Como usar a pílula do dia seguinte

Por mais que você se considere profissional em métodos anticoncepcionais, existe sempre aquele momento de dúvida que assombra o subconsciente de todo ser humano e faz o mais confiante acreditar nas coisas mais absurdas.

Para que, nesse momento de angústia, você e sua parceria não cometam nenhum ato impulsivo ou hajam da forma errada, nós vamos explicar, passo a passo, como usar a pílula do dia seguinte – e desvendar os mitos que envolvem a dita-cuja.

Entenda como a pílula funciona

Segundo os médicos, a pílula do dia seguinte impede ou retarda a liberação de um óvulo do ovário. Assim, ela impede a fecundação. Além desse, também há outros efeitos: o de “atrapalhar” a fixação do óvulo fecundado no útero e o de modificar o muco cervical, prejudicando o transporte dos espermatozoides em direção ao óvulo.
Ou seja: ao contrário do que muita gente diz, a pílula não é abortiva!

Quando tomar a pílula do dia seguinte?

Pílula do dia seguinte - Crédito: Shutterstock

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A pílula do dia seguinte só deve ser tomada quando você transar sem proteção. Ou seja, quando a camisinha estourar, houver falha no método do coito interrompido – que já não é lá muito confiável, vamos combinar – ou depois que a sua parceira esqueceu de tomar dois ou mais comprimidos da pílula anticoncepcional tradicional.

Quanto tempo depois do sexo desprotegido a pílula deve ser tomada?

Créditos: Reprodução

É preciso tomar o comprimido até 72 horas depois da relação. Algumas marcas oferecem dois comprimidos e, nesse caso, o segundo deve ser tomado 12 horas depois do primeiro.

Para maior eficácia – afinal, pra que arriscar? – é melhor que a sua parceira tome o primeiro comprimido da pílula do dia seguinte até 24 horas depois da relação.

Ué, então as chances de não engravidar são variadas?

Sim! Se ela for tomada no primeiro dia, a chance de eficácia é de 95%. No segundo dia, a eficácia cai para 85%. Então, quanto antes a mulher tomar, melhor!

Não é preciso receita médica para comprar a pílula e também é fácil encontrá-la nas farmácias.

Quais são os efeitos colaterais?

Créditos: Reprodução

Antes de sair por aí achando que pílula do dia seguinte é método contraceptivo de barreira, saiba que: não, não é, e por isso, ela não deve ser tratada como tal. A pílula do dia seguinte é um método de exceção e seus efeitos colaterais também são bem desagradáveis, apesar de variar de mulher para mulher.

Por exemplo: nos casos mais comuns, a pílula causa um pequeno sangramento escuro e desregula a menstruação por uns três meses. Outros efeitos relatados com freqüência são dor de cabeça, enjoo e dor nos seios.

Minha parceira pode tomar a pílula com frequência?

Como foi dito anteriormente, a pílula não é um método anticoncepcional! Se uma mulher tomar a pílula com uma frequência intensa, como duas vezes por mês, por exemplo, sua eficácia diminui bastante, a menstruação se torna irregular e as chances de gravidez aumentam.

A pílula do dia seguinte tem altas doses hormonais e, por isso, pode fazer mal para várias funções do corpo feminino quando tomada em excesso.

Como ela é um método contraceptivo de emergência, ela só impede a gravidez que está relacionada à transa desprotegida de antes. Se você for transar depois com sua parceira, é preciso usar camisinha.

Existem remédios que podem diminuir sua eficácia?

Assim como a pílula anticoncepcional pode ter sua eficácia reduzida por causa de certos antibióticos, o mesmo acontece com a pílula do dia seguinte. Entre os medicamentos que sua parceira precisa evitar quando usar essa medida de emergência estão: antibióticos (tetraciclina, ampicilina, oxacilina, doxicilina) e anticonvulsivantes.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »