Marketing do Pornhub

Reprodução

Reprodução

 

Segundo dados divulgados no início deste ano, o PornHub é o terceiro maior site pornô do mundo.

Ele pode não ser o número 1 em número de acessos e assinantes, mas certamente é o número 1 em qualidade de anúncios e estratégia de marketing.

Apesar do tabu envolvendo a ideia de assistir pornô e discutir, criticamente, pornografia no dia a dia, o PornHub conseguiu descobrir uma forma de fazer as pessoas falarem sobre o site em vez de apenas digitar o endereço no navegador.

Veja sete exemplos de como o terceiro maior site pornô do mundo trabalha, com sucesso, sua estratégia de marketing.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Anúncio na Times Square

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

De forma sutil, sem utilizar imagens pornográficas e sequer mencionar explicitamente qual é o tipo de conteúdo do site, o PornHub colocou um anúncio no meio da Times Square. A mensagem era simples, irônica e facilmente compreensível: “tudo o que você precisa é de uma mão”.

John Lennon deve ter se virado na cova com essa referência, totalmente distorcida, à canção All You Need is Love. Mas, em 2014, todo mundo que passou pela região comentou ou pelo menos viu a ação de marketing. A maioria não gostou, mas é justamente este o objetivo do site: ele sabe que é o elefante branco no meio da sala, mas ele quer fazer as pessoas o enxergarem e conversarem sobre ele de uma forma divertida, falar sobre o pornô sem falar diretamente sobre atrizes, cenas e filmes.

Divulgação de dados

pornhub2b

O PornHub passou a divulgar as preferências do público em várias partes do mundo. Do que os Americanos gostam mais? Peitos ou bundas? E os Indianos, qual a preferência deles na hora de buscar conteúdo pornográfico?

Em 2012, eles divulgaram o primeiro relatório e, desde então, outros sites compartilham essas informações como uma maneira de analisar o comportamento sexual do mundo e estudar, socialmente, como as pessoas do planeta pensam em sexo.

Sexo nas Estrelas

Créditos: Reprodução

Créditos: Reprodução

 

Essa ideia inovadora custaria cerca de 3.4 milhões de dólares e, para conseguir gravar o primeiro filme pornô no espaço, o PornHub abriu uma campanha de financiamento coletivo em um dos maiores sites do segmento.

Com a ideia maluca, eles ganharam espaço na mídia e, mais uma vez, todos estavam falando de pornô. Além rir da situação, o mundo também criticava a indústria.

O poder das redes sociais

Todas as empresas, hoje, sabem a importância de estar presente nas redes sociais. A minoria, entretanto, realmente sabe trabalhar essa estratégia.

O PornHub criou uma conta no Twitter onde dialoga diretamente com estrelas da música e do cinema, sempre discutindo temas atuais e abordando assuntos do momento.

A maioria dos tweets publicados na página são divertidos, engraçados e não contém pornografia direta. Dessa forma, muitas pessoas sentem-se livres para dar um retweet nas imagens divulgadas pelo PornHub sem ter vergonha ou medo de compartilhar algum conteúdo explícito. Pelo contrário: eles compartilham informação.

Produtora de Rap

Créditos: Youtube

Créditos: Youtube

 

O PornHub descobriu que a maioria de seus usuários é fã de rap então, pensando nisso, eles abriram uma gravadora especializada no gênero.

Drake e Lil Wayne são apenas alguns exemplos de artistas que namoraram estrelas pornô. A ligação entre os dois mundos fez com que os executivos do site cogitassem abrir uma produtora. Ano passado, eles lançaram um clipe em parceria com o rapper Coolio e até fizeram um concurso para encontrar um novo prodígio do rap.

Naturalizar o tema e trazer a discussão sobre a pornografia para a rotina de várias pessoas ao redor do mundo pode ser uma mudança significativa na sociedade. Quando se discute algo, a tendência é encontrar problemas e traçar críticas. O pornô sempre foi o elefante branco na sala e, por isso, a indústria sempre fez o que teve vontade pois a maioria das pessoas fechava os olhos para o que acontecia nos estúdios.

Quando o PornHub coloca a indústria em pauta, a sociedade pode descobrir, entender e discutir o que é feito no mundo do pornô e apontar problemas e mudanças necessárias no comportamento dos produtores e, inclusive, debater questões mais densas como exploração e violência.

É lógico: o PornHub visa o lucro e quer chamar atenção para o seu produto. Mas é possível, sim, enxergar vantagens sociais no meio disso tudo.

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »