Segundo dados divulgados no início deste ano, o PornHub é o terceiro maior site pornô do mundo.
Ele pode não ser o número 1 em número de acessos e assinantes, mas certamente é o número 1 em qualidade de anúncios e estratégia de marketing.
Apesar do tabu envolvendo a ideia de assistir pornô e discutir, criticamente, pornografia no dia a dia, o PornHub conseguiu descobrir uma forma de fazer as pessoas falarem sobre o site em vez de apenas digitar o endereço no navegador.
Veja sete exemplos de como o terceiro maior site pornô do mundo trabalha, com sucesso, sua estratégia de marketing.
Anúncio na Times Square
De forma sutil, sem utilizar imagens pornográficas e sequer mencionar explicitamente qual é o tipo de conteúdo do site, o PornHub colocou um anúncio no meio da Times Square. A mensagem era simples, irônica e facilmente compreensível: “tudo o que você precisa é de uma mão”.
John Lennon deve ter se virado na cova com essa referência, totalmente distorcida, à canção All You Need is Love. Mas, em 2014, todo mundo que passou pela região comentou ou pelo menos viu a ação de marketing. A maioria não gostou, mas é justamente este o objetivo do site: ele sabe que é o elefante branco no meio da sala, mas ele quer fazer as pessoas o enxergarem e conversarem sobre ele de uma forma divertida, falar sobre o pornô sem falar diretamente sobre atrizes, cenas e filmes.
Divulgação de dados
O PornHub passou a divulgar as preferências do público em várias partes do mundo. Do que os Americanos gostam mais? Peitos ou bundas? E os Indianos, qual a preferência deles na hora de buscar conteúdo pornográfico?
Em 2012, eles divulgaram o primeiro relatório e, desde então, outros sites compartilham essas informações como uma maneira de analisar o comportamento sexual do mundo e estudar, socialmente, como as pessoas do planeta pensam em sexo.
Sexo nas Estrelas
Essa ideia inovadora custaria cerca de 3.4 milhões de dólares e, para conseguir gravar o primeiro filme pornô no espaço, o PornHub abriu uma campanha de financiamento coletivo em um dos maiores sites do segmento.
Com a ideia maluca, eles ganharam espaço na mídia e, mais uma vez, todos estavam falando de pornô. Além rir da situação, o mundo também criticava a indústria.
O poder das redes sociais
Todas as empresas, hoje, sabem a importância de estar presente nas redes sociais. A minoria, entretanto, realmente sabe trabalhar essa estratégia.
O PornHub criou uma conta no Twitter onde dialoga diretamente com estrelas da música e do cinema, sempre discutindo temas atuais e abordando assuntos do momento.
A maioria dos tweets publicados na página são divertidos, engraçados e não contém pornografia direta. Dessa forma, muitas pessoas sentem-se livres para dar um retweet nas imagens divulgadas pelo PornHub sem ter vergonha ou medo de compartilhar algum conteúdo explícito. Pelo contrário: eles compartilham informação.
Produtora de Rap
O PornHub descobriu que a maioria de seus usuários é fã de rap então, pensando nisso, eles abriram uma gravadora especializada no gênero.
Drake e Lil Wayne são apenas alguns exemplos de artistas que namoraram estrelas pornô. A ligação entre os dois mundos fez com que os executivos do site cogitassem abrir uma produtora. Ano passado, eles lançaram um clipe em parceria com o rapper Coolio e até fizeram um concurso para encontrar um novo prodígio do rap.
Naturalizar o tema e trazer a discussão sobre a pornografia para a rotina de várias pessoas ao redor do mundo pode ser uma mudança significativa na sociedade. Quando se discute algo, a tendência é encontrar problemas e traçar críticas. O pornô sempre foi o elefante branco na sala e, por isso, a indústria sempre fez o que teve vontade pois a maioria das pessoas fechava os olhos para o que acontecia nos estúdios.
Quando o PornHub coloca a indústria em pauta, a sociedade pode descobrir, entender e discutir o que é feito no mundo do pornô e apontar problemas e mudanças necessárias no comportamento dos produtores e, inclusive, debater questões mais densas como exploração e violência.
É lógico: o PornHub visa o lucro e quer chamar atenção para o seu produto. Mas é possível, sim, enxergar vantagens sociais no meio disso tudo.
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