Depilação íntima masculina: qual fazer e como fazer

Veja os principais jeitos de depilar as partes íntimas e como fazer.

Muitos homens não se importam com seus pelos, outros, entretanto, detestam. Tem cara que acha que excesso de pelo é sinônimo de masculinidade e outros que por terem total confiança da sua não se importam em se depilar.

+ Veja as coisas que você precisa saber sobre depilação à laser

A verdade é que, em pleno ano de 2017, muitos homens estão optando pela depilação para agradar eles mesmos, e não para agradar as mulheres que não curtem um cara peludo.

Uma aparada, por exemplos, nos pelos pubianos é sempre bem vinda, não importa se você é do tipo que cultiva os pelos ou prefere arrancá-los.

Mas, se você está considerando ir além e começar a depilar essa área tão sensível do corpo, veja quais são os principais métodos e vantagens e desvantagens de cada um:

Lâmina e máquina

Depilação íntima masculina: qual fazer e como fazer

O mais prático, rápido e utilizado pelos homens que querem se livrar dos pelos. Depilar com lâmina é um processo que pode ser feito no banho mesmo, assim como a barba, e também exige um gel de depilação para não irritar a pele e prevenir o surgimento de pelos encravados .

O gel, aliás, precisa ser aplicado na pele úmida e a lâmina deve ser utilizada no sentido do crescimento dos pelos. Depois, tire o excesso do gel com água e tome cuidado para não deixar nada de produto sobre e pele – isso pode entupir os poros e facilitar o surgimento de espinhas.

A máquina para depilar funciona da mesma maneira que a lâmina – ela não tira os pelos pelas raiz, mas corta todos e, se você quiser, também pode apará-los se não quiser se livrar deles por completo.

Assim como a lâmina, você deve usar um gel para proteger a pele e facilitar o processo.

Mas vale lembrar: use a máquina apenas para aparar a parte da virilha e nunca, jamais, em hipótese alguma arrisque passar o aparelho de barbear no saco escrotal. É possível aparar os pelos dessa região dessa forma mas é muito, muito difícil e muito, muito fácil se machucar. Então, é melhor não arriscar. Vamos explicar isso mais para frente!

Como depilar

Depilação íntima masculina: qual fazer e como fazer

Como você vai estar lidando com uma área extremamente sensível do corpo, tome o dobro de cuidado para não cortar a pele. O banho quente vai te ajudar a abrir os poros e facilitar o processo, mas também pode fazer a lâmina deslizar do jeito errado e te machucar, por isso, segure ela com firmeza.

O barbeador elétrico só deve ser utilizado para aparar os pelos e ele deve estar configurado na regulagem mínima e com o pente. Usar a máquina diretamente na pele pode machucar se você não souber como manipular. Aliás, na região do saco escrotal é melhor nem arriscar passar a máquina. Essa área é muito sensível e mesmo se você quiser apenas aparar os pelos, não arrisque com o barbeador elétrico.

Se quiser depilar tudo, é melhor escolher a lâmina. Na hora de raspar, garanta que a pele está completamente esticada e apare os pelos maiores primeiro.

Encontre a posição mais confortável e garanta privacidade, afinal, o processo pode levar tempo: uma boa dica é ficar sentado com os joelhos dobrados.

Depois do banho e da limpeza da pele, passe o gel de barbear. Outra dica importante, aliás, é manter o pênis ereto durante a depilação para facilitar o processo. Como falamos lá em cima, a pele deve estar esticada para você não machucar o pênis e, por isso, é bem mais fácil de fazer com o pênis duro.

Para começar, raspe os pelos no sentido do crescimento deles – é sempre bom reforçar – na parte da virilha e nas laterais. No saco escrotal, faça o procedimento do meio para os lados e, no pênis, siga o crescimento de baixo para cima.

Depois, lave bem a região com um sabonete suave.

Dicas importantes

Não depile a região íntima antes de fazer alguma atividade física porque o suor vai irritar a área e causar bastante desconforto e possíveis infecções.

Depois da depilação, preste atenção para ver se os pelos encravados não vão aparecer. Se eles aparecerem, tome cuidado para não infeccionarem e use pomadas com sulfato de neomicina + bacitracina para aliviar o problema.

Depilação com cera

Depilação íntima masculina: qual fazer e como fazer

Se você procura um efeito mais duradouro e quer uma pele mais lisa, não tem jeito: a solução é a cera quente ou fria – a quente costuma doer menos, já avisamos.

Como a cera arranca os pelos diretamente da raiz, eles demoram muito mais para voltar a crescer e, por isso, a pele fica menos áspera do que quando você raspa com lâmina.

A cera quente costuma doer menos porque ela dilata os poros e facilita a depilação mas, se você escolher esse método, tenha certeza absoluta que ele vai ser realizado por um profissional. É bem fácil queimar a pele com a cera quente se ela não for manipulada por alguém que tem experiência e sabe o que está fazendo.

Além disso, tem muito salão por aí que não toma os devidos cuidados de higiene e acaba espalhando infecções por causa da cera reutilizada e de produtos não esterilizados. Então, pesquise bem antes de agendar um horário!

Nossa recomendação é que você não tente o procedimento em casa. Como a região íntima é muito sensível, fazer a depilação por conta própria pode ser desastroso e bem dolorido. Se você não quer arriscar uma queimadura ou acabar colando toda a pele com a cera por insegurança de puxá-la, é melhor procurar um profissional.

Depilação à laser

Depilação íntima masculina: qual fazer e como fazer

Muitos homens estão aderindo a depilação à laser porque ela é o método mais duradouro de todos – apesar de ser chata de fazer e não funcionar para todo mundo.

Como o sucesso desse método vai depender da cor do pelo e da cor da pele de cada pessoa, é possível que ela não funcione em você. Por isso, procure um profissional com muita experiência para dizer se você pode ou não passar pelo procedimento.

Quem tem a pele mais cara e pelos escuros costuma ter um resultado melhor porque os pelos absorvem maior quantidade de luz em relação à pele.

A depilação à laser pode doer, principalmente se ela for feita em regiões com a pele mais escura, como a virilha. Mas cada sessão é bem rápida e, por isso, muita gente acha que vale a pena.

Se você percebe que a sua pele se irrita com facilidade, esse método pode ser uma excelente alternativa. A pele pode ficar um pouco vermelha depois da sessão, mas logo essa irritação vai embora.

O tratamento com laser é feito sob o púbis e nas partes laterais da virilha, também é possível depilar a região escrotal e a perianal.

Para o tratamento dessas regiões, é recomendado o intervalo mínimo de 30 a 45 dias entre cada sessão. A sessão só pode ser realizada com pelos aparentes, portanto, o ideal é que se use lâmina ou creme depilatório na área tratada 3 dias antes de cada sessão.

Vale lembrar que muitas vezes os pelos não caem logo depois do procedimento e é preciso esperar uns dias para que o laser faça efeito. Então, é muito importante evitar exposição ao sol.

Entre todos os métodos, esse é obviamente o mais caro. Mas, se você costuma fazer depilação com cera, talvez o valor da depilação à laser compense, afinal, algumas sessões podem te livrar dos pelos por meses e obviamente te fazer economizar uma grana no futuro.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso