Acreditar em romance pode acabar com o seu relacionamento

Acreditar em romance pode acabar com o seu relacionamento

Casais perfeitos se conhecem completamente. Eles conseguem ler a mente um do outro, sempre concordam em tudo e querem exatamente as mesmas coisas na vida. Eles querem fazer o mesmo, o tempo todo. E eles nunca brigam, afinal, o casal perfeito está sempre feliz.

Mas isso não existe.

Esperar que o seu relacionamento seja assim não é algo realista. Mesmo que você tenha acreditado nisso por anos, o amor romântico não é real, afinal, a vida está cheia de mudanças e desafios.

De alguma forma, muitos casais – jovens e velhos – caem na armadilha de que existe uma “relação perfeita”, e por isso sempre terminam seus namoros e casamentos quando a paixão sofre qualquer mudança – natural em qualquer relacionamento.

O lado realista de um relacionamento é sempre oculto

Acreditar em romance pode acabar com o seu relacionamento

Por que todos acreditam nisso? As pessoas tendem a definir expectativas irrealistas para seus parceiros, e essas idéias mágicas começam durante a infância.

Em contos de fadas e filmes animados da Disney, o príncipe salva a princesa. Eles são almas gêmeas, que se apaixonam imediatamente e completamente. Suas histórias de amor são perfeitamente idealizadas. Nenhuma luta e nenhum desafio surgiu ao longo do caminho. As comédias românticas clássicas seguem a mesma linha.

O casal sempre se junta no pico da felicidade, e então eles moram juntos e vivem felizes para sempre.

Você não consegue ver as consequências: quando o casal ainda se ama, mas eles precisam lidar com desentendimentos e enfrentar grandes desafios.

Os pais também estabelecem percepções sobre o que faz um bom parceiro. Temos expectativas culturais profundamente arraigadas do que um “namorado”, “namorada”, “marido” ou “esposa” deveria ser, e isso é difícil de mudar. Por exemplo, sua mãe pode ter lhe dito que “meninos agem como meninos” – os maridos tendem a ser frios e distantes e, portanto, uma mulher deve esperar e aceitar isso em seus relacionamentos. Embora isso possa lhe poupar problemas no início, no caminho, essa atitude complacente só vai criar ressentimento e infelicidade.

As pessoas também comparam suas relações com as de outros o tempo todo. Isso é mais fácil do que nunca com Facebook e Instagram. Seus amigos provavelmente falam muito sobre as coisas “perfeitas” que seus parceiros fazem por eles. As pessoas querem compartilhar o lado bom das suas vidas, não o lado ruim.

Mas os relacionamentos nas mídias sociais são filtrados. Você só vê parcelas da realidade. Ninguém publica fotos de suas brigas ou da sua solidão. É importante lembrar que todos têm experiências de relacionamento diferentes. A comparação nesta frente é simplesmente sem sentido.

As pessoas criam expectativas irrealistas para criar o amor perfeito

Acreditar em romance pode acabar com o seu relacionamento

Como resultado de todas essas expectativas aprendidas, as pessoas querem moldar seus parceiros em sua versão ideal. Mas com base em expectativas irrealistas, eles farão demandas que simplesmente não funcionarão. E então, quando o parceiro não conseguir satisfazer suas expectativas, eles exigem mais e mais, pensando que é o amor precisa ser perfeito.

Um erro comum que as mulheres e os homens cometem é acreditar que seus parceiros podem “ler suas mentes” e atender às suas necessidades sem você precisar dizer coisa alguma. Mas isso é impossível. Se você não perceber que essa atitude é irrealista, você com certeza vai ficar desapontado e, com o tempo, vai querer terminar o relacionamento.

É fácil pensar que o “amor” irá resolver todos os problemas. As pessoas atribuem desapontamento à “falta de amor” ou “não estamos realmente destinados a estarmos juntos”. Esses casais que pensam assim vão se separar e seguir em outro relacionamento – e eles terão os mesmos comportamentos no próximo namoro.

A gente espera encontrar alguém que se encaixe no nosso molde, e isso nos prende no mesmo ciclo de relacionamentos.

Crie um relacionamento realista

Acreditar em romance pode acabar com o seu relacionamento

Cada um tem sua própria história de amor. Um relacionamento realista pode ser saudável mesmo que não seja perfeito. Tente os seguintes passos para tornar sua vida amorosa mais feliz:

1. Liste todas as suas expectativas

Anote cada uma das suas expectativas, começando cada frase com “Eu espero que ela …” Você não precisa justificar nenhuma das suas expectativas. O ponto aqui é ser honesto consigo mesmo.
Exemplos: “Espero que ela saiba que estou triste, mesmo quando não falo para ela como me sinto”. Ou “Espero que ela aceite as mudanças na minha rotina sem ficar chateada”. Tudo o que é honesto e verdadeiro deve estar na lista.

2. Reveja sua lista

Agora é a hora de levar o julgamento para a equação. Leia sua lista e expire tudo o que você não se realizou. Por exemplo, pergunte a si mesmo: na verdade, é realista pedir para sua parceiro estar com você por tanto tempo todos os dias quando ela tem um trabalho puxado? Você sempre sai com ela quando você está ocupado com trabalho ou escola?

3. Mude de posição com sua namorada e veja a lista novamente

Percorra a lista outra vez. Agora, em vez de perguntar se você pode cumprir as expectativas, pense com mais atenção se ela pode. Só porque você pode atender algumas expectativas não significa que sua namorada também possa. Talvez você seja um obcecado por limpeza, mas sua namorada se sente bem limpando a casa uma vez por semana. É realista pedir para que ela te ajude a limpar com uma frequência maior, mas ela realmente precisa limpar 2 vezes por dia com você como você gostaria que ela limpasse?

Isso reduzirá sua lista ainda mais, deixando nela apenas as expectativas verdadeiramente razoáveis.

4. Explique suas expectativas para sua namorada

O melhor que você pode fazer é declarar explicitamente suas expectativas para a sua namorada. Fale sobre os desafios para atender os desejos dos outros. Em seguida, comprometa e aperfeiçoe essas expectativas para que ambos possam ser felizes.

A fantasia do casal perfeito é uma fantasia. Um relacionamento realista está cheio de desafios e é preciso se comprometer. Pare de procurar o relacionamento perfeito. Expectativas irrealistas sobre seus relacionamentos sabotarão todos os seus relacionamentos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »