórdica tem muito mais história do que você pode imaginar.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso